Cena do longa-metragem ‘E a vida continua, tema do #CineCiência de março (Foto: Reprodução/ Divulgação/ MIS)

A edição de março do #CineCiência, programa mensal do MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, aborda a história da Aids com o filme E a vida continua, de 1993. O drama documental conta a história da mais devastadora epidemia do século 20: o vírus HIV, descoberto nos anos 1980. Após a sessão, neste domingo (23), às 16h, o público confere um bate-papo com a presença dos professores de medicina da USP Aluisio Augusto Cotrim Segurado e Ricardo Rodrigues Teixeira. A mediação é de José Luiz Goldfarb, coordenador do #CineCiência.

E a vida continua (“And the Band Played On”, 1993, dir. Roger Spottiswoode, EUA, 141 min, 14 anos)  retrata os primeiros anos da Aids nos Estados Unidos, desde o início das mortes de homossexuais em São Francisco, de uma doença desconhecida, até a identificação do vírus HIV.

Sobre os convidados
Aluisio Augusto Cotrim Segurado
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1980), mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da USP (1991) e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da USP (1994). Atualmente, é professor titular da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: HIV, PCR, epidemiologia, Aids e HTLV-I.

Ricardo Rodrigues Teixeira
Graduado em Medicina pela UFRJ (1985), possui mestrado (1993) e doutorado (2003) em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP, e especialização (1995) em Gestão de Processos Comunicacionais pela Escola de Comunicação e Artes da USP. De 1989 a 2011, atuou como médico sanitarista da USP, desenvolvendo atividades de assistência, docência e pesquisa junto ao Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa (Butantã). De 2007 a 2015, foi consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, coordenando, de 2008 a 2015, a Rede HumanizaSUS. Desde 2011, atua como professor doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência na área da Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde, trabalhando com os seguintes temas: medicina; saúde pública; tecnologias e práticas de cuidado em saúde; trabalho em saúde; organização dos processos de trabalho em saúde; comunicação e educação em saúde; redes de produção de saúde (como redes de conversação e trabalho cognitivo-afetivo); (redes de produção do comum e) inteligência coletiva; humanização em saúde; saúde, arte e cultura; ciências sociais e humanas em saúde; filosofia prática e análise (bio)política.

Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto #CineCiência, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Sobre o programa
O #CineCiência é um projeto mensal do MIS que conta com debates sobre filmes que abordam temas científicos. A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área científica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto. Em 2024, o programa voltou com as sessões presenciais depois de um período sendo realizado de forma remota.

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROAC.

O MIS tem patrocínio da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio das empresas Unisys, Unipar, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.

Serviço | #CineCiência – E a vida continua
Local: Auditório LabMIS | Museu da Imagem e do Som – MIS | Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: domingo (23/03)
Horário: às 16h
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação indicativa: 14 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui