Cena do doc ‘Desova’ (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Quiprocó Filmes)

O documentário Desova, dirigido por Laís Dantas e produzido pela Quiprocó Filmes, será exibido no evento “Por uma agenda contra desaparecimentos forçados”, promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) no próximo dia 30 de junho, segunda, às 14h, na sede da OAB/RJ, no Rio de Janeiro. A atividade marca um esforço conjunto para fortalecer o enfrentamento  dos desaparecimentos forçados no país e impulsionar políticas públicas de memória, verdade, justiça e não repetição.

O encontro é organizado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro, em parceria com o Observatório Fluminense da UFRRJ, a Comissão de Direito Internacional da OAB/RJ, o Fórum Grita Baixada e a própria Quiprocó Filmes. A programação inclui, além da exibição do filme, rodas de conversa com familiares de vítimas da Chacina de Acari, representantes da sociedade civil e instituições públicas.

“Desova” lança luz sobre a dor e a resistência de mães da Baixada Fluminense que perderam seus filhos em circunstâncias violentas e sem respostas do Estado. Filmado na região do KM 32, em Nova Iguaçu, além de localidades próximas, “Desova” apresenta dados alarmantes sobre o desaparecimento forçado, traz depoimentos de mães que se organizam em coletivos e em grupos de arteterapia para lidar com a dor da ausência, além de depoimentos de pesquisadores e estudiosos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) que desenvolvem pesquisas focadas no assunto.

“Esperamos que essa exibição do documentário ‘Desova’ seja um marco importante para a tomada de ações concretas que visem a elaboração de políticas públicas  de enfrentamento aos desaparecimentos forçados. O filme é um tributo à força das mães da Baixada Fluminense e à urgência de enfrentarmos os desaparecimentos forçados como uma ferida aberta na nossa democracia. Precisamos de ações concretas por parte das diferentes esferas do poder público.”, comenta Fernando Sousa, diretor da Quiprocó Filmes e produtor executivo do documentário.

Em março de 2025, “Desova” foi lançado na Alemanha e exibido em diversas cidades, em um circuito que também teve o objetivo de promover atividades conjuntas com movimentos sociais, organizações da sociedade civil e representações políticas. Além disso, o documentário teve uma trajetória de destaque em circuitos nacionais e internacionais, sendo selecionado para importantes eventos e festivais, entre eles, o VII Congreso ALA – El Congreso de Asociación Latinoamericana de Antropología, a VI Mostra Sesc de Cinema, a 3ª Semana do Cinema Negro de Belo Horizonte e o 19º Brésil en Mouvements, na França. A obra também conquistou o prêmio de Melhor Filme na Competência Oficial Internacional de Curtas-Metragens no 12º Festival Internacional de Cine Político (FICIP), na Argentina, e menção honrosa do Prêmio Ana Maria Galano da Mostra de Filmes e Fotos do 48º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.

O evento ainda contará com o anúncio de iniciativas do MPF e parceiros para o enfrentamento dos desaparecimentos forçados, incluindo sugestões de políticas públicas e medidas concretas a serem desenvolvidas em articulação com a sociedade civil.

SERVIÇO
“Por uma agenda contra desaparecimentos forçados”
Data: 30 de junho de 2025, segunda
Horário: 14h
Local: Auditório da OAB/RJ — Av. Marechal Câmara, 150 — Centro, Rio de Janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui