MICBR 2024 (Foto: Victor Vec / MinC)

O edital para selecionar empreendedores culturais e criativos que integrarão a delegação brasileira na 4ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) recebeu 1.541 inscrições, número recorde, com participantes de todos os estados e do Distrito Federal. O evento, que será realizado em Fortaleza (CE) de 3 a 7 de dezembro de 2025, é um grande espaço de negócios para a economia criativa. O Ministério da Cultura (MinC) levará 350 empreendedores criativos e o resultado está previsto para ser publicado em agosto.

O MICBR deverá fortalecer o setor produtivo ao facilitar a circulação de bens e serviços culturais e a internacionalização da produção nacional. “A criatividade brasileira pulsa em todos os cantos do país e o MICBR é uma vitrine dessa força diversa que transforma cultura em desenvolvimento social e econômico”, afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O segmento contemplado com maior volume de inscritos foi o de Audiovisual e Animação, com 277 empreendedores cadastrados. Em seguida, aparecem Música (199), artesanato (149), Teatro (131), e Artes Visuais (126). O número total de inscrições superou em 62,7% os números da última edição, realizada em 2023, que contou com 947 submissões.

Confira abaixo o detalhamento do número de inscritos por setor:
Áreas Técnicas: 121
Artes Visuais: 126
Artesanato: 149
Audiovisual e Animação: 277
Circo: 49
Dança: 82
Design: 51
Editorial: 74
Hip Hop: 72
Jogos Eletrônicos: 71
Moda: 82
Museus e Patrimônio: 57
Música: 199
Teatro: 131

Para o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, o número de inscritos revela “grandes expectativas” para o MICBR. “O Mercado é um megaevento que impulsiona os setores criativos brasileiros. Na última edição, as 2,5 mil rodadas de negociação projetaram um potencial de R$ 70 milhões em negócios para os participantes. Em 2025, queremos superar ainda mais e o volume de inscrições nos coloca em grandes expectativas”, destacou.

Na última edição, em Belém (PA), o MICBR teve 424 empresas participantes. As atividades formativas e artísticas realizadas alcançaram, ainda, um público de 8 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento.

“O MICBR integra as políticas públicas do Ministério da Cultura para fomentar mercados criativos, gerar emprego e renda na economia criativa. O Mercado possibilita que profissionais e empreendedores apresentem seus produtos e serviços a potenciais parceiros, fortalecendo a profissionalização do setor e ampliando a circulação de bens e serviços criativos do Brasil nos mercados nacional e internacional”, defendeu Andrea Guimarães, diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura do MinC.

“O MICBR mostra que investir em cultura é investir em futuro, em inovação e em oportunidades para quem vive de criar. Estamos abrindo caminhos para que nossa arte atravesse fronteiras”, complementa a ministra Margareth Menezes.

O evento é realizado pelo MinC em parceria com o governo do Ceará e a prefeitura de Fortaleza. Além disso, contará com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE).

O edital
edital oferta 70 vagas para demandantes/compradores, 210 para ofertantes/vendedores sêniores (com mais de três anos de atuação) e 70 para ofertantes novatos (com até três anos de experiência). Para cada um dos 14 setores, serão selecionados cinco compradores, 15 vendedores sêniores e cinco vendedores novatos. A distribuição regional assegura que cada uma das cinco regiões brasileiras tenha três vendedores sêniores e um novato por setor. Para os compradores, não há distribuição regional.

“Com essa estrutura de apoio e a diversidade dos participantes, o MICBR 2025 será um marco ainda mais inclusivo, plural e representativo do Brasil de criadores potentes, de norte a sul”, completou a ministra.

Os empreendedores contemplados receberão apoio financeiro proporcional à região de origem. O auxílio cobre despesas de transporte, hospedagem e alimentação. Além disso, a bolsa contempla a participação em diversas ações formativas realizadas de forma on-line previamente a realização do Mercado e presencialmente durante o MICBR e inclusão do perfil individual no Catálogo de Empreendedores 2025. A participação nas atividades formativas do MICBR será gratuita e aberta aos interessados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui