Cena do filme ‘Um Minuto é Uma Eternidade Para Quem Está Sofrendo’ (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Universo Produção)

Graças à parceria entre o Sesc-SP e a Universo Produção, a Mostra Tiradentes | SP chega à 13ª edição de forma personalizada e antecipando, ao público paulista, os destaques do cinema brasileiro contemporâneo para 2025. Esta iniciativa representa um diálogo a favor do cinema nacional, uma realização que possibilita vislumbrar novos horizontes do qual possam emergir formas de articulação, visibilidade e exibição do que é produzido no Brasil.

Entre os dias 13 e 19 de março de 2025, o CINESESC e o Circuito Spcine – Centro Cultural São Paulo serão palcos de lançamentos do cinema brasileiro contemporâneo. A programação apresenta a exibição de 27 filmes brasileiros em pré-estreias -inéditos em São Paulo, sendo 14 longas e 13 curtas em 17 sessões. São filmes das mostras competitivas da edição mineira de 2025, filmes de diretores brasileiros e paulistas em destaque na cena contemporânea que integram a Mostra Aurora, Mostra Olhos Livres, Sessão Autorias e a Mostra Foco – dedicada à recente safra da produção de curtas-metragens. A 13ª Mostra Tiradentes | SP será norteada pela temática “Que cinema é esse?”, uma indagação que ganha novas vozes, discussões e perspectivas na capital paulista.

“A força do cinema brasileiro contemporâneo pode ser conhecida nas edições anuais da Mostra Tiradentes | SP que, em 2025, celebra 13 anos na capital paulista com o propósito de ampliar novos olhares, vozes e exibir um panorama múltiplo da produção audiovisual no Brasil. Sessões tem debates após a exibição dos filmes com a presença de realizadores, provocando reflexão sobre as imagens e histórias do cinema como resposta ao seu tempo histórico. Graças à parceria com o Sesc São Paulo e, em 2025 com a parceria também da Spcine, o cinema brasileiro ganha mais espaço e dimensão na cidade, e o público, a oportunidade de conhecer filmes que muitas vezes não chegam ao circuito comercial”, conta Raquel Hallak, Diretora da Universo Produção e Coordenadora Geral do evento.

FILMES E DEBATES
Com 14 longas e 13 curtas, a 13ª MOSTRA TIRADENTES | SP traz um recorte da 28ª Mostra Tiradentes, que exibiu 140 produções, e levou um público estimado de 38 mil pessoas para a cidade mineira, número sete vezes maior que a população do município.

Entre os destaques da edição paulistana estão os quatro filmes premiados da edição mineira: Deuses da Peste, da dupla Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza, foi o vencedor do Prêmio Carlos Reichenbach, concedido pelo Júri Oficial da Mostra Olhos Livres que será exibido na abertura do evento, no dia 13, às 20h, com entrada gratuita – retirada de ingressos 1h30 antes da sessão. O Júri Jovem escolheu como Um Minuto é uma Eternidade para Quem Está Sofrendo, de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro, de São Paulo, como Melhor Longa da Mostra Aurora. Já o Prêmio Helena Ignez, dedicado ao destaque feminino da Mostra e dado pelo Júri Oficial, foi entregue à atriz Ticiane Simões, por sua atuação em Entre Corpos, de Mayra Costa, também vencedor da Mostra Foco,  “por ser sensualmente prosaico, numa colagem obsessivamente erótica dos corpos masculinos”.

Avaliadas pelo Júri Oficial, as Mostras Olhos Livres (longas) e Foco (curtas) serão exibidas integralmente na programação da itinerância paulista, sendo 7 longas da Olhos Livres e 13 curtas da Mostra Foco, bem como os 6 filmes que integram a Mostra Aurora, de cineastas que estão estreando na carreira de longas, avaliados pelo Júri Jovem.  Além dos vencedores, destaca-se a presença em pré-estreia nacional da produção paulista Uma montanha em movimento, de Caetano Gotardo.

Além da exibição de curtas e longas, a Mostra contará também com bate-papos com a presença de diretores, equipes e curadoria após as sessões, garantindo maior interatividade com o público e ampliação da experiência cinematográfica. Ao todo, serão 12 bate-papos com realizadores e um debate especial com o tema “QUE CINEMA É ESSE?”, que busca discutir sobre como realizadores e realizadoras veem o tempo como elemento de criação e pensamento sobre as imagens e quais os critérios que deve-se levar em consideração para construir uma política pública para o audiovisual que não implique em uma padronização dos tempos de produção e das formas audiovisuais. A conversa acontece na segunda, 18 de março, às 19h, no hall do Cinesesc e conta com a participação dos cineastas paulistas Caetano Gotardo Helena Ignez e Julia Katharine e mediação do curador Francis Vogner dos Reis.

3º FÓRUM DE TIRADENTES: ENCONTROS PELO AUDIOVISUAL BRASILEIRO

A 28ª Mostra Tiradentes realizou a 3ª edição do Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, oferecendo um espaço de reflexões e buscando revisitar a complexidade atual do audiovisual, com a participação de mais de 90 profissionais de diversos segmentos do audiovisual do país. O trabalho coletivo e as colaborações dos GTs resultaram num conjunto de diretrizes e recomendações que a Universo Produção reuniu numa publicação que será apresentada em primeira mão em São Paulo, em um encontro com participação de profissionais do setor audiovisual e entidades de classe no dia 18 de março, terça-feira, às 10h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc – Sesc 14 Bis juntamente com a Carta de Tiradentes 2025.

Esta publicação será entregue também aos órgãos competentes dos poderes judiciário, legislativo e executivo nas esferas federal, estadual e municipal, entidades de classe, instituições de ensino, de guarda, financeiras, empresas, imprensa, profissionais do setor.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

Programação completa da 13ª Mostra Tiradentes | SP e para mais informações sobre os filmes, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui