Na próxima sexta-feira, 15 de agosto, durante a abertura do 52º Festival de Cinema de Gramado (RS), o Ministério da Cultura (MinC) lança o Edital para Comercialização em Cinema com investimentos de R$ 60 milhões. O anúncio será feito pelo secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, e pela secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.

“O Brasil vive um momento de fortalecimento da sua produção audiovisual e precisamos garantir que essas obras cheguem de forma ampla e diversa às telas do país”, afirma a ministra da Cultura Margareth Menezes, ao enfatizar o compromisso do edital com a democratização do acesso.

O edital selecionará projetos de comercialização de obras cinematográficas brasileiras independentes de longa-metragem – de ficção, documentário ou animação – para distribuição no mercado doméstico de salas de cinema. Poderão participar distribuidoras brasileiras independentes registradas na Agência Nacional do Cinema (Ancine), e as inscrições estarão abertas entre 25 de agosto e 13 de outubro de 2025, pelo Sistema Mapa da Cultura.

“Este edital é um passo decisivo para garantir que o cinema brasileiro chegue com força ao público. Ao fomentar a distribuição, estamos fortalecendo o ciclo completo da cadeia audiovisual e ampliando a diversidade de vozes e narrativas nas telas do país”, afirma o secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares.

A chamada prevê cinco módulos de apoio, variando de R$250 mil a R$2 milhões por projeto, conforme o alcance de exibição. Também estabelece cotas de indução regional de no mínimo 40% dos recursos para projetos apresentados por empresas proponentes sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e 20% dos recursos para projetos apresentados por empresas proponentes sediadas na região Sul ou nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Estabelece, ainda, ações afirmativas de no mínimo: 25% dos recursos destinados para empresas proponentes representadas por empresas vocacionadas — aquelas cujos proponentes possuem quadro societário majoritariamente composto por pessoas negras, indígenas ou com deficiência; sendo, destes, no mínimo 15% destinado a projetos de comercialização apresentados por empresas proponentes que possuem quadro societário composto por pessoas negras. E 50% dos recursos destinados para projetos de comercialização (obra audiovisual) com mulheres cis, ou pessoas trans, desempenhando as funções de roteiro, direção ou produção.

“Com esse investimento, ampliamos a competitividade do cinema brasileiro, incentivamos lançamentos em diferentes regiões e fortalecemos distribuidoras independentes que apostam em narrativas plurais”, destaca a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.

Oficina sobre o Edital de Comercialização em Cinema
No dia seguinte ao lançamento, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv), realizará uma oficina para apresentar detalhadamente as regras, critérios e etapas de inscrição do Edital de Comercialização em Cinema (FSA). A atividade contará com participação de representantes da SAv e da Ancine, e será voltada a distribuidoras, produtoras e profissionais do setor audiovisual.

SERVIÇO
Lançamento do Edital de Chamamento Público – Comercialização em Cinema (FSA) no Festival de Cinema de Gramado
Data: 15 de agosto de 2025
Horário: 16h
Local: Rua Coberta (R. Me. Verônica, 30 – Centro, Gramado – RS). Em caso de chuva, na Sociedade Recreio Gramadense (R. Garibaldi, 328 – Centro, Gramado – RS)

Oficina sobre o Edital de Comercialização em Cinema
Data: 16 de agosto de 2025
Horário: 15h às 17h
Local: Sociedade Recreio Gramadense (R. Garibaldi, 328 – Centro, Gramado – RS)
Transmissão online: Canal oficial do Ministério da Cultura no YouTube

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário para Paula Pena Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui