Cena de ‘As Lágrimas Amargas de Petra von Kant’ (Foto: Reprodução/ Divulgação/ À La Carte)

Em junho, o À La Carte apresenta uma seleção especial com 16 novos títulos no catálogo, incluindo clássicos, romances inusitados e histórias provocadoras — com destaque para uma safra imperdível de filmes de Rainer Werner Fassbinder. Já estão no ar o premiado Metronom: A Rádio Pirata, o delicado As Memórias de Louloute, e os clássicos O Amor Bruxo, de Carlos Saura, Uma Mulher Singular, com Greta Garbo, e O Mensageiro do Diabo, com Robert Mitchum. No dia 12, chegam A História de O, Coma: O Inconsciente das Redes Sociais, O Amor Prejudica Seriamente à Saúde e Tudo que o Céu Permite, de Douglas Sirk. E no dia 19, entram em cartaz As Lágrimas Amargas de Petra von KantAs Aventuras de uma Francesa na Coreia, de Hong Sang-soo, Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos e outros títulos de Fassbinder que marcaram época.

Confira abaixo os detalhes:

ESTREIA 05 DE JUNHO

Metronom: A Rádio Pirata (Metronom)
Romênia, 2002, Drama, 1h42, 14 anos
Direção: Alexandru Belc
Elenco: Mara Bugarin, Serban Lazarovici e Vlad Ivanov
Sinopse: Romênia, outono de 1972. Ana, uma adolescente de 17 anos, descobre que o seu namorado fugirá definitivamente do país dentro de alguns dias. Os dois amantes decidem passar os últimos dias juntos.
Curiosidades: Terceiro longa-metragem do diretor Alexandru Belc, nascido em 26 de julho de 1980 em Brasov, Romênia. Filme Vencedor do Prêmio Un Certain Regard de Melhor Direção no Festival de Cannes 2022; Vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Gijón; Vencedor do Prêmio de Melhor Filme Internacional no Festival de Cinema de Jerusalém.

As Memórias de Louloute (Louloute)
França, 2020, Drama, Comédia, 1h27min, 14 anos
Direção: Hubert Viel
Elenco: Alice Henri; Laure Calamy; Bruno Clairefond
Sinopse: Louise revisita sua infância quando sua família decide vender sua fazenda. Há 20 anos, ela era Louloute, uma garotinha travessa e exuberante, ajudando o pai na fazenda, brigando com os irmãos e preocupando a mãe… de um mundo rural em extinção.
Curiosidades: Hubert Viel, além de assinar a direção, também atua no filme. Em 2013, Hubert Viel estreou seu primeiro longa-metragem, “Artémis, Cœur d’Artichaut”, uma comédia filmada em Super 8 e inspirada em Éric Rohmer e Jean-Luc Godard. O segundo longa-metragem do diretor, “Meninas na Idade Média”, lançado em 2016, é inspirado em filmes como “Perceval, o Gaulês” (1978), de Rohmer e “Francisco, Arauto de Deus” (1950), de Roberto Rosselini.

O Amor Bruxo (El Amor Brujo)
Espanha, 1986, Drama, Música, 1h40min, 14 anos
Direção: Carlos Saura
Elenco: Antonio Gades, Cristina Hoyos, Laura del Sol
Sinopse: Em uma aldeia cigana, os pais de Candela e José prometem seus filhos um ao outro. Anos depois, o infiel José se casa com Candela, mas enquanto defendia sua amante Lucía em uma briga, ele é esfaqueado até a morte. Carmelo, que secretamente ama Candela desde que ele era um menino, é preso enquanto ajudava José e injustamente enviado para a prisão. Quatro anos depois, ele é solto e declara seu amor por Candela. No entanto, a mulher é amaldiçoada por um amor enfeitiçado e todas as noites ela vai ao lugar onde José morreu para dançar com seu fantasma.
Curiosidades: Vencedor do Prêmio Goya 1987 de Melhor Fotografia. O filme é a terceira parte da trilogia flamenca de Saura que ele fez na década de 1980, da qual fazem parte “Bodas de Sangue” (1981) e “Carmen” (1983). A cantora ouvida na trilha sonora é a falecida Rocío Jurado. Um álbum da trilha sonora, atualmente fora de catálogo, foi lançado pela EMI. Antonio Gades, um dos protagonistas, foi um grande dançarino e coreógrafo de flamenco espanhol que ajudou a popularizar a arte no cenário internacional. Cristina Hoyos, que atua em um dos papéis principais, é uma atriz, dançarina, coreógrafa espanhola de flamenco, nascida em Sevilha, que, após uma carreira de sucesso mundial, abriu sua própria companhia de dança em 1988, que estreou no Teatro Rex, em Paris. Ela também desempenhou um papel importante nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona. Laura del Sol, que encarna a antagonista, é uma dançarina de flamenco e atriz de cinema espanhola, especialmente conhecida por seu papel-título no filme “Carmen”, também de Carlos Saura.

Uma Mulher Singular (A Woman of Affairs)
EUA, 1928, Drama, 1h38min, 14 anos
Direção: Clarence Brown
Elenco: Greta Garbo, John Gilbert, Lewis Stone, Johnny Mack Brown e Douglas Fairbanks Jr.
Sinopse: Diana Merrick (Greta Garbo), Neville (John Gilbert) e David (Johnny Mack Brown) foram companheiros de brincadeira na infância, membros da rica aristocracia britânica. Diana e Neville estão apaixonados, mas o pai do rapaz se opõe à união, desaprovando o estilo de vida da família Merrick.
Curiosidades: De todos os seus muitos diretores de cinema, pode-se presumir que Clarence Brown era o favorito de Greta Garbo . Eles fizeram sete filmes juntos nos 11 anos entre o primeiro, “O Diabo e a Carne” (1926), e o último deles, “Conquista” (1937). O filme foi baseado no romance best-seller de 1924 de Michael Arlen, “The Green Hat”, que ele adaptou como uma peça teatral de quatro atos em 1925. “The Green Hat” foi considerado tão ousado nos Estados Unidos que o filme não permitiu nenhuma associação com ele e foi originalmente renomeado para “A Woman of Affairs”, com os personagens também renomeados para apaziguar os censores. Em particular, o roteiro do filme eliminou todas as referências ao uso de heroína, homossexualidade e sífilis que estavam no cerne das tragédias envolvidas. Este foi o terceiro filme que uniu Greta Garbo e o astro John Gilbert.

ESTREIAS 12 DE JUNHO

A História de O (Histoire d’O)
França, 1975, Drama, 1h45 min, 12 anos
Direção: Just Jaeckin
Elenco: Corinne Cléry; Udo Kier; Anthony Steel
Sinopse: “O” é uma mulher livre e independente, que é levada por seu amante René a um castelo situado em Roissy, perto de Paris, onde ela se torna uma escrava de René e outros homens. No castelo, “O” é marcada a ferro quente com as iniciais de seu mestre e é submetida, por sua própria vontade e consentimento, a uma variedade de práticas sexuais sadomasoquistas.
Curiosidades: Cinco castelos diferentes foram usados ​​neste filme. Dirk Bogarde recusou o papel de Sir Stephen, pelo qual receberia US$ 350.000 por doze dias de trabalho. Christopher Lee também recusou o papel de Sir Stephen. Este filme levou a atriz Corinne Cléry a realizaar as primeiras cenas de nudez de sua carreira. O papel de “O” foi originalmente oferecido a Anulka Dziubinska, mas ela recusou seguindo o conselho de seu agente. O papel de “O” também foi oferecido a Brigitte Fossey, mas ela recusou devido à nudez exagerada. Por volta dos 34 minutos do filme, ocorre uma cena na qual Corinne Cléry sofreu uma lesão real no cotovelo direito. Originalmente este filme seria dirigido por Alejandro Jodorowsky e produzido por Allen Klein. Klein havia financiado os dois filmes anteriores de Jodorowsky, “El Topo” (1970) e “The Holy Mountain” (1973). No entanto, Jodorowsky aparentemente descobriu o feminismo durante as filmagens de “The Holy Mountain” e se recusou a fazer o filme ou a devolver adiantamentos substanciais, chegando a deixar o país para escapar das funções de direção.

Coma: O Inconsciente das Redes Socias (Coma)
França, 2022, Drama, Fantasia, 1h22min, 14 anos
Direção: Bertrand Bonello
Elenco: Julia Faure; Louise Labèque; Ninon François
Sinopse: Comportamento online e consumo de conteúdo pelos olhos de uma adolescente que mergulha o público em seus sonhos e pesadelos. Navegando entre sonhos e realidade, ela é guiada por uma YouTuber perturbadora e misteriosa, Patricia Coma.
Curiosidades: Vencedor do Prêmio FIPRESCI concedido na seção Encounters do Festival de Berlim 2022. Bertrand Bonello escreveu o roteiro do filme durante o lockdown na França em janeiro de 2021, causado pela pandemia de COVID-19, filmando em sua própria casa com uma equipe pequena e recursos limitados. Último trabalho do ator Gaspard Ulliel (que dublou o boneco Scott), falecido em 19 de janeiro de 2022, aos 37 anos, após sofrer um acidente de esqui. Segunda parceria do diretor Bertrand Bonello com os atores Gaspard Ulliel e Louis Garrel, após trabalharem juntos em “Saint Laurent” (2014). O filme é dedicado e inspirado na filha do diretor Bertrand Bonello, Anna Mouchette, que na época tinha 18 anos.

O Amor Prejudica Seriamente à Saúde (El Amor Perjudica Seriamente La Salud)
Espanha, 1996, Romance, Comédia, 1h57min, 12 anos
Direção: Manuel Gómez Pereira
Elenco: Ana Belén; Juanjo Puigcorbé; Gabino Diego
Sinopse: Dois jovens se encontram nos anos 60 como resultado de sua devoção a John Lennon, e têm um relacionamento recorrente durante os próximos trinta anos nos momentos mais estranhos, nos lugares mais diversos e durante momentos muito importantes que definiram várias décadas. Preste atenção enquanto um casal de atores mais jovens se alterna com o outro casal de atores mais velhos para recriar esse período de 30 anos nesta comédia hispano-francesa.
Curiosidades: O filme apresenta várias pequenas participações especiais por meio de imagens antigas e outros recursos, criando um interessante efeito cômico. Entre essas personalidades estão John Lennon, o Rei Juan Carlos I e suas filhas, além dos atores Javier Bardem e Aitana Sánchez-Gijón, e também do diretor Fernando Colomo. O filme estreou em 110 telas e arrecadou US$ 982.575 na semana, terminando em segundo lugar nas bilheterias espanholas, ficando atrás apenas do hollywoodiano “O Preço de Um Resgate”, estrelado por Mel Gibson. A ótima trilha musical inclui “Let It Be”, dos Beatles; “Imagine”, de John Lennon; e “Rock ‘n’ Roll Music”, de Chuck Berry.

Tudo Que o Céu Permite (All that heaven allows)
EUA, 1955, Drama, Romance, 1h29 min, 12 anos
Direção: Douglas Sirk
Elenco: Jane Wyman, Rock Hudson, Agnes Moorehead, William Reynolds e Glória Talbott
Sinopse: A atraente viúva Cary Scott é consideravelmente mais velha que o belo jardineiro e paisagista Ron Kirby. Deixando de lado as convenções do seu ciclo social e enfrentando todo tipo de julgamento, Cary luta por seu romance com Ron, que é injustamente visto como um aproveitador pelos amigos e familiares de Cary.
Curiosidades: A casa onde a personagem de Jane Wyman mora (nos fundos da “Colonial Street” da Universal) foi construída em uma propriedade alugada da Universal pela Paramount Pictures, originalmente para “Horas de Desespero” (1955), filme de William Wyler, estrelado por Humphrey Bogart. Grande parte do filme gira em torno do fato de que a personagem de Jane Wyman ser substancialmente mais velha que Rock Hudson, quando, na realidade, ela tinha 38 anos e ele 30. Gloria Talbott e William Reynolds, que interpretam os filhos adultos de Jane Wyman, nasceram em 1931. Portanto, Jane Wyman, nascida em 1917, era apenas 14 anos mais velha que eles. O diretor Douglas Sirk declarou em uma entrevista que a Universal viu “Tudo que o Céu Permite” como uma chance de repetir outro sucesso do diretor, “Magnífica Obsessão” (1954). Para esse fim, eles reuniram não apenas as estrelas Jane Wyman, Rock Hudson e Agnes Moorehead, mas também a maior parte da equipe de produção. Este filme inspirou “O Medo Consome a Alma” (1974), de Rainer Werner Fassbinder, em que uma mulher madura se apaixona por um homem árabe. Ele, ainda, foi parodiado por John Waters com seu filme “Polyester” (1981). “Longe do Paraíso” (2002), de Todd Haynes, é uma homenagem à obra do diretor Douglas Sirk, em particular este “Tudo que o Céu Permite” e “Imitação da Vida” (1959). François Ozon, por sua vez, em “8 Mulheres” (2002) apresenta cenas de inverno e veados que lembram este filme.

ESTREIAS 19 DE JUNHO

As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant (Die bitteren Tränen der Petra von Kant)
Alemanha, 1972, Drama, 2h4min, 12 anos
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Elenco: Margit Carstensen, Hanna Schygulla e Katrin Schaake
Sinopse: Petra Von Kant é uma estilista de prestígio autossuficiente, muito inteligente e arrogante. Sua principal companhia é Marlene, sua secretária, assistente e empregada, que ela não cansa de explorar. Petra se apaixona perdidamente pela oportunista Karin e o conturbado relacionamento abala profundamente suas emoções.
Curiosidades: Rainer Werner Fassbinder escreveu todo o roteiro do filme à mão durante um único voo de 12 horas de Berlim para Los Angeles. O filme foi rodado em dez dias. A pintura que cobre a parede do apartamento de Petra é uma ampliação gigantesca da tela “Midas e Baco”, de Nicolas Poussin, de 1629. Apesar de ser uma das personagens principais, a governanta Marlene é a única personagem que não tem nenhuma fala no filme inteiro. Mesmo que personagens masculinos sejam mencionados ou descritos, como o marido de Petra, o amante de Karin, o marido de Karin, etc., ao longo de todo o filme nenhum homem é mostrado, apenas mulheres. O filme foi produzido com tanta pressa que o nome da atriz principal está escrito incorretamente no título principal: “Margit Cartensen” em vez de Carstensen. “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant” e “O Casamento de Maria Braun” são considerados marcos do cinema europeu. Os dois filmes garantiram a Rainer Werner Fassbinder um lugar incontestável como artista e autor.

As Aventuras de Uma Francesa na Coréia (A Traveler’s Need)
Coréia do Sul, 2024, Drama, 1h30min, 14 anos
Direção: Hong Sang Soo
Elenco: Isabelle Huppert, Lee Hye-yeong e Kwon Hae-hyo
Sinopse: Uma francesa que costumava tocar flauta em um parque supera suas dificuldades financeiras ensinando francês a duas mulheres na Coreia do Sul. Ela encontra conforto deitando em pedras e recorre ao makgeolli — vinho de arroz típico da Coreia — para se sentir bem. Grande Prêmio do Júri Berlim 2024.
Curiosidades: Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim 2024. Terceira colaboração entre o diretor sul-coreano Hong Sang-soo e a atriz francesa Isabelle Hupperte, após realizarem juntos “A Visitante Francesa” (2012) e “A Câmera de Claire” (2017). Hong Sang-soo, além de dirigir, também assina o roteiro, a produção, a trilha musical, a direção de fotografia e a montagem do filme.

Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos (Nadie Hablará De Nosotras Cuando Hayamos Muerto)
Espanha, 1995, Drama, Crime, 1h44 min, 16 anos
Direção: Agustín Díaz Yanes
Elenco: Victoria Abril; Pilar Bardem; Federico Luppi
Sinopse: Escapando de gangsters que tentam matá-la por ser testemunha de um crime, Gloria (Victoria Abril), uma jovem de classe baixa, volta para Madri, Espanha, e para sua família. Lá, ela tenta encontrar trabalho e ganhar algum dinheiro…
Curiosidades: Vencedor de 8 prêmios Goya, o mais importante do cinema espanhol, incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz (Victoria Abril). Vencedor do Prêmio Especial do Júri e de Melhor Atriz (Victoria Abril) no Festival de San Sebastián. Treze anos depois, foi rodado um segundo filme com a personagem “Gloria Duque” (Victoria Abril), intitulado “Solo Quiero Caminhar”, também escrito e dirigido por Agustín Díaz Yanes. Muitas das cenas exteriores foram filmadas em Madri, na região central, e nos bairros de Salamanca e Puente de Vallecas.

Stromboli – Terra de Deus (Stromboli)
Itália, 1950, Drama, 1h21min, 16 anos
Direção: Roberto Rosselini
Elenco: Ingrid Bergman, Mário Vitale e Renzo Cesana
Sinopse: Karin, uma jovem dos países bálticos, casa-se com o pescador Antonio para escapar de um campo de concentração. Mas ela não consegue se acostumar com a vida difícil na vila de Antonio, Stromboli, ameaçada por um vulcão.
Curiosidades: Indicado ao Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza 1950. O diretor Roberto Rosselini não trabalhou com nenhum roteiro escrito, mas com algumas notas pessoais. Durante a produção deste filme, Ingrid Bergman teve um caso extraconjugal com o diretor Roberto Rosselini e engravidou. Os dois acabaram se casando e tendo três filhos. O escândalo resultante nos Estados Unidos a colocou na lista negra do mercado cinematográfico norte-americano, e ela foi até condenada por políticos e religiosos. Ela foi finalmente perdoada e acolhida de volta aos Estados Unidos após o sucesso de “Anastasia” (1956), mas sua carreira em Hollywood foi temporariamente encerrada por este filme. Anna Magnani, que estava tendo um caso com o diretor Roberto Rosselini, foi inicialmente escalada para o papel principal, mas foi descartada após Ingrid Bergman enviar a Rosselini uma carta expressando seu desejo de trabalhar com ele. Por despeito, Magnani decidiu montar a produção de “Vulcano” (1950) usando o mesmo enredo, filmado na mesma época e quase nos mesmos lugares de “Stromboli”. O filme foi rodado em inglês, então a versão italiana é dublada. Apesar de não falar italiano, Ingrid Bergman dublou a si mesma no idioma.

ESTREIAS 26 DE JUNHO

Cyrano de Bergerac (Cyrano de Bergerac)
EUA, 1950, Drama, 112 min, 14 anos
Direção: Michael Gordon
Elenco: José Ferrer, Mala Powers, William Prince
Sinopse: A história se passa entre 1640 e 1655. Cyrano de Bergerac é um herói romântico, que combate a covardia, a estupidez e a mentira. Ele ama sua prima, Roxane, moça inteligente, mas um tanto pedante, que gosta de ser cortejada com palavras bonitas e originais. O jovem Cristiano também a ama, mas não sabe falar com brilhantismo, ao contrário de Cyrano, que tem o dom da palavra. Cyrano, sem esperanças de conquistar a prima, em razão de ser bastante feio, resolve ajudar Cristiano a conquistá-la através das palavras.

Miss França (Miss)
França, 2020, Comédia, 107 min, 14 anos
Direção: Ruben Alves
Elenco: Alexandre Wetter, Isabelle Nanty e Pascale Arbillot
Sinopse: Desde criança, Alex tem a ambição de se tornar Miss França. Aos 24 anos, ele recupera o sonho de infância e, escondendo a sua identidade masculina, entra na competição pelo título da mais bela mulher francesa. Apoiado por sua excêntrica família, Alex vai enfrentando as fases do concurso e descobrindo um mundo de beleza, exigência e sofisticação, no qual o maior prêmio será a felicidade de ser ele mesmo.

O Comerciante das Quatro Estações (Händler der vier Jahreszeiten)
Alemanha, 1972, Drama, Romance, 1h 28min, 16 anos
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Elenco: Hans Hirschmüller, Irm Hermann, Hanna Schygulla
Sinopse: Hans Epp é um feirante de frutas. Sua escolha de trabalho desagrada sua burguesa família e se sentindo humilhado, ele passa a beber e a ter um comportamento violento. Mas, após se recuperar de um ataque cardíaco, o seu negócio começa a prosperar. Porém, quanto mais Hans se torna válido para a família, mais depressivo ele fica.

A Celestina (La Celestina)
Espanha, 1996, Drama, 1h32min, 16 anos
Direção: Gerardo Vera
Elenco: Penélope Cruz; Terele Pávez; Juan Diego Botto
Sinopse: O jovem nobre Calisto se apaixona por Melibea, a filha de um rico comerciante. O servo de Calisto, Semprônio, sugere que eles chamem a feiticeira Celestina para promover o romance. No entanto, o outro servo de Calisto, Parmeno, desconfia de Celestina, pois ele sabe sobre seus truques. Depois que Celestina convence Melibea do amor de Calisto e organiza um breve encontro clandestino entre eles, Calisto dá a Celestina uma valiosa corrente de ouro. Ambos os servos não estão satisfeitos com as prostitutas fornecidas por Celestina e exigem mais dela, desencadeando assim uma sequência dramática de eventos.

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