(Foto: Divulgação / Mostra Cine Orquestra)

No dia 5 de setembro a Mostra Cine Orquestra promove duas atividades gratuitas em Niterói: pela manhã, a oficina “Audiodescrição no Audiovisual”, voltada para a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual, e à tarde, o minicurso “Do primeiro cinema aos primeiros clássicos – Um percurso sobre o cinema silencioso”, que aborda a história do cinema mudo. As aulas acontecem no IACS/Casarão, em São Domingos, em Niterói e para se inscrever basta seguir as instruções na bio da @mostracineorquestra.

Oficina Audiodescrição no Audiovisual
A oficina gratuita “Audiodescrição no Audiovisual” acontece das 10h às 12h, e será ministrada por Georgea Rodrigues, especialista em audiodescrição. A oficina abordará o papel fundamental desse recurso para garantir o acesso de pessoas com deficiência visual a conteúdos audiovisuais. Traduzindo imagens em palavras, a audiodescrição amplia as possibilidades de uma comunicação mais inclusiva.
Durante a aula, os participantes conhecerão as etapas da produção da audiodescrição, os profissionais envolvidos no processo criativo e terão contato direto com filmes audiodescritos, vivenciando os efeitos práticos dessa tecnologia de acessibilidade. A proposta é ir além da teoria, estimulando reflexões sobre inclusão e inovação na linguagem audiovisual.

Minicurso sobre cinema silencioso
Já o minicurso “Do primeiro cinema aos primeiros clássicos – Um percurso sobre o cinema silencioso” será ministrado por Lucas dos Reis Tiago Pereira, Doutorando e Mestre em Cinema e Audiovisual pelo PPGCINE/UFF. A aula acontece das 14h às 18h e vai abordar desde as primeiras décadas do cinema silencioso mundial e brasileiro, o surgimento do cinematógrafo – um dos equipamentos ópticos do final do século XIX – até o cinema se fixar como uma arte estabelecida socialmente. As transformações estéticas, políticas, sociais e tecnológicas serão abordadas para entender o cinema como é atualmente. O objetivo é refletir sobre o contexto histórico da produção cinematográfica e da exibição do final do século XIX até meados da década de 1920.

As atividades antecedem o final da Mostra Cine Orquestra, que se encerra sábado, 6, às 19h, com a exibição do filme ‘Metrópolis’, no Cine Arte UFF, em Niterói. O evento apresenta desde o dia 16 de agosto, clássicos do cinema mudo com trilha sonora executada pelo grupo Cine Orquestra, que utiliza a técnica de soundpainting, criando música e sonoplastia ao vivo, sob a condução do soundpainter certificado Taiyo Omura.

A Mostra Cine Orquestra tem patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Política Nacional Aldir Blanc. O evento foi contemplado pelo edital “Fomenta Festival 2024”.

Serviço:
Data: 5 de setembro
Local: Sala Interartes – IACS (Casarão) – Rua Lara Vilela, 126 – São Domingos – Niterói
Capacidade: 80 lugares
Horários:
Das 10h às 12h – Oficina “Audiodescrição no Audiovisual”
Das 14h às 18h – Minicurso “Do Primeiro Cinema aos Primeiros Clássicos – Um Percurso Sobre o Cinema Silencioso”
Inscrições gratuitas. Mais informações na bio da @mostracineorquestra.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui