
A 5ª edição da PerifaCon, maior convenção nerd das favelas, reuniu mais de 5 mil pessoas no último fim de semana na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, em São Paulo. Durante dois dias, o espaço se tornou o epicentro da cultura pop brasileira, conectando games, quadrinhos, cinema, empregabilidade e empreendedorismo em uma programação gratuita e diversa.
Foram mais de 180 artistas no Beco dos Artistas, 50 estúdios independentes de games, painéis com nomes como Diva Depressão, EntreMigas, Irmão do Jorel, Podpah e o elenco do filme A Própria Carne, além de encontros com a Turma da Mônica e concurso de cosplay.
A programação também contou com a presença da Globo, que promoveu os painéis “Novela: Da ideia à tela”, mediada pela jornalista e apresentadora Foquinha, e também a Sessão da Tarde, que levou nostalgia e diversão ao público.
“Ver a PerifaCon crescer é ver um sonho coletivo tomando forma. Cada edição é um lembrete de que a cultura pop pode mudar vidas, gerar oportunidades e transformar o olhar sobre as periferias”, afirma Andreza Delgado, criadora da PerifaCon.
Em um dos momentos mais marcantes, o Teatro Transpetro ficou lotado durante o bate-papo com o elenco de A Própria Carne, dirigido por Ian SBF, que também esteve no palco. Outro destaque foi o Perifa Emprega por BRQ, que promoveu debates sobre inteligência artificial, moda autoral e oportunidades de carreira na indústria criativa.
Com patrocínio do Governo Federal, Transpetro (via Lei Rouanet), BRQ, Mercado Livre, Garena e Maurício de Sousa Produções, além do apoio da Globo, Podpah Social, Governo Estadual, Chatrone e COPAG, a edição de 2025 da PerifaCon, produzida pela agência HUSTLERS.BR, consolidou-se mais uma vez como um dos principais polos de diversidade, criatividade e inclusão do país.
Encerrando o ano com sucesso, a PerifaCon segue com uma série de projetos voltados à formação profissional, empregabilidade e valorização da produção cultural das periferias, além de já confirmar a próxima edição para 2026. Até o final do ano, seguem as atividades do Instituto PerifaCon, com projetos como o PerifaCon Visita, que leva experiências educativas a instituições e escolas públicas, e o PerifaCon Emprega, que oferece consultoria e oportunidades para talentos e outros projetos de periferia.
Além disso, novembro marca o lançamento da primeira turma de oficinas de introdução à cultura geek na nova sede, localizada em Paraisópolis. “O evento passou, mas não acabou. Em 2026, queremos ir ainda mais longe, reunindo mais gente e fortalecendo a presença da cultura nas comunidades”, finaliza Fernanda Cintra, Diretora Executiva da PerifaCon.



Viva a Cultura!!!👏👏👏