Cena do longa-metragem ‘Máquina do Tempo’ (Foto: Divulgação)

O #CineCiência programa mensal do MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, traz, neste domingo (22), às 16h, uma sessão de Máquina do Tempo (2022), em parceria com a Pandora Filmes. O longa-metragem de ficção científica aposta em uma estética vintage e estilo found-footage para contar a história de duas irmãs que criam uma espécie de “máquina do tempo” nos anos 1940.

Após a sessão, será realizado um debate com participação de Rogério da Costa, engenheiro de sistemas e computação e doutor em história da filosofia. A conversa será mediada pelo historiador e coordenador do #CineCiência, José Luiz Goldfarb. A retirada de ingressos começa uma hora antes, na bilheteria do MIS.

Sobre o filme
“Máquina do tempo” (LOLA, dir. Andrew Legge, ficção científica/guerra, 2022, Irlanda/Reino Unido, 79 min, 14 anos) – O filme “Máquina do tempo”, da Pandora Filmes, conta a história de duas irmãs, Thom (Emma Appleton) e Mars (Stefanie Martini), criadoras de uma máquina que capta sinais de rádio e TV do futuro. Elas usam essa invenção para explorar a cultura de décadas à frente, o que as leva a adotar o estilo punk, por exemplo. A máquina, que elas apelidam de LOLA, inicialmente se torna um portal para descobertas culturais.

Sobre o convidado
Rogério da Costa possui doutorado em História da Filosofia pela Université de Paris IV (Paris-Sorbonne), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da mesma instituição. Foi consultor OPAS para o Ministério da Saúde entre 2012 e 2015, bolsista Fiotec entre 2015 e 2016 e dirigiu a área de tecnologia da PUC-SP de 2004 a 2005. Entre 2005 e 2006, dirigiu a área de metodologias e tecnologias da informação da BIREME/OPAS/OMS. Atualmente, coordena o Laboratório de Inteligência Coletiva (LInC). Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em teoria da comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência coletiva, redes sociais, cibercultura, comunidades virtuais, biopolítica e capitalismo cognitivo.

Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em filosofia e história da ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em história da ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto CineCiência, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do ProAC. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.

Serviço | #CineCiência – Máquina do tempo
Data: 22.06, às 16h
Local: LABMIS (66 lugares)
Avenida Europa, 158 – Jd. Europa – São Paulo
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação: 14 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui