Tapetes Steel Flight Super Punch e Superman DC WB, da by Kamy

A principal grife de tapetes do Brasil e a líder global em mídia e entretenimento juntos em uma parceria inédita: a Warner Bros. Discovery Global Consumer Products (WBDGCP) e a by Kamy apresentam o projeto especial “Arte, heróis e tecnologia” na DW! São Paulo Design Week 2025.

Do encontro entre WBDGCP e by Kamy, nasce uma collab que se propõe a interpretar nas tramas e texturas a marca, a essência dos heróis da DC de uma forma lúdica e conceitual, criando peças de design atemporal que atendem a todas as idades. A partir destes padrões visuais, a by Kamy aplicou a sua expertise em design para desenvolver grafismos que fogem do óbvio, apresentando uma arte sensível e palpável por meio de tapetes, tapeçarias e objetos de design. Muito mais do que objetos colecionáveis, a collab celebra um jeito diferente de se inspirar no imaginário que temos em torno dos super heróis, pautando-se em um contexto onde processos manuais e tecnológicos coexistem em perfeita harmonia.

Por um lado, parte da coleção foi desenvolvida a partir do conceito inovador de upcycling, aplicado pelo ateliê da by Kamy Verde há quase uma década no reaproveitando fragmentos de tapetes da sua produção. Ali são criadas peças totalmente à mão em minucioso trabalho de moldagem, seleção e costura, produtos que trazem a tão bem-vinda perspectiva mais sustentável à arte e ao design, o que se alinha com os valores de ambas as marcas.

Tapetes SThe Flash, da by Kamy

Por outro lado, integra-se ao feito à mão a precisão e tecnologia do feito à máquina, de onde surgem tapetes feitos a partir do Revolution®, fibra utilizada pela by Kamy para criar peças versáteis, com propriedades antichama, antirruído e antialérgicas, além de serem práticas de manter e resistentes ao tráfego.

Aqui o manual e o mecanizado novamente se encontram, uma vez que mesmo nos processos mais automatizados a interferência humana é essencial para dar sentido e propósito às criações, como é o caso da conexão entre os recortes de Revolution® para dar vida às peças do projeto.

“Sempre fui fascinada pelo mundo da criação e do entretenimento. Apesar de ter nascido na era digital, meu coração pertence a um tempo em que tudo era mais tátil, mais artesanal, mais analógico. Mas a verdade é que a tecnologia não espera ninguém — ou você se adapta aos novos tempos, ou é levado por eles. No fim, não se trata de escolher entre passado e futuro, mas de encontrar um jeito de fazê-los coexistir. A tecnologia não apaga a essência da criação; pelo contrário, ela expande possibilidades, amplifica ideias e transforma o que parecia impossível em realidade. A parceria entre a Warner Bros. Discovery e a by Kamy é a prova disso. Poder unir arte, design e inovação em um projeto como este é um privilégio, além de ser um perfeito lembrete de que duas cabeças sempre pensam melhor que uma”, afirma Giovanna Abrarpour, curadora do projeto, da by Kamy.

“A parceria com a by Kamy simboliza a convergência estratégica entre design e entretenimento. Ao combinar arte, tecnologia e o legado dos heróis da DC, o projeto se destaca como um case de cocriação que inspira e une gerações por meio de narrativas icônicas e experiências interativas inovadoras”, acrescenta Marcos Mello, gerente geral da Warner Bros. Discovery Global Consumer Products no Brasil.

Experiência imersiva
Além disso, as marcas anunciam uma experiência inovadora materializada em uma instalação imersiva na Maison da by Kamy (Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1147, Jardim América) entre 11 e 15 de março. A exposição integra atrações e experiências interativas, construindo uma jornada que vai além do tapete e expande o conceito visual por meio da tecnologia, apoiada por projeções 3D, técnicas de realidade aumentada, holografia e gamificação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui