A convite da organização do Marché du Film, o NICHO 54 — instituto que atua para expandir o acesso de empresários e trabalhadores negros de audiovisual a oportunidades de financiamento, educação e internacionalização — apresenta o painel “Vozes da maioria no cinema: os 54% negros do Brasil não podem esperar” na programação oficial de conferências de mercado.
A 78º edição do prestigiado evento, que acontece de 13 a 21 de maio na França, homenageia o Brasil como País de Honra oficial do Festival, destacando produções, profissionais e temáticas da indústria cinematográfica e criativa brasileira. O ano de 2025 também marca o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e França e, para celebrar a data, os dois países promovem a Temporada Brasil-França, iniciativa cultural com mais de 300 eventos ao longo do ano.
“Nosso objetivo é compartilhar com a comunidade internacional os desafios estruturais que enfrentamos no Brasil e que impedem a participação simbólica e econômica das pessoas negras”, afirma Fernanda Lomba, fundadora e diretora-executiva do NICHO 54. “Também iremos apresentar soluções que a nossa organização tem protagonizado para alterar esta realidade”, completa.
O painel será moderado por Markus Darien Thersio, coordenador de relações internacionais do NICHO 54, e contará com a participação de Robson Dias produtor e diretor da Búzios Films), Bethania Maia (produtora-executiva e curadora da Vaporosa Cultural), Pedro Santiago (compositor e produtor musical) e Camila Pitanga (atriz, produtora e ativista). A realização é do NICHO 54, com apoio da ONU Mulheres, Instituto Guimarães Rosa e Projeto Paradiso.
Além de compartilhar suas experiências enquanto empresários e artistas negros, os painelistas apresentarão ao público internacional em Cannes dados recentes que buscam suprir a deficiência de informações sobre raça, etnia e gênero no mercado audiovisual. O debate terá como base a pesquisa ainda inédita “Aliança por Mais Mulheres no Audiovisual — Pesquisa de Obras | 2024-2025”, realizada pela Onu Mulheres, e o estudo Cinemateca Negra, publicado em 2024 pelo NICHO 54, que mapeou e consolidou dados sobre curtas, médias e longas-metragens produzidos por pessoas negras no Brasil entre 1949 a 2022.
Serviço
PAINEL: Vozes da maioria no cinema: Os 54% negros do Brasil não podem esperar, por Nicho 54
DATA: 18 de maio de 2025
HORÁRIO: 11h15 às 12h15 (horário local)
LOCAL: sala ‘The Viewpoint’ (Lérins)
CONVIDADOS:
- Bethania Maia: produtora, curadora e programadora de mostras e festivais desde 2011. Atua na produção executiva de projetos audiovisuais desde 2018, abrangendo videoclipes, curtas, longas, seminários e publicações. É fundadora da Vaporosa Cultural, produtora e difusora audiovisual com foco em narrativas afro-diaspóricas latino-americanas.
- Robson Dias: Diretor, diretor de fotografia e roteirista brasileiro radicado em Marselha. Comanda a Búzios Films e codirige “I Heard the Calling”, selecionado para o Cannes Docs 2025. Com mais de 15 anos de experiência no cinema, seu trabalho conecta histórias afro-indígenas e cinema global, misturando poesia e política para desafiar narrativas dominantes.
- Pedro Santiago: Nascido em Paris e criado em São Paulo, Pedro é compositor de trilhas sonoras e produtor musical que trabalha entre o Brasil e a Europa há mais de 15 anos. Alumni do Berlinale Talents 2023, ele compôs trilhas sonoras para filmes premiados em festivais globais, construindo uma carreira moldada por vozes afro-brasileiras e criatividade transatlântica.
- Camila Pitanga: Atriz, diretora e produtora brasileira, reconhecida por suas realizações artísticas e atuação social ao longo de mais de três décadas. Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres desde 2016, usa sua plataforma para amplificar as vozes de mulheres, comunidades negras e grupos historicamente marginalizados.
MODERADOR:
- Markus Darien Thersio: Profissional canadense baseado no Rio de Janeiro, atua como coordenador de Relações Internacionais no NICHO 54 desde novembro de 2024. Com experiência em serviços de imigração, contribui para o alcance global e a articulação de parcerias estratégicas do instituto.
PARCEIROS DA AÇÃO:
- ONU Mulheres
- Instituto Guimarães Rosa
- Projeto Paradiso