
A Academia de Artes e Ciência Cinematográficas (The Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) de Hollywood anunciou, nesta terça-feira (17), que seu Conselho de Administração votou pela entrega dos Prêmios Honorários da Academia a Debbie Allen, Tom Cruise e Wynn Thomas, e do Prêmio Humanitário Jean Hersholt a Dolly Parton. As quatro estatuetas do Oscar® serão entregues na 16ª edição do Prêmio do Governador da Academia, no dia 16 de novembro deste ano – um domingo -, no Ray Dolby Ballroom, do Ovation Hollywood.
Debbie Allen
O impacto de Allen nas telas abrange quase cinco décadas como coreógrafa, atriz e produtora. Ela coreografou a cerimônia do Oscar® sete vezes, além de filmes como Esqueça Paris, A Jazzman’s Blues e The Six Triple Eight. Seus créditos como produtora incluem Amistad e Uma Estrela para Rose. Allen deixou sua marca como atriz com Fama, Ragtime e Jo Jo Dancer, Your Life is Calling.
Tom Cruise
Um dos atores mais reconhecidos e de maior bilheteria de todos os tempos, Cruise tem sido um defensor dedicado da experiência teatral e ajudou a conduzir a indústria em um momento desafiador durante a pandemia de Covid-19. Demonstrando profundo comprometimento com sua arte – incluindo a realização de todas as suas próprias acrobacias – sua extensa obra inclui seus papéis indicados ao Oscar em Nascido em 4 de Julho, Jerry Maguire e Magnólia, e o indicado ao Oscar Top Gun: Maverick, pelo qual recebeu uma indicação de Melhor Filme como produtor. Seus outros créditos cinematográficos notáveis incluem Negócio Arriscado, Questão de Honra, Entrevista com o Vampiro, De Olhos Bem Fechados, Vanilla Sky e a série de filmes Missão: Impossível.
Wynn Thomas
O aclamado designer de produção Thomas iniciou sua carreira trabalhando em Ela Quer Tudo, de Spike Lee, que seria a primeira de várias colaborações entre os dois. Seus créditos cinematográficos incluem Faça a Coisa Certa, Malcolm X e Destacamento Blood, ambos de Lee. Outros créditos notáveis de sua carreira incluem o vencedor de Melhor Filme Uma Mente Brilhante, bem como A Mansão da Fama e Estrelas Além do Tempo, para citar alguns.
Dolly Parton
Parton é um ícone internacional cuja carreira notável abrange sete décadas. Renomada artista musical e uma das mais talentosas da história, com 49 álbuns de estúdio e mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo, estrelou filmes como Nine to Five e Steel Magnolias. Ela recebeu duas indicações ao Oscar na categoria Canção Original por Nine to Five e por Travelin’ Thru, de Transamerica. Com este Prêmio Governador, um Prêmio Humanitário Jean Hersholt, Parton será reconhecida por seus esforços humanitários de décadas. Ela fundou várias organizações beneficentes e filantrópicas, incluindo a Dollywood Foundation, criada em 1988 para inspirar as crianças do leste do Tennessee – seu estado natal – a alcançarem o sucesso educacional. Além disso, seu programa de alfabetização, “Dolly Parton’s Imagination Library”, lançado em 1995 em homenagem a seu pai, forneceu às crianças 285 milhões de livros. Ele evoluiu para um movimento internacional e continua sendo o programa de assinatura da Dollywood Foundation.
“O Prêmio Governadores deste ano celebrará quatro indivíduos lendários cujas carreiras extraordinárias e compromisso com a nossa comunidade cinematográfica continuam a deixar um impacto duradouro”, disse a presidente da Academia, Janet Yang.
“O Conselho de Governadores da Academia tem a honra de reconhecer esses artistas brilhantes. Debbie Allen é uma coreógrafa e atriz pioneira, cujo trabalho cativou gerações e atravessou gêneros. O incrível compromisso de Tom Cruise com a nossa comunidade cinematográfica, com a experiência teatral e com a comunidade de dublês nos inspirou a todos. A adorada artista Dolly Parton exemplifica o espírito do Prêmio Humanitário Jean Hersholt por meio de sua dedicação inabalável a iniciativas beneficentes. E o designer de produção Wynn Thomas deu vida a alguns dos filmes mais duradouros com um olhar visionário e domínio de sua arte.”
O Prêmio Honorário, uma estatueta do Oscar, é concedido “para homenagear distinções extraordinárias em realizações ao longo da vida, contribuições excepcionais ao estado das artes e ciências cinematográficas em qualquer disciplina, ou por serviços excepcionais à Academia”.
O Prêmio Humanitário Jean Hersholt, também uma estatueta do Oscar, é concedido “a um indivíduo nas artes e ciências cinematográficas cujos esforços humanitários trouxeram crédito à indústria ao promover o bem-estar humano e contribuir para corrigir desigualdades”.
Sensacional!!!👏👏❤️