
A Academia de Artes e Ciência Cinematográficas (The Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) de Hollywood, entidade responsável pela premiação do Oscar, anunciou novas aquisições para a Academy Collection, considerada a maior coleção de itens relacionados ao cinema no mundo, com mais de 52 milhões de peças. Por meio de sua fundação, a Academia é referência global na conservação, preservação e exibição da história do cinema.
A instituição também revelou uma mudança organizacional importante: Amy Homma assume o novo cargo de Diretora e Presidente do Academy Museum of Motion Pictures e da Academy Collection, unificando de forma mais direta o trabalho do museu, do arquivo e da biblioteca. Ela atuará ao lado de Matt Severson, vice-presidente executivo da Academy Collection e Preservation.
Segundo o CEO da Academia, Bill Kramer, a ampliação do acervo reforça o compromisso da instituição com a preservação da história do cinema mundial, servindo como ferramenta essencial para pesquisa, exposições e programas educativos. Já Homma destacou que a integração entre museu, biblioteca e arquivo fortalece a missão de tornar esses recursos acessíveis à comunidade global. Severson ressaltou que essa união permitirá aproximar ainda mais as novas gerações de cineastas do patrimônio cinematográfico.
Entre os novos itens incorporados à Academy Collection estão a icônica bicicleta usada por Paul Reubens em As Grandes Aventuras de Pee-wee (1985), roteiros e correspondências raríssimos de Orson Welles, incluindo materiais de Cidadão Kane, fotografias inéditas dos bastidores de Tubarão (1975), o elegante vestido usado por Cicely Tyson na cerimônia do Oscar de 2019 e o Oscar de Fotografia conquistado por John Alcott por Barry Lyndon (1975). Peças que atravessam décadas, estilos e gêneros, e ajudam a contar a história do cinema por dentro de seus próprios bastidores.
O Academy Film Archive também incorporou mais de mil novos elementos audiovisuais no último ano, incluindo testes de elenco com atores como Jennifer Lawrence e Andrew Garfield, novas cópias em 35mm e restaurações digitais em 4K de clássicos do cinema.
Fundada em 1927, a coleção da Academia reúne figurinos, roteiros, fotografias, equipamentos, prêmios, registros sonoros e materiais de produção que documentam todas as etapas do fazer cinematográfico. Parte desse acervo pode ser acessada pelo público em exposições, sessões de cinema, na Biblioteca Margaret Herrick, no Film Archive e online, pelo site academycollection.org.
Lista selecionada de novos itens do acervo:
FIGURINOS E MODA DO OSCAR®
- Vestido de alta-costura usado por Cicely Tyson no Oscar de 2019 (91ª edição), com ilustração do estilista B Michael;
- Figurino desenhado por Charles Lemaire usado por Katharine Hepburn em Amor Eletrônico (Desk Set) (1957);
- Figurino desenhado por Mark Bridges usado por Heather Graham como Rollergirl em Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997), com patins usados em cena;
- Sapatos de sapateado usados por James Cagney em A Canção da Vitória (Yankee Doodle Dandy) (1942).
OBJETOS DE PRODUÇÃO
- Bicicleta de As Grandes Aventuras de Pee-wee (Pee-wee’s Big Adventure) (1985);
- Animatrônico de Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos (A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors) (1987);
- Crânio-troféu do Xenomorfo de Predador 2: A Caçada Continua (Predator 2) (1990);
- Moldes faciais de atores como Paul Newman, Al Pacino, Sylvester Stallone e outros;
- Busto de teste de maquiagem protética de John Hurt em O Homem Elefante O (The Elephant Man) (1980);
- Maquetes, perucas e próteses de As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa (The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe) (2005).
TECNOLOGIA
- Molde facial de Tom Hanks usado em O Expresso Polar (The Polar Express) (2004);
- Câmera ARRI usada por Robert J. Flaherty;
- Projetor Lumière Model A (c. 1897);
ESTATUETAS DO OSCAR®
- Oscar de Fotografia de John Alcott por Barry Lyndon (1975);
- Oscar de Canção Original por “Zip-A-Dee-Doo-Dah”, de A Canção do Sul (Song of the South) (1946);
- Oscar de Efeitos Especiais por A Rua do Delfim Verde (Green Dolphin Street) (1947).
ELEMENTOS AUDIOVISUAIS
- Vídeos de testes de elenco com Zac Efron, Andrew Garfield, Jennifer Lawrence e Saoirse Ronan;
- Cópia em 35mm de As Três Filhas (His Three Daughters) (2024);
- Nova cópia em 35mm de 8½, de Federico Fellini (1963);
- Materiais de efeitos visuais de filmes como Star Wars: Guerra Nas Estrelas (1977), Duro de Matar (Die Hard) (1988) e Batman – O Retorno (Batman Returns) (1992).
FOTOGRAFIAS, ROTEIROS E MATERIAIS DE ARQUIVO
- Roteiros e correspondências raras de Orson Welles;
- Slides inéditos dos bastidores de Tubarão (Jaws) (1975)
- Coleção Arthur Dong sobre a representação chinesa em Hollywood;
- Materiais de produção de filmes como Um Corpo Que Cai (Vertigo) (1959), Rocky: Um Lutador (Rocky) (1976), Apocalypse Now (1979), Kramer vs. Kramer (1979), Scarface (1983), Clube dos Cinco (The Breakfast Club) (1985), Ghost: Do Outro Lado da Vida (Ghost) (1990), Quanto Mais Idiota Melhor (Wayne’s World) (1992) e muitos outros.




Ahhhhh que DEMAIS!!! quero ver ao vivo!!!! ❤❤❤❤