François Truffaut (Foto: Divulgação)

De 11 de dezembro a 14 de janeiro, entra em cartaz no CineSesc a mostra Truffaut Por Completo, realizada pelo Sesc São Paulo e idealizada pelo Grupo Filmes da Estação. Ao todo, 21 longas-metragens, 2 curtas e 2 documentários compõem a retrospectiva que celebra um dos nomes mais influentes da história do cinema. A seleção de filmes, que foi exibida no Rio de Janeiro em setembro desse ano, chega a São Paulo com uma apresentação especial da obra de François Truffaut.

Nascido em 1932, o cineasta emergiu nos anos 1950 como um dos pioneiros da Nouvelle Vague Francesa, movimento vanguardista que trouxe frescor e inventividade para o cinema da época. Jornalista e crítico na tradicional revista Cahiers du Cinéma, ele defendeu um novo modo de produção cinematográfica, que carregasse a marca pessoal de seu diretor, algo que hoje chamamos de “cinema de autor”. Truffaut ousou sair dos estúdios para filmar nas ruas, incorporando a cidade, as pessoas e a luz natural em sua narrativa. Falecido precocemente em 1984, a obra de Truffaut se mantém atemporal, influenciando público e profissionais consagrados da indústria cinematográfica.

A mostra reúne títulos emblemáticos como Os Incompreendidos (1959), seu marcante filme de estreia; Jules e Jim (1962); A Noite Americana (1973); O Último Metrô (1980); além de cópias restauradas em 4K de obras como Atirem no PianistaAs Duas Inglesas e o Amor e De Repente, Num Domingo. A programação inclui também os curtas Os Pivetes (1957) e Antoine e Colette (1962).

Os ingressos para a primeira semana da mostra estarão disponíveis para venda a partir desta segunda-feira (08), às 17h, online no aplicativo Credencial Sesc ou site sescsp.org.br/truffautporcompleto e presencialmente nas bilheterias das unidades do Sesc São Paulo. O valor é único a R$ 10,00.

SERVIÇO:
CineSesc
Rua Augusta, 2075 | São Paulo
Central de atendimento: 13h15 às 21h30, todos os dias
Bilheteria online: sescsp.org.br/cinesesc

Ingressos
Segunda a Domingo – R$10,00 (valor único)
Goddard, Truffaut e a Nouvelle Vague – Grátis. Exibição seguida de bate-papo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui