Da esquerda para a direita: Henrique Alqualo, Felipe Pinaud, Otto e Isis Mello: ‘Os Ímpares’ (Foto: Pedro Landeiro)

A segunda temporada da série Os Ímpares (@osimpares), já tem data de estreia: a próxima segunda-feira (7), às 21h, no canal Curta!. Desta vez, a produção promover encontros de compositores das décadas de 60, 70 e 80 com artistas da nova geração. Grandes nomes da música como Clara Buarque, Roberta Sá, Xande de Pilares, BNegão, Otto, Leoni, Lan Lanh, Chico Brown têm presença confirmada.

A proposta foi regravar algumas canções e resgatar parte dessas obras, ressignificando uma época marcada pela modernização da música popular, inovação e qualidade sonora, com álbuns que continuam a influenciar trabalhos atuais, e não tiveram o devido destaque na época, e relembrar artistas como Antônio Carlos e Jocafi, Rita Lee, Odair José, Tom Zé, D. Ivone Lara e Sueli Costa.

A série tem dez episódios, exibidos semanalmente e em cada um deles, dois artistas farão releituras de duas músicas de um álbum tema. O programa acompanha todo o processo de criação e todas as ideias que saíram dos encontros.

Foram escolhidos dez álbuns antigos desencorajados pela indústria fonográfica de sua época. No primeiro episódio, será apresentado o álbum “O filho de José e Maria”, de Odair José, com interpretação de Otto, na faixa “O sonho terminou” e de Leoni em “Só para mim para mais ninguém”.

“‘Os Ímpares’ é um programa que traz uma convergência de linguagens. Ao mesmo tempo em que mostramos todo o processo criativo da elaboração das novas músicas, contamos a história desses álbuns e artistas de uma maneira afetiva”, explica Isis.

“Acho importante mostrar esses discos raros, que não podem ser esquecidos, para uma nova geração. Reunimos artistas de grande expressão, que fizeram releituras super autênticas e contemporâneas”, destaca Henrique.

Entre as releituras que serão apresentados no programa estão “Estudando o samba”, de Tom Zé, disco redescoberto por David Byrne, do Talking Heads, que participará do programa, assinadas por Lan Lanh Chico Brown e Caio Prado. 

Xande de Pilares revisitou “O bom malandro”, de Sonia SantosRoberta Sá regravou “Alguém me avisou”, de Dona Ivone Lara, com uma banda formada só por meninas, e Otto fez a sua versão de “O sonho terminou”, de Odair JoséBNegão fez uma releitura de “Deus o salve”, de Antônio Carlos e Jocafi, que o surpreenderam no estúdio, num encontro emocionante.

A primeira temporada de “Os ímpares” teve artistas como Criolo, Emicida, Nação Zumbi e BaianaSystem regravando nomes como Jards Macalé, Walter Franco, Di Melo e Jorge Mautner.

A direção é de Henrique Alqualo, diretor de trabalhos como “Dois amigos, um século de música”, de Caetano Veloso e Gilberto Gil, e “Ofertório”, de Caetano com os filhos, e Isis Mello, diretora de programas como “Olhar”, do canal Arte 1, e “Você pode mudar o mundo”, do Globoplay e canal Futura.

O diretor musical é Felipe Pinaud, que trabalhou na direção musical de “Ovo”, espetáculo de Deborah Colker para o Cirque du Soleil, e a mixagem de som é de Leo Shogun, que ganhou um Grammy Latino por “OK OK OK”, de Gilberto Gil.

A produção e produção executiva é de Susana Campos e Veruschka Bauerle, a realização é da Das Minas Produções, e os episódios gravados na Cia dos Técnicos, tradicional estúdio do Rio de Janeiro. “Conhecido por ser palco de gravações icônicas de artistas renomados, à medida que mergulhávamos nas histórias de cada artista, descobrimos memórias incríveis vividas ali”, conta Susana.

Álbuns e artistas

Episódios 1: O filho de José e Maria de Odair José

Convidados: Otto cantando “O sonho terminou”

Leoni cantando “Só pra mim, para mais ninguém”

Episódios 2: Build Up de Rita Lee

Convidados: Juliana Linhares cantando “Viagem ao fundo de mim”

Nina Becker cantando “Tempo Nublado”

Episódios 3: Quem é quem de João Donato

Convidados: Thalma de Freitas cantando “Mentiras”

Duda Brack cantando “Até quem sabe”

Episódios 4: Sorriso negro de D. Ivone Lara

Convidados: Roberta Sá cantando “Alguém me avisou”

Marian Iris cantando “Axé de Ianga”

Episódios 5: Trio Mocotó de Trio Mocotó

Convidados: Nilze Carvalho cantando “Desapareça”

Jonathan Ferr cantando “Desculpe”

Episódios 6: Sueli Costa de Sueli Costa

Convidados: Clara Buarque cantando “Acorrentado”

Novíssimo Edgar cantando “Amor Amor”

Episódios 7: Sessão das 10 de Soc. Grã Ordem Kavernista

Convidados: Rogério Skylab cantando “Êta vida”

André Abujamra cantando “Quero ir”

Episódios 8:  Crioula de Sonia Santos

Convidados: Xande de Pilares cantando “O bom malandro”

Tossan cantando “A lavadeira”

Episódios 9: Mudei de Ideia de Antônio Carlos e Jocafi

Convidados: Bnegão cantando “Deus o Salve”

Jota.Pê cantando “Você abusou”

Episódios 10: Estudando samba de Tom Zé

Convidados: Chico Brown e Lan Lanh cantando “Menina amanhã de manhã”

Caio Prado cantando “Mãe (Mãe Solteira) “

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui