‘Brizola’, de Marco Abujamra, foi um dos documentários mais assistidos no CurtaOn neste ano (Crédito:Divulgação/Curta!)

Fim de é época de recordar o que foi bom e nada melhor do que uma lista com conteúdos que se destacaram no streaming. Para curtir o período e valorizar grandes produções, o CurtaOn – Clube de Documentários disponibiliza a pasta especial “Melhores de 2025”. A coleção é formada por 20 títulos, entre documentários e episódios de séries, que foram destaque neste ano, figurando em grandes festivais e como os mais queridos do público e da curadoria da plataforma.

Os fãs de música encontram na pasta obras como o documentário “O Menino d’Olho d’Água”, de Carolina Sá e Lírio Ferreira, sobre o genial Hermeto Pascoal, que nos deixou em setembro e “Bowie: O Homem que Mudou o Mundo”, de Sonia Anderson, uma viagem sobre a cultura pop do século XX a partir de um dos mais influentes artistas da geração. Outros destaques são o episódio da segunda temporada de “Os Ímpares”, de Henrique Alqualo e Ísis Mello, que homenageia Rita Lee com as cantoras Nina Becker e Juliana Linhares reinterpretado o álbum “Build Up”; e o documentário “Cazuza: Boas Novas”, de Nilo Romero e Roberto Moret, que traz um olhar íntimo do auge da produção artística do cantor, ao mesmo tempo em que lutava contra o HIV.

Um dos temas mais estudados e assistidos, a Segunda Guerra Mundial é contemplada no documentário “Desmascarando os Assassinos do Terceiro Reich”. Com direção de Barbara Necek, Sussan Reich e Kay Siering, o filme revela, a partir de um álbum de fotos inéditas, a ascensão de jovens militares como figuras importantes na estrutura nazista de morte. Já a segunda parte de “Segunda Guerra Mundial: Operação Barbarossa – Inverno”, de Thomas Sipp, refaz a disputa entre alemães e soviéticos que mudou o curso da história.

Sobre a história do Brasil, os assinantes podem assistir ao documentário “O Brasil que Não Houve – As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas”, de Renato Terra e Arnaldo Branco, que faz uma análise bem-humorada da sociedade brasileira a partir do personagem criado por Aparício Torelly. Enquanto o filme “Brizola”, dirigido por Marco Abujamra, estuda a política nacional no século XX ao detalhar a vida do líder trabalhista.

CurtaOn – Clube de Documentários é o streaming do Curta!, disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). Novos assinantes no site oficial e no Prime Video Channels têm direito a sete dias de degustação gratuita. O catálogo é formado por centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades.

Confira a seleção completa:
“O Menino d’Olho d’Água”; “O Outro Lado da Moeda”; “Guerra Fria: O Poder da Animação”; “Watoriki – Conversa com Davi Kopenawa”; “O Nascimento de H. Teixeira”; “Rita Lee (Os Ímpares – 2ª temporada)”; “Os Oligarcas de Putin – O Controle do Petróleo”; “Palavras de Independência”; “Desmascarando os Assassinos do Terceiro Reich”; “Segunda Guerra Mundial: Operação Barbarossa – Inverno”; “O Brasil que Não Houve – As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas”; “Frantz Fanon – Sobre a Violência”; “Cazuza: Boas Novas”; “Paraíso”; “Bowie: O Homem que Mudou o Mundo”; “Leonel Brizola”; “Franco: O Último Inquisidor – Em nome de Cristo e do Império; “A Grande Fuga de Edward Snowden”; “Dinheiro Sujo: Por Dentro da Economia Soviética – A Mobilização Social”; “A Guerra da Coreia em Foco – A Guerra Esquecida”

Grupo Curta!

• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.

• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades — que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.

• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.

• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo.

• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.

• A Curta! Cine-Distribuidora visa impulsionar a produção nacional de longas-metragens oferecendo apoio estratégico diferenciado a projetos de ficção e documentário para o público adulto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui