Cena do curta-metragem ‘Amor!’, que integra homenagem a Zita Carvalhosa (Foto: Divulgação)

Entre os dias 21 e 31 de agosto, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recebe parte da programação da 36ª edição do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Este ano, entre os quase 3 mil curtas-metragens inscritos, foram selecionados filmes brasileiros, latinos e internacionais que traduzem a potência criativa da produção recente do curta-metragem mundial através de uma proposta de leitura mais otimista e propositiva do mundo contemporâneo, acolhendo o gesto criativo, o diverso e o imprevisível na forma de cinema.

No primeiro dia do Festival no MIS, em 21.08, acontece a mostra especial “Zita Carvalhosa, Mulher de Cinema”, que homenageia a fundadora e diretora da Associação Cultural Kinoforum, falecida em julho deste ano. A programação tem entrada gratuita no Auditório MIS.

21.08, quinta-feira
18h | Zita Carvalhosa, Mulher de Cinema
Visionária e generosa, Zita será sempre lembrada por sua imensa dedicação ao fomento de novos talentos, abrindo espaços de exibição para curtas-metragens de incontáveis realizadores e proporcionando acesso à produção audiovisual para jovens das periferias de São Paulo, por meio das Oficinas de Realização Audiovisual Kinoforum. Ao longo de mais de 40 anos dedicados ao cinema brasileiro, Zita se consolidou como uma das mais respeitadas produtoras do país, com uma carreira que inclui dezenas de curtas e longas-metragens. Neste programa, foram selecionadas algumas das produções da sua filmografia como produtora de curtas-metragens, em um panorama que vai da Primavera do Curta, na década de 1980, até os anos mais recentes.

20h | O Som no Cinema 1
O cinema, arte visual por definição, esconde uma verdade frequentemente ignorada: o som é sua alma oculta. Considerado por muito tempo como o parente mais dócil da sétima arte, o som tem sido, no entanto, um ator-chave consistente no cinema, seja para recriar a ilusão da realidade ou para evocar o invisível. Se a imagem captura a atenção, o som toca diretamente a emoção. The Buzz explora duas facetas distintas: o som que é visto e os filmes que são ouvidos. Essa exploração do som encontra eco em filmes como “A morte do engenheiro de som”, que pinta um retrato comovente de uma profissão invisível, investigando a quantidade de sons meticulosamente gravados e não usados. Com “Medo, pequeno caçador”, Laurent Achard orquestra uma tensão fora da tela que transforma uma casa tranquila em um lugar assustador. “A décima terceira noite” aprofunda essa exploração com a estranheza de um telefonema, enquanto o brasileiro “O menino que morava no som” abre uma janela para o universo silencioso de um garoto isolado da sociedade e incapaz de compreender suas próprias percepções. Aqui, o som está no poder. Ele transcende o visível, molda narrativas e emoções e se torna um ator essencial de um cinema que expande os limites do olhar.

22.08, sexta-feira
18h | Limite 3 – Os Lugares de Memória
Desde 2019, o Kinoforum dá ao cinema de experimentalismo e vanguarda um lugar destacado, que permite e instiga um diálogo provocador entre filmes que se arriscam narrativa e esteticamente. Esse espaço é a Mostra Limite, batizada pela inspiração evocada pelo primeiro filme experimental feito no Brasil — a obra-prima de Mário Peixoto de 1931, “Limite”. O programa Cronofagia explora diferentes noções de tempo narrativo através de reconstruções, projeções e sofisticados simulacros temporais. Vereda Tropical reúne curtas que relacionam sensualidade e sensorialidade através de elementos como a natureza e a cultura pop. Já o programa Os Lugares de Memória, inspirado em uma coleção de textos dirigida pelo historiador Pierre Nora, é composto por narrativas que relacionam espaços físicos e o seu papel na construção e preservação de uma memória coletiva. Vários filmes desta mostra têm percorrido importantes eventos, tanto do cinema como das artes visuais e digitais. Outros estão estreando sua carreira no Festival de Curtas de São Paulo, neste espaço que privilegia apostas estéticas ousadas e incomuns. O programa toma emprestado o nome da coleção de estudos organizada por Pierre Nora para conectar curtas que sugerem a relação entre os lugares e as memórias coletivas.

20h | O Som no Cinema 2

23.08, sábado
16h | Animadoras do Leste Europeu
Depois de explorar o universo da animação criado pelas diretoras da América Latina em 2024, o Kinoforum volta seu olhar para as animadoras da Europa. Esta nova coleção de filmes de diretoras da Europa Central e Oriental é composta por filmes exibidos pelos festivais membros da Animation Festival Network (Anifilm, Animafest, Fest Anča, Animest e Animateka). A seleção foi elaborada pelos programadores destes festivais, dando visibilidade às vozes femininas emergentes e ressaltando a importância da representatividade na indústria cinematográfica. A mostra oferece filmes da Polônia, Ucrânia, Hungria, Eslováquia, República Tcheca, Croácia e Eslovênia e traz diferentes visões sobre o mundo e a animação. Como um todo, esta coleção de curtas dirigidos por mulheres não só ultrapassa os limites da narrativa animada, como também explora experiências pessoais e coletivas da condição humana por meio de momentos engraçados, felizes e sombrios.

18h | Nocturnu – Cine Fantástico e de Horror
O programa Nocturnu celebra o que há de mais intrigante, misterioso e soturno no cinema. É o espaço onde se encontram as mentes de cineastas que exploram a perversidade e o sobrenatural de forma impetuosa, onde o limite da fantasia é o da própria imaginação. O medo paralisante é um tema que atravessa os filmes desta seleção. Os espectadores são levados a uma conexão profunda com o pavor. O mundo, deformado, cerca e persegue, mas também fascina. Nestes filmes do Paraná, Canadá, França e Itália, o horror pode ser existencial e metafísico, mas também muito concreto e ameaçador. Confinados em uma casa sinistra, em um elevador descontrolado, na mesa de um escultor de argila ou vivendo uma estranha situação de sonambulismo, o público é mergulhado em um universo hipnotizante e perturbador.

24.08, domingo
16h | Reprise da sessão de abertura

18h | Limite 2 – Vereda Tropical
Forma, natureza e outros elementos se atravessam, provocando os sentidos em propostas estéticas ousadas.

26.08, terça-feira
18h | Conexão Áfricas
 Após destacar a produção de países como Senegal, Gana, Angola e Moçambique, a mostra Conexão Áfricas retorna pelo segundo ano consecutivo, desta vez com a curadoria da cineasta e gestora de projetos culturais marfinense Rita Ambeu. “On Move Cinema Shorts” é uma poderosa coleção de seis curtas-metragens de todo o continente africano, com curadoria da On Move Cinema. Essas histórias ousadas e profundamente pessoais exploram memória, medo, resiliência e identidade pelos olhos de personagens que navegam por mundos interiores e exteriores marcados por mistério, trauma e transformação. Das consequências assombrosas de uma noite que deu errado ao silêncio sagrado das florestas ancestrais, da lenta revelação de segredos à bravura inocente da infância, a seleção captura o pulso de um continente em movimento. Cada filme é uma pulsação cinematográfica — íntima, crua e ressonante — oferecendo uma rara janela para as paisagens emocionais da vida africana moderna. Com uma mistura única de realismo, misticismo e narrativa poética, o programa convida o público brasileiro a vivenciar a África além das manchetes — um lugar onde as tradições perduram, o silêncio fala e as histórias exigem serem sentidas tanto quanto contadas.

20h | A Trilogia do Esquecimento
A Trilogia do Esquecimento (2005-2010) conta com curtas produzidos em Londrina (PR) a partir de personagens que passaram pela cidade nos anos 1950. Iniciada com o retrato do poeta fictício Satori Uso, a trilogia inclui também perfis do músico de jazz norte-americano Booker Pittman (1909-1969) e do fotógrafo japonês Haruo Ohara (1909-1999). Produzidos pela Kinoarte em parceria com a Kinopus, os filmes somam 53 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Em 2025, a trilogia estreia em cópias novas no circuito comercial de salas de cinema. Com roteiro, direção e montagem de Rodrigo Grota, fotografia de Carlos Ebert, arte de José de Aguiar e produção de Bruno Gehring e Guilherme Peraro, os filmes foram lançados em DVD e Blu-Ray em 2013 no MIS, dentro da programação do Festival Kinoforum, marcando a primeira distribuição de curtas brasileiros em alta-definição. Agora, os roteiros dos três curtas irão integrar o livro “Cinemátika – roteiros para curta-metragem”, que será lançado nesta edição do festival.

27.08, quarta-feira
18h | Dogma Feijoada, 25 Anos 1
Em novembro de 1999, foi definida a “Gênese do Cinema Negro Brasileiro”, que entrou para a história como “Dogma Feijoada”. Idealizado por uma juventude negra ciente e crítica dos preceitos do “Dogma 95”, o manifesto denunciava a insuficiente presença negra na história do cinema em tempos da “Cosmética da Fome” na “retomada” pós-Embrafilme. O Dogma Feijoada surge numa efervescência que ecoa no cinema nacional de modo acalorado, dividindo opiniões. Os sete pontos da gênese do Dogma foram debatidos com intelectuais e artistas do movimento negro de São Paulo, com docentes da ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e na Superfilmes, produtora de Zita Carvalhosa, diretora do Kinoforum. Ao longo de um ano, sob a liderança de Jeferson De, aluno da ECA-USP e editor da Superfilmes, foram traçadas estratégias para o lançamento do manifesto em meados do ano 2000 na 11ª edição do Kinoforum, com programas de filmes realizados por pessoas negras, além de um debate memorável mediado por Sérgio Rizzo, crítico da Folha de S. Paulo, que abraçou e reverberou o manifesto. Vinte e cinco anos se passaram e o Festival Kinoforum revisita essa história, com programas que traçam uma linha temporal sobre as obras de pessoas negras que adotaram os preceitos do Dogma de modo mais ou menos consciente e deliberado. Uma necessária lupa sobre a força catalisadora, as críticas e o legado do Dogma Feijoada.

20h | Dogma Feijoada, 25 Anos 2
Jornadas e primaveras ensejam um caleidoscópio de gerações, regiões e linguagens que reinventam Brasis.

28.08, quinta-feira
18h | Limite 1 – Cronofagia
O programa entrelaça diferentes experimentos sobre o tempo narrativo, tecendo reconstruções, projeções e delicados simulacros que desafiam os limites da temporalidade.

20h | Eco Minds
Eco Minds é um projeto franco-brasileiro desenvolvido pelos festivais de curtas-metragens de Clermont-Ferrand e de São Paulo, como parte da temporada cultural França-Brasil do Instituto Francês. Apresenta uma seleção de seis curtas-metragens franceses e brasileiros recentes, centrados na transição climática e ecológica, acompanhados de materiais educativos. A programação cinematográfica é voltada para o público em geral e destaca talentos emergentes, promovendo a conscientização sobre os desafios ambientais. A exibição será realizada em diversas cidades e festivais brasileiros, bem como em institutos franceses e alianças francesas, entre agosto e dezembro de 2025. Os guias educativos (em francês e português), elaborados especificamente para o público adolescente e jovem adulto, estão disponíveis gratuitamente para professores, mediadores culturais e instituições de ensino, para subsidiar exibições e debates em contexto de aprendizagem no site https://www.citeducourt.org/ecominds/.

30.08, sábado
16h | 10+ Estrangeiros 2

18h | 10+ Brasil 2

20h | Destaques

31.08, domingo
10h30 | Kids 1 – Um mundo de grandes aventuras
Aventuras fantásticas na rua, no rio e no ar. Muita diversidade e um convite para embarcar nos sonhos, nas brincadeiras e nas vivências do universo infantil.

12h | Kids 2 – As mais belas histórias
Personagens e situações surpreendentes levam os espectadores para diversas realidades e lugares, com histórias incríveis e mágicas.

18h | 10+ Brasil 1

20h | 10+ Estrangeiros 1

Serviço | 36º Festival Internacional de Curtas no MIS
Data: de 21 a 31.08 – verificar programação
Local: Auditório MIS (172 lugares) | Av. Europa, 158 – Jd Europa, São Paulo/SP
Ingresso: Gratuito – retirada com 1h de antecedência na bilheteria do MIS
Classificação: 16 anos
Mais informações no sitewww.mis-sp.org.br.

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