A cineasta Dora Vergueiro (Foto: Divulgação)

Neste sábado (5), às 19h, o MIS exibe A Beleza Oculta no Poder Feminino, documentário de estreia da cantora e compositora Dora Vergueiro que retrata a sabedoria das mulheres, a importância da ancestralidade feminina e a sua oralidade. Após a sessão, a diretora participa de um bate-papo com o público junto com o diretor de fotografia Gustavo Marcolini. O evento é gratuito e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu.

O filme propõe uma imersão na sabedoria ancestral de mulheres que mantêm vivas tradições culturais em diferentes regiões do Brasil, reunindo relatos de 12 mulheres de três estados: Espírito Santo, Santa Catarina e Ceará. O projeto apresenta suas histórias em meio a cenários naturais e cotidianos que valorizam os saberes tradicionais. Entre as protagonistas, estão benzedeiras, parteiras, curandeiras, rendeiras, ceramistas e mestras da cultura popular, figuras que transmitem conhecimento por meio da oralidade e do trabalho coletivo em suas comunidades.

Idealizado em parceria com a terapeuta Anna Sazanoff, responsável pelas entrevistas com as personagens, o documentário aborda tópicos como o direito de envelhecer com dignidade, a valorização da mulher e a demonstração de como a fertilidade da terra oferece medicinas potentes para a saúde.

Sobre os convidados
Dora Vergueiro
Cantora, compositora e radialista, Dora Vergueiro é fundadora da Dó Maior Produções e diretora geral do documentário A Beleza Oculta no Poder Feminino.

Gustavo Marcolini
Gustavo Marcolini é proprietário da Marcolini Filmes, atuando em áreas como publicidade, dramaturgia e documentários. Fez a direção de fotografia no documentário “A beleza oculta no poder feminino”.

Serviço | Exibição + bate-papo – A Beleza Oculta no Poder Feminino
Data: 05.07, às 19h
Local: Auditório MIS
Avenida Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo – SP
Ingressos: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação: livre

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do ProAC. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui