A paixão dos brasileiros por filmes tem se destacado nas telas das mais de 22,4 milhões de Smart TVs Samsung conectadas no País. É o que mostra um levantamento inédito de consumo de conteúdo da Samsung Ads– braço de publicidade em Smart TVs da Samsung Electronics –, que revela um público fiel e engajado: os Movies Lovers.

Entre julho de 2024 e janeiro de 2025, mais de 6,7 milhões de horas foram dedicadas exclusivamente a filmes na programação linear, colocando o gênero na 4ª posição entre os mais assistidos, atrás apenas de notícias, esportes e novelas. No streaming, o interesse é ainda maior: 93% dos fãs de filmes também utilizam plataformas como Samsung TV Plus e serviços pagos, o que reforça a potência do formato para atrair e engajar audiências¹.

Quem são os Movies Lovers?
Eles têm um perfil de multi consumo, são conectados e exigentes, de acordo com os dados proprietários da marca:

  • 51% mulheres vs 49% homens¹;
  • Principais faixas etárias: 25-34, 35-44 e 12-19 anos¹;
  • 66% são Heavy Linears¹;
  • 28% têm um console de game conectado ao device¹;
  • 75% assinam streaming pelo catálogo de filmes².

Hábitos em frente às telas

  • 61% dos Movies Lovers gostam de comer enquanto curtem o conteúdo preferido². O chocolate se consolida como líder absoluto de alimento predileto, seguido de bolachas e snacks3;
  • 44% checam as redes sociais²;
  • 78% preferem assistir a filmes acompanhados de uma ou duas pessoas²;
  • 55% preferem conteúdos dublados3;
  • 29% procuram mais informações on-line sobre o conteúdo visto².

Top 10 franquias preferidas
Mais do que sucesso de bilheteria, alguns universos cinematográficos são verdadeiros pontos de encontro entre fãs e marcas3:

 Velozes e Furiosos;
 Marvel;
 DC;
 Missão Impossível;
 Harry Potter;
 Transformers;
 Lord of the Rings;
 Indiana Jones;
 Jurassic Park;
10º Star Wars.

Do drama à ação, perfis por gênero

Drama

  • Perfil: maioria entre 25 e 44 anos, havendo equilíbrio entre homens e mulheres¹;
  • Regiões: mais presente no Centro-Oeste¹;
  • Consumo: 81% Heavy Linears, 92% usam streaming, 26% Heavy Streamers, 23% Heavy Gamers¹;
  • Conteúdo: além de drama, também assistem a ação, comédia e comédia romântica¹;
  • Fora da tela: gostam de futebol, caminhar, dançar, agenda cultural e passeios urbanos3.
  • Férias ideais: esportes aquáticos, parques temáticos e curtir a cidade3.

Comédia

  • Perfil: maioria entre 25 e 44 anos, 51% mulheres¹;
  • Regiões: destaque do Sudeste, seguido por Nordeste e Sul¹;
  • Consumo: maior uso de streaming (93%), 71% Heavy Linears, 27% Heavy Streamers, 24% Heavy Gamers, 8% têm console conectado¹;
  • Conteúdo: também consomem ação, comédia romântica e drama¹;
  • Diferencial: mais propensos a assistirem sem legenda3; 
  • Fora da tela: gostam de caminhar, jogar futebol de salão, correr e ir a clubes, shoppings, e-sports e jogos de tabuleiro3;
  • Férias ideais: parques temáticos, esportes de inverno e natureza (lagos/montanhas) 3. 

Ação

  • Perfil: equilibrado entre homens e mulheres, maioria entre 25 e 44 anos¹;
  • Regiões: maior número de consumidores no Nordeste¹;
  • Consumo: 92% usam streaming, 56% Heavy Linears, 26% Heavy Streamers, 36% Heavy Gamers, 17% têm console conectado¹;
  • Conteúdo: também assistem a comédia, suspense e policial¹;
  • Diferencial: preferem filmes dublados e são os maiores gamers3; 
  • Games favoritos: ação, aventura, esportes/lutas, shooter e RPGs¹;
  • Fora da tela: praticam caminhada, futebol, corrida, e-sports, colecionam e vão a clubes3; 
  • Férias ideais: parques temáticos, praia/resorts e esportes aquáticos3. 

Suspense

  • Perfil: 51% mulheres, a maioria entre 25 e 44 anos¹;
  • Regiões: destaque na Sul¹;
  • Consumo: 92% dos que assistem conteúdos de suspense também consomem streaming, 76% Heavy Linears, 30% Heavy Streamers, 25% Heavy Gamers e 7% têm console conectado¹;
  • Conteúdo: também assistem ação, comédia e terror¹;
  • Fora da tela: praticam caminhada, futebol, corrida, curtem meditação e agenda cultural3;
  • Férias ideais: esportes aquáticos, cruzeiros e mochilão3. 

Documentário

  • Perfil: maioria homens (64%), faixa etária entre 25 e 44 anos¹;
  • Regiões: destaque do Sudeste, seguido por Sul e Nordeste¹;
  • Consumo: 87% usam streaming, 61% Heavy Linears, 16% Heavy Streamers, 29% Heavy Gamers, 9% têm console conectado¹;
  • Conteúdo: também consomem comédia, sci-fi e arte/cultura¹;
  • Diferencial: preferem conteúdos no idioma original legendados3; 
  • Fora da tela: praticam caminhada, futebol, corrida, curtem cultura, meditação e música3;
  • Férias ideais: mochilão, tours internacionais e cursos3. 

Fonte: ¹ Dados proprietários Samsung AdsI Base Conectada e Ativa no Brasil em Dezembro 2024 I +20,3MM de SmartTVs I Média de 4 pessoas por lar I Período do estudo: Julho 2024 a Janeiro 2025; ² Comscore “Estudo Consumo CTV” de outubro 2024 com 3.000 pesquisados no Brasil; 3 TGI Brasil 2024.

Quando o break vira oportunidade
Com a atenção do público cada vez mais fragmentada, diante da alta oferta de conteúdo e de plataformas, conectar marcas a consumidores de forma eficaz exige inovação e compreensão da relação do público com a publicidade em cada meio de consumo. Segundo a Comscore, 58% lembram de anúncios antes dos programas/conteúdo e 34% dizem ter aprendido algo novo com eles, reforçando a importância de formatos relevantes e contextualizados.

Os dados também mostram que:

  • 51% lembram-se da publicidade veiculada durante algum programa/conteúdo;
  • 31% pesquisaram on-line mais informações sobre um produto ou serviço anunciado;
  • 21% discutiram a publicidade vista com mais alguém – em casa ou com os amigos;
  • 17% compraram um produto ou serviço anunciado.

Fonte: Comscore “Estudo Consumo CTV” de outubro 2024 com 3.000 pesquisados no Brasil.

Sobre a Samsung Ads
Parte da Samsung Electronics, a Samsung Ads é a unidade de negócios com foco na monetização de espaços publicitários em Smart TVs Samsung. Foi lançada nos Estados Unidos em 2015, com atuação ampliada no Canadá, Europa, Índia, Austrália e Ásia, e chegou à América Latina – especificamente ao Brasil e ao México – em 2020 com a missão de conectar marcas e consumidores, oferecendo escala, eficiência, alcance incremental e as mensurações/segmentações do digital com a experiência de áudio e vídeo de uma grande tela de TV.

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