
O SescTV exibe no mês de abril, às quintas-feiras, às 22h, dois curtas-metragens inéditos no canal. Joãosinho da Goméa, O Rei do Candomblé, dirigido por Janaina Oliveira ReFem, e Expresso São Valentim (2023), de Guilherme Ayres e Luiza Torres. Os filmes vão ar ao na faixa + Curtas, que tem como objetivo fomentar a produção audiovisual e abrir mais uma janela de exibição para filmes com até 30 minutos de duração, documentais e ficcionais, produzidos no Brasil e no exterior. Assista também em sesctv.org.br/curtas
O primeiro, neste dia 10, revela a trajetória do Babalorixá Joãosinho da Goméa, que se ganhou notoriedade como o “Rei do Candomblé”, nas décadas de 40 e 50 no Rio de Janeiro. Ele narra sua própria história com músicas originais e performances que provocam nossas memórias. O filme traz imagens de arquivos que ressaltam o quanto ele foi e ainda é importante para as religiões de matriz africana no Brasil.
O segundo traz a história de Mabel, uma garota romântica que sai todos os dias de casa para o trabalho com pensamentos sobre sua vida amorosa. Ela trabalha em num guichê de rodoviária, lugar onde sempre vende passagem aos clientes pensando na possibilidade de unir casais quando escolhe as poltronas dos ônibus. O sonho de ter um amor inspira Mabel durante seu trabalho. A produção vai ao ar no dia 17/4. Este curta-metragem foi contemplado com a Seleção Especial SescTV no 35º Kinoforum, Festival Internacional de Curtas metragens de São Paulo de 2024.
