O filme Amarela, pré-indicado ontem pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas (The Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS), de Hollywood, na categoria Curta-Metragem Live-Action do 98º Academy Awards®, o Oscar, foi exibido em mais de 100 festivais, em 35 países. O filme passou por importantes palcos do cinema mundial, como o Festival de Cannes 2024, onde disputou a Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem; o Festival de Havana (Melhor Curta de Ficção); o Chicago Southland International Film Festival (Melhor Curta de Drama); HollyShorts; Clermont-Ferrand; Hollywood Shortsfest (Melhor Curta); e o Festival Tous Courts (Grand Prix). Recentemente, também foi o vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas no Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo.
O anúncio com os cinco finalistas ao Oscar será em 22 de janeiro de 2026 e a premiação está programada para 15 de março.
Segundo o autor e diretor, André Hayato Saito, é uma alegria imensa representar não só as pessoas amarelas do Brasil, mas também fazer ecoar uma história que fala sobre os filhos das diásporas globais, que crescem tentando costurar identidade, afeto e pertencimento. Tal reconhecimento afirma que histórias Amarelas importam, que essa presença existe, resiste e merece ser vista. “Ver um filme como ‘Amarela’ seguir adiante rumo ao Oscar e voar tão longe é, por si só, um gesto de cura – para nós, para nossas famílias, para nossos ancestrais e, principalmente, para as próximas gerações, que poderão se olhar na tela e se reconhecer”, celebra Saito, que escreveu a obra junto a Luigi Madormo, Tatiana Wan e Éri Sarmet.
‘Amarela’ é a terceira parte da trilogia de curtas da MyMama Entertainment com o cineasta, que investiga sua ancestralidade japonesa a partir de um olhar autoral e íntimo. Tal busca identitária teve início com o curta-metragem Kokoro to Kokoro, que abordou os laços de amizade entre sua avó paterna e sua melhor amiga japonesa. O filme foi eleito melhor documentário de curta-metragem no Roma Short Film Festival, ganhou menção honrosa no Tokyo International Short Film Festival e concorreu ao Redentor na Premiere Brasil no Festival do Rio.
A trilogia seguiu com Vento Dourado, obra que tem como personagem principal sua avó materna, Haruko Hirata, que aos 94 anos se encontra no limiar do existir. O curta passou por importantes festivais como Sheffield Doc Fest, Moscou, Festival do Rio e Kinoforum, e concorreu ao Grande Otelo, indicado a Melhor Curta-Documentário na Academia Brasileira de Cinema.
Já Amarela se passa em São Paulo, em julho de 1998. No dia da final da Copa do Mundo entre França e Brasil, Erika Oguihara (interpretada por Melissa Uehara), de 14 anos, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa, está ansiosa para comemorar um título mundial pelo seu país. Em meio a tensão que progride durante a partida, Erika sofre com uma violência que parece invisível e adentra em um mar doloroso de sentimentos.
Para as produtoras Mayra Faour Auad, Gabrielle Auad e Ilda Santiago, amplificar o cinema de André Hayato Saito é amplificar uma reflexão profunda sobre identidade e ancestralidade. Mayra, cita a frase de Ailton Krenak para traduzir esse encontro: ‘Você não pode se esquecer de onde você é e nem de onde você veio. Isso não é importante só para o indivíduo, é importante para o coletivo, para uma comunidade humana saber quem ela é, saber para onde ela está indo’.
“Esse passo e reconhecimento nos emociona porque é fruto de uma relação construída com tempo, confiança e entrega. Trabalhar com Saito é compartilhar um processo criativo raro, guiado por sensibilidade, generosidade e profundo respeito mútuo”, afirma Mayra Faour Auad, Produtora e Fundadora da MyMama Entertainment.

Ficha Técnica
- Título: ‘Amarela’
- Uma Produção: MyMama Entertainment
- Dirigido por: André Hayato Saito
- Elenco: Melissa Uehara, Ricardo Oshiro, Carolina Hamanaka, Kazue Akisue, Pedro Botine, Joana Amaral, Lorena Castro, Kadu Oliveira, Izah Neiva, Yuki Sugimoto, Bruno Dias, Naoki Takeda, Bernardo Antônio, Adriana Hideshima, Alice Saori, Takao Yabu.
- Escrito por: André Hayato Saito, Luigi Madormo e Tati Wan
- Construção de Personagens: Éri Sarmet
- Produzido por: Mayra Faour Auad, Gabrielle Auad e Ilda Santiago
- Coproduzido por: André Hayato Saito e Tati Wan
- Produção Executiva: João da Terra
- Coordenação Executiva: Luísa Durães
- Business Affairs: Isabel Abduch
- Produtores Executivos: Rodrigo Pasianotto, Jacqueline Sato, Alejandro Saevich, Stefan Kozak, Ana Kozak
- Produção Associada: Nelson Sato and Fernando Camargo
- Em Associação com: Fernanda Takai, Madre e Sato Company
- Direção de Arte: Luana Kawamura Demange
- Direção de Fotografia: Hélcio Alemão Nagamine
- Montagem: Caroline Leone
- Produção de Elenco: Gy Ogata
- Figurino: Yuri Kobayashi
- Trilha Sonora Original: Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo
- Direção de Produção: Toti HigashiPreparação de Elenco: Marina Medeiros
- Direção de Fotografia (2a Unid): Danilo Arenas Ireijo
- Caracterização: Mima Mizukami
- Produtora de Objetos: Vanessa Utimura
- 1º Ass de Direção: Carolina Sentelhas
- Desenho de Som: Guile Martins
- Cor: Clandestino
- Pós-produção: Flow VFX
- Produção Associada: Cesar Nery
- Colaboração no Roteiro: Luana Kawamura Demange, Jacqueline Sato, Érica Suzuki e Caroline Leone
- Assistente de Roteiro de Ensaio: Larissa Murai
- Som Direto: Samuka Braga
- Chefe de Elétrica: Russo Arildo
- Chefe de Maquinária: Ademir Silva
- Produção de Locação: Dani Façanha e Cristiano Silveira
- Produção de Arte: Renata Thina
- Ass de Produção: Lira Kim
- 2ª Ass de Direção: Subúrbia
- Produção de Figuração: Nalin Junior
- Coreógrafo de Luta: Dani Hu
- Imagens Adicionais (Japão): Yoshioka Hidetake e Hayashi Genya
- 1ª Ass de Câmera: Gabriela Akashi
- 2ª Ass de Câmera: Camila Rodrigues Yano
- Ass de Câmera 2a Unidade: Gustavo Barros Uehara e Giovanny Oliveira
- Foto Still: Alex Takaki
- Ass de Figurino: Giovanna Naomi
- Ass de Objetos: Akemi Shimada
- Cabeleireiro: Victor Marques
- Ass de Arte: Isabella Nakano
- Ass de Figurino Extra: Ana Paula Hamaguchi
- Platô: Vitinho
- Contrarregra: Marcelo Miranda
- 1º Ass de Elétrica: Zequinha
- 2º Ass de Elétrica: Geovane Santos e Netto Pica-pau
- 1º Ass de Maquinária: Alan Alberto
- 2º Ass de Maquinária: Victor Ferreira e Vini Gigante
- Video Assist: Iasha Salerno
- Logger: Daniel Pereira
- Camareira: Karina Santos
- Ajudante de Arte: Bruno Yoshicava e Fernando Strativary
- Ass de Platô: Alberes Souza, Paçoca e Nobru
- Catering: Casa Catering Jeff
- Seguranças: Santana e Fulvio
- Porteiro: Sandro
- Van de Elenco, Câmera e Arte: Foco Brasil Transportes
- Doblô de Figurino: James e Tony
- Pick Up de Produção: Denis Diniz
- Motorista de Produção: Beto Fernandes
- Ônibus de Cena: João Carlos Vieira de Souza
- Motorista e Cobrador: João Batista Sousa e Matheus da Silva Ribeiro
- Estrutura de Produção: Casa do Produtor
- Equipamentos de Câmera: Locadora Digital 35
- Equipamentos de Luz: Locall
- Trilhos: Dlight
- Acervo de Arte e Figurino: Acervo Utimura e Pandora Box
- Apoio: Viação Grajaú (ônibus)
Equipe MyMama Entertainment
- Produção Executiva: João da Terra e Andrea Lanzoni
- Business Affairs & Desenvolvimento: Isabel Abduch
- Coordenação Executiva: Eduarda Galvão e Luisa Durães
- Assistente de Coordenação Executiva: Vicky Mazzia
- Social Media & Designer: Eduardo Reis
- Direção de Produção: Latino Melo
- Coordenação de Pós-produção: Fezão Barbieri
- Finalização: Raphael Tarso e Diogo Beber
- Assistente de Finalização: Vitor Torres
- CFO: Clayton Ricardo
- Coordenação de Financeiro: Gustavo Pitta
- Assistente de Financeiro: Rose Cardoso
- Assistente Administrativa: Edilania Leite
- Assessoria Jurídica: Maluf & Moreno
- Assessoria Contábil: FPJ
- Assistente de produção/motoboy: Diogo Leite
Agências de PR
- Marcelo Affini e Mara Cristina Baptistini, Casa do Bom Conteúdo – MyMama Entertainmeent
- Juliana Sakae, Sakae PR (Brasil)
- Adam Seagal, 2050 Group (Nova York)
- David Magdael, David Magdael PR & Associates (Los Angeles)
- Social Media & Designer: Eduardo Reis
Agente de Vendas Internacional
- Salaud Morisset International Distribution
Clandestino
- Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo
- Coordenação de Pós-produção: Gabriel Alvim
- Conform: Lira Kim
- Quality Control: Bruno Trindade
- Edição Online: Luiza Freire
- Atendimento: Elciane Magda
- Financeiro: Silvia Dotta
- Administrativo: Gabrielle Dotta
- Mídias Sociais: Carla Ribeiro
- Supervisão Geral: Alexandre Cristófaro
Apoio: Flow VFX, Clandestino, Studios Ohm
Agradecimentos: ACREC, Tia Nilda Hideshima, Tio Mário Hideshima, Tia Helena e Tio Laércio, Tia Izumi e Tio Takao, Tia Aiko e Tio Takeshi, Tia Alda e Tio Kiyoshi, Tio Sadao e Tia Ivone, Tia Michiko e Tio Marcil, Flavinha Hideshima, Rodrigo Hideshima, Tia Anita Kodama, Lords Diversões, Wan Yu Chih, Marcello Uehara, Kid Burro, Ana Kinukawa, Renata Racy, Paulo Marco de Souza, Bárbara Lopes, Joana Duchiade, Cacau Idegushi, Poroiwak, Família Fernandes, Família Saito, Satya Fernandes Saito Wan.



