
Em homenagem a Haroldo Costa, o Curta! exibe Hoje (17), às 22h35, o documentário Brasiliana – O Musical Negro Que Apresentou o Brasil ao Mundo, de Joel Zito Araújo, sobre o grupo artístico criado na década de 1950, que combinava dança, teatro e música com forte presença da cultura afro-brasileira. O filme também pode ser visto na quinta-feira(18), às 16h35, e na sexta-feira(19), às 10h35, e está disponível no CurtaOn – Clube de Documentários. Haroldo faleceu no último sábado, 13, no Rio de Janeiro, aos 95 anos.
Produtor, ator, escritor e sambista, Haroldo Costa nasceu no Rio, em 1930. Iniciou sua carreira como artista no Teatro Experimental do Negro e foi um dos fundadores do “Teatro Folclórico Brasileiro”, onde atuou como diretor artístico e bailarino. Foi integrante do grupo artístico Brasiliana, que viajou por mais de 90 países durante seus quase 25 anos de existência, levando o samba, a capoeira, a macumba, o maracatu e a história dos negros no Brasil.
O documentário, vencedor do Festival In-Edit Brasil deste ano, traz depoimentos de ex-integrantes da companhia, incluindo bailarinos, coreógrafos e empresários, entre eles Haroldo Costa, Gino Askanasy, Valter Ribeiro, Domingos Campo, Joel Zito, Nelson Lima, Spirito Santo, Raquel Trindade. Imagens de arquivo, documentos, fotos e recortes de jornais e revistas ajudam a recompor a história esquecida da companhia, bem como a relação entre seus membros, as muitas viagens e os desdobramentos de suas atividades artísticas e as repercussões do trabalho da Brasiliana na construção do imaginário que se tem do povo brasileiro presente até hoje em diversos países.
“Nós trabalhamos nos melhores e nos piores lugares nessa turnê toda”, relembra Haroldo em depoimento para o documentário, sobre os espetáculos do musical ‘Brasiliana’.
O CurtaOn – Clube de Documentários é o streaming do Curta!, disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). Novos assinantes no site oficial e no Prime Video Channels têm direito a sete dias de degustação gratuita. O catálogo é formado por centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades.
SERVIÇO:
“Brasiliana, o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo” resgata a trajetória da companhia de teatro de revista Brasiliana que percorreu mais de 90 países ao longo de seus 25 anos de atividade. Direção: Joel Zito Araújo Duração: 82 min Classificação: A Livre Horários: dia 17 de dezembro, às 22h35; dia 18 de dezembro às 02h35 e às 16h35; dia 19 de dezembro, às 10h35
Grupo Curta!
• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades — que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.
• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo.
• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.
• A Curta! Cine-Distribuidora visa impulsionar a produção nacional de longas-metragens oferecendo apoio estratégico diferenciado a projetos de ficção e documentário para o público adulto.



