De histórias íntimas a alegorias radicais, passando por comédias insólitas, thrillers psicológicos e dramas de grande força política, a segunda edição do Festival Filmes Incríveis estreia no dia 31 de julho no REAG Belas Artes, em São Paulo, com uma seleção de longas-metragens contemporâneos que passaram pelos principais festivais de cinema do mundo. Ao todo, são 14 títulos de diferentes países, em sessões que tendem a provocar, emocionar e ampliar horizontes.O festival vai até o dia 13 de agosto, com ingressos a R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia), com opção de Passaporte com 5 ingressos cada por R$ 50 (valor único). As sessões em Brasília e Maceió ainda serão divulgadas.

A programação reúne vozes emergentes do cinema autoral, entre elas a do tailandês Ratchapoom Boonbunchachoke, premiado este ano com o Grand Prix da Semana da Crítica em Cannes por A Useful Ghost, fábula excêntrica sobre um espírito que retorna como aspirador de pó. Outros destaques incluem o thriller psicológico japonês Confession, adaptação de um mangá cult com direção de Nobuhiro Yamashita, e Feels Like Home, da Hungria, que transforma uma premissa de sequestro em um estudo inquietante sobre identidade.

Filmes assinados por cineastas da Sérvia, Geórgia, Vietnã, Finlândia, Tunísia, Grécia, Estónia, Bélgica e Turquia também compõem o panorama deste ano, revelando realidades e estéticas plurais: dos desertos alucinantes de Bury Us in a Lone Desert (Vietnã) aos rituais de vigilância social de Panopticon (Geórgia).

Com sessões no REAG Belas Artes, o festival reforça o compromisso do Belas Artes Grupo com a difusão de um cinema global, que dialoga com os desafios e as emoções do nosso tempo.

Confira abaixo a lista completa dos filmes que serão exibidos nesta segunda edição

Rabia
França/Alemanha/Bélgica, 2024, 1h34min., cor, drama, idiomas: francês, árabe e inglês
Direção: Mareike Engelhardt
Elenco: Megan Northam, Lubna Azabal, Natacha Krief e Lena Lauzemis
Sinopse: Motivada pela promessa de uma nova vida, Jessica, uma francesa de 19 anos, parte para a Síria para se juntar ao Daech. Chegando a Raqqa, ela se hospeda em um lar para futuras esposas de combatentes e logo se vê prisioneira de Madame, a diretora carismática que comanda o local com mão de ferro. Inspirado em fatos reais.
Curiosidades: A jovem atriz Megan Northam foi indicada ao César 2025 de “Melhor Revelação Feminina” por sua atuação como Jessica/Rabia. Filme baseado em relatos reais, com roteiro coescrito pela própria diretora, a partir de entrevistas com ex‑membros do ISIS (Estado Islâmico no Iraque e na Síria, em inglês Islamic State of Iraq and Syria) e depoimentos em tribunais, sem criação de elementos fictícios. A ideia surgiu em março de 2016, durante um encontro num McDonald ‘s em Saint‑Étienne, quando Engelhardt ouviu o relato de uma jovem recém retornada da Síria. Mareike Engelhardt, neta de oficiais nazistas, inspirou-se em sistemas totalitários como Nazismo para explorar como indivíduos se tornam monstruosos.

Celts/Kelti
Sérvia, 2021, cor, 1h46min., drama, idioma: sérvio
Direção: Milica Tomovic
Elenco: Dubravka Kovjanic, Stefan Trifunovic, Katarina Dimic, Slaven Doslo e Nikola Rakocevic.
Sinopse: Inverno de 1993. Bill Clinton é eleito presidente. Audrey Hepburn morre. As guerras após a dissolução da Iugoslávia socialista continuam na Croácia e na Bósnia. Belgrado está sob sanções e a inflação ameaça se transformar em hiperinflação. Uma mãe acorda em um dia em que precisa cuidar de todos os preparativos para a festa de aniversário da filha mais nova – a comida a aguarda, os convidados a aguardam e a louça suja a aguarda, quando a noite termina. Depois de um ano inteiro sem fazer sexo com o marido, essa mãe introduziu o auto prazer em sua rotina diária.
Curiosidades: “Kelti” estreou no Festival de Berlim, única produção sérvia selecionada para Panorama naquele ano. O filme se passa durante o aniversário de 8 anos da personagem Minja, em meio ao cenário do fim da antiga Iugoslávia, época de sanções e inflação. A diretora, nascida em 1986, usou suas memórias de infância (tinha oito anos em 1993) para apresentar perspectivas de três gerações convivendo com as mesmas mudanças. As filmagens duraram quatro semanas, no entorno de Belgrado, em março de 2019, com apoio do Centro de Cinema da Sérvia que destinou cerca de €196 000.

Panopticon/Panoptikoni
Geórgia/França/Itália/Romênia, 2024, cor, 1h35min., drama, idioma: georgiano
Direção: George Sikharulidze
Elenco: Malkhaz Abuladze, Data Chachua, Levan Gabrava e Salome Gelenidze
Sinopse: O pai de Hen Sandro decide dedicar sua existência a Deus e parte para um mosteiro. O adolescente introvertido se vê privado das certezas fundamentais da vida. Abandonado pelo pai e pela mãe, que trabalha no exterior, o jovem embarca em uma jornada de autodescoberta, abrindo-se tanto para uma nova amizade com o radical Lasha – que tem ligações com uma organização de ultra direita –, quanto para a oportunidade de explorar sua própria sexualidade.
Curiosidades: Após dirigir diversos curtas, incluindo os premiados “Red Apples” (2016) e “Fatherland” (2019), George Sikharulidze estreou na direção de longa-metragem com este filme. As filmagens começaram no verão de 2022 em Tbilisi, capital georgiana, e duraram várias semanas. O título original do filme remete ao Panóptico de Bentham, termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo utilitarista e jurista inglês Jeremy Bentham, e à teoria de Michel Foucault sobre vigilância e controle, reforçando o tema da visibilidade social e espiritual do personagem Sandro. O diretor citou influência de “Os Incompreendidos”, de Truffaut, em sua abordagem autobiográfica e emocional, e até incluiu referências visuais do clássico francês neste filme.

100 Litraa Sahtia
Dinamarca/Finlândia/Itália, 2024, cor, 1h28min., comédia, idioma: finlandês
Direção: Teemu Nikki
Elenco: Ria Kataja, Elina Knihtilä, Pirjo Lonka e Petri Tiihonen
Sinopse: Duas irmãs de meia-idade em uma vila finlandesa prometem fabricar cerveja para um casamento, mas bebem todo o lote. Em uma corrida hilária contra o tempo, elas lutam contra ressacas enquanto tentam produzir mais cerveja e salvar suas reputações.
Curiosidades: O filme estreou mundialmente em outubro de 2024 no 19º Festival de Cinema de Roma. A cidade natal do diretor Teemu Nikki, Sysmä (Finlândia), foi palco das filmagens em 2023; a produção envolveu moradores participando como figurantes, especialmente nas cenas do casamento. Originalmente pensado para dois homens, Teemu Nikki redesenhou o roteiro ao ver as atrizes Elina Knihtilä e Pirjo Lonka em uma peça de teatro. A música foi composta por Marco Biscarini, discípulo de Ennio Morricone, colaborando com a produção italiana para dar peso emocional à comédia. “100 Litraa Sahtia” tornou-se o filme finlandês mais visto de 2025 em seu país, ultrapassando 200 mil espectadores em apenas alguns meses.

Feels Like Home
Hungria, 2025, cor, thriller, 120 min., idioma: húngaro
Direção: Gábor Holtai
Elenco: Rozi Lovas, Áron Molnár e Dorka Gryllus
Sinopse: Uma mulher é sequestrada por um desconhecido e levada para uma casa onde uma família afirma que ela é uma filha desaparecida daquele grupo. Sendo obrigada a atender por um novo nome, ela precisa se passar por essa outra mulher para sobreviver, enquanto tenta encontrar uma saída para esse pesadelo.
Curiosidades: Embora Gábor Holtai já tenha dirigido séries de TV e comerciais, este é seu primeiro longa-metragem de ficção. O diretor e o colorista investiram em manipulações digitais pós-filmagem para aproximar o visual do filme do aspecto de cinema em película. Gábor Holtai mencionou admiração por diretores como Bong Joon Ho, Park Chan-wook, Jean-Marc Vallée, Damian Szifron e Andrey Zvyagintsev, cujas influências podem ser percebidas em sua obra. Quanto ao elenco, Rozi Lovas, Áron Molnár e Dorka Gryllus são atores bem requisitados no cinema húngaro atual.

Buzzheart
Grécia/EUA, 2024, cor, 1h50min., suspense, idioma: inglês
Direção: Dennis Iliadis
Elenco: Evelina Papoulia, Yorgos Liantos, Konstantina Messini e Cláudio Kaya
Sinopse: Motivados por uma profunda preocupação com a frágil filha, os pais submetem o namorado dela a testes chocantes, intensos e brutais, levando os limites do amor dele ao grau máximo.
Curiosidades: A trama se passa em Atenas e arredores durante a década de 90, com atmosfera retrô densa e claustrofóbica. Dennis Iliadis escreveu o roteiro em 2005, após seu filme “Hardcore”, mas só o filmou em 2024, depois de vários projetos em Hollywood. Filmado na Grécia com recursos modestos, o diretor afirma que conseguiu fazer um filme pessoal e tecnicamente sofisticado, usando experiência adquirida em Hollywood. O filme navega entre o drama psicológico, horror sutil e humor ácido, evocando a “Greek Weird Wave”, movimento cinematográfico caracterizado por narrativas não convencionais, com elementos surreais, surgido da Grécia no final dos anos 2000 e início dos anos 2010. O diretor de fotografia Evan Maragkoudakis adotou iluminação baixa e ambientes carregados, com objetos estranhos — como brinquedos de textura macia e vasos inusitados — para criar tensão.

Bury Us in a Lone Desert
Vietnam, 2025, cor, comédia/drama, 62min., idioma: vietnamita
Direção: Le Hoang Phuc Nguyen
Elenco: Luu Duc Cuong, Psycho Neo e Nguyen Dinh Quang
Sinopse: A vida de um ladrão toma um rumo inesperado quando ele invade uma residência e tropeça em uma estátua de gesso de uma mulher, réplica da falecida esposa do velho morador da casa. Seguindo a perspectiva do ladrão, testemunhamos sua jornada de emoções, desde se ver envolvido em uma situação absurda até desenvolver um vínculo familiar com o velho, antes de realizar seu último desejo.
Curiosidades: A trama — um ladrão que ajuda um homem idoso a enterrar a esposa falecida — surgiu de uma notícia real e tomou forma emotiva no roteiro. Na primeira metade, há cenas são enquadradas por iris frame (círculo), técnica inspirada no cinema mudo, focando na tensão do encontro inicial, e depois o filme adota estética de western spaghetti, enquanto a dupla segue para o deserto rumo ao enterro. A paleta de cores vibrantes (azul e amarelo) confere uma atmosfera de melodrama pictórico nas cenas domésticas. Nguyễn Lê Hoàng Phúc, nascido em 1994, começou com curtas como “No Country for Smokers” (2020) e foi editor antes de empreender como realizador de longas-metragens.

The Exalted
Estônia/Grécia/Letônia, 2024, cor, drama, 1h38min., idiomas: letão, alemão e inglês
Direção: Juris Kursietis
Elenco: Egons Dombrovskis, Erika Eglija, Gerda Embure e Hanna Hilsdorf
Sinopse: A renomada organista alemã Anna descobre o envolvimento do marido letão em um escândalo de corrupção, abalando os alicerces da vida deles. Conseguirá ela lidar com essa nova realidade em relação ao marido?
Curiosidades: Juris Kursietis criou a história há cerca de seis ou sete anos, inspirado por casos reais de corrupção no país — e viu o tema ganhar urgência com a guerra na Ucrânia. A personagem principal, Anna, é uma renomada organista alemã interpretada por Johanna Wokalek, e não houve um compositor para a trilha oficial do filme, então a música que se ouve é da própria atriz tocando órgão. O filme conta com o trabalho de edição do premiado Yorgos Mavropsaridis (indicado ao Oscar por “A Favorita”).

A Useful Ghost/Pee chai dai ka
Tailândia/Singapura/Alemanha/França, 2025, cor, comédia/fantasia, 2h10min, idioma: tailandês
Direção: Ratchapoom Boonbunchachoke
Elenco: Davika Hoorne, Apasiri Nitibhon e Wisarut Himmarat
Sinopse: Após morrer de uma doença respiratória, o espírito de uma mãe “encarna” em um aspirador de pó para proteger seu marido quando ele começa a apresentar os mesmos sintomas.
Curiosidades: O filme teve sua estreia mundial no Festival de Cannes 2025, como parte da seleção oficial da Semana da Crítica, também elegível à Caméra d’Or e à Queer Palm. Vencedor do Grand Prix AMI Paris na prestigiada Semana da Crítica do Festival de Cannes 2025, tornando-se o primeiro filme tailandês premiado nessa categoria. Por trás da comédia, há críticas sutis sobre poluição, política laboral e tradição cultural, tudo amarrado com sarcasmo e humor absurdo.

Reedland/Rietland
Holanda/Bélgica, 2025, cor, drama, 1h45min., idioma: holandês
Direção: Sven Bresser
Elenco: Gerrit Knobbe, Anna Loeffen e Loïs Reinders
Sinopse: Quando o cortador de junco Johan descobre o corpo sem vida de uma menina em suas terras, ele é tomado por um ambíguo sentimento de culpa. Enquanto cuida da neta, ele parte em uma jornada para rastrear o mal.
Curiosidades: Primeiro longa-metragem holandês na seleção paralela da Semana da Crítica desde 1998. O protagonista Gerrit Knobbe, que interpreta Johan, é um cortador de cana‑de‑açúcar real, da região de Weerribben, descoberto pelo diretor. Na trama, o campo de juncos não é apenas cenário: é mote simbólico que reflete a culpa, o mistério e o silêncio do protagonista. O design de som destaca ruídos orgânicos — vento, passos no junco, estalos — como verdadeiros elementos narrativos.

Aisha Can’t Fly Away/Eayshat lam taeud qadiratan ealaa altayaran
Tunísia/Catar/Egito/Sudão, 2025, 120 min., drama, cor, idioma: árabe
Direção: Morad Mostafa
Elenco: Maha Mohammed Al-Adwani, Achai Ayom e Emad Ghoniem
Sinopse: Com inserção de cenas surrealistas e metafóricas, flertando com o subgênero body horror, o filme nos leva ao submundo da sociedade migrante africana no Cairo, e à tensão entre os diferentes grupos testemunhada por Aisha, uma jovem cuidadora somali.
Curiosidades: O filme teve estreia mundial no Festival de Cannes 2025, na seleção Un Certain Regard, e foi cotado ao prêmio Caméra d’Or. Após fazer sucesso com curtas, este é seu primeiro longa-metragem de Morad Mostafa, resultado de mais de três anos de desenvolvimento. O roteiro nasceu da vivência do diretor no bairro de Ain‑Shams, local onde nasceu, situado na cidade do Cairo, e inspirado por histórias de migrantes africanos. Este já é considerado um dos melhores filmes de 2025 por críticos europeus, mostrando potencial para impulsionar a carreira de Morad Mostafa.

Confession/Kokuhaku
Japão, 2024, 1h14min., cor, thriller, idioma: japonês
Direção: Nobuhiro Yamashita
Elenco: Nao Honda, Yang Ik-joon e Toma Ikuta
Sinopse: Dois amigos alpinistas, Asai e Ryu Ji-Yeong, ficam presos no meio de uma tempestade após um acidente. Ryu Ji-Yeong, acreditando seriamente que eles estão à beira da morte, decide revelar um segredo chocante de seu passado. No entanto, os dois sobrevivem, mas, por causa da revelação, o relacionamento entre eles vai ficando gradualmente tenso.
Curiosidades: Filme baseado no mangá “Confession” de Nobuyuki Fukumoto e Kaiji Kawaguchi, publicado em 1998 na Young Magazine Uppers. Ao contrário do mangá, onde Ishikura é japonês, o longa transforma o personagem confessor em um estudante coreano, Ryu Ji‑Yeong, interpretado por Yang Ik‑june. Com apenas 1h14min, o filme concentra uma noite inteira de suspense entre os dois protagonistas presos em uma cabana na montanha. Nobuhiro Yamashita — famoso por obras mais leves como “Linda Linda Linda” — aposta aqui em um thriller seco, com clima que lembra Alfred Hitchcock. A música, composta por Masa Takumi, reforça a atmosfera gélida e psicológica, intensificando a tensão.

The House with No Address/Adresi Olmayan Ev
Turquia/Grécia, 2024, cor 1h36min., ficção científica/thriller, idioma: turco
Direção: Hatice Askin
Elenco: Boran Kuzum, Zeynep Tugçe Bayat e Osman Sonant
Sinopse: Alper é um jovem promotor em ascensão em um país onde qualquer pessoa considerada culpada de um crime grave é excluída da sociedade. Mas quando sua mãe é condenada, Alper começa a questionar as regras que antes lutava para manter.
Curiosidades: Primeiro longa-metragem dirigido por Hatice Aşkın, nascida em 1991. O filme teve sua première mundial no Tallinn Black Nights Film Festival 2024, na Estônia. Durante sua formaçao cinematográfica, a diretora participou de masterclasses com diversos diretores e produtores de renome internacional, incluindo Kim Ki-duk, Györgi Palfi e Rüdiger Suchsland. Hatice Aşkın, que é formada como designer de produção cinematográfica, é também diretora do Festival Internacional de Cinema de Distopia, realizado na Turquia.

The Kiss of the Grasshopper/Der Kuss des Grashüpfers
Alemanha/Luxemburgo/Itália, 2025, cor, 2h8min., drama, idioma: alemão
Direção: Elmar Imanov
Elenco: Sophie Mousel, Lenn Kudrjawizki e Rasim Jafarov
Sinopse: Bernard, um homem excêntrico, vive com sua ovelha Fiete e tem hábitos peculiares. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando seu pai adoece. Bernard embarca em uma jornada surreal para recuperar a estabilidade e encontrar um sentido na vida.
Curiosidades: Segundo longa-metragem dirigido por Elmar Imanov. Filme selecionado para a seção Forum do Festival de Berlim 2025. O título do filme em alemão era originalmente Rastlos (“Inquieto”), mas foi alterado para “Der Kuss des Grashüpfers” (“O Beijo do Gafanhoto”). O roteiro foi escrito após a morte do pai do diretor em 2015. Na mensagem do filme, Imanov reflete diretamente sobre a dor, a perda e a transição para a maturidade. O cineasta concebe este longa como parte de uma trilogia de realismo mágico surreal, iniciada com “End of Season” (2019), e já está em desenvolvimento um terceiro filme, “Carla’s Enzo”, em parceria com o diretor italiano Adel Oberto.

Serviço
Festival Filmes Incríveis – 2ª Edição
Data: De 31 de julho a 13 de agosto
Horário: 16h
Onde: Cine Reag Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423
Valor: R$24 (inteira) e R$12 (meia-entrada, para estudantes e melhor idade).
Ingressos: Site ou bilheteria
Poltronas numeradas. Em todas as salas, cadeiras adequadas para obesos e espaço para cadeirantes.

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