Cena do longa-metragem ‘O Planeta dos Macacos’ (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Na edição de outubro, o #CineCiência, programa mensal do MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, traz o grande clássico da ficção científica O Planeta dos Macacos. O filme de 1968, dirigido por Franklin J. Sshaffner e baseado no romance de Pierre Boulle, ganha sessão seguida por debate no domingo (19), às 15h. O convidado é o físico Luis Carlos Menezes (USP), e a mediação do bate-papo é feita por José Luiz Goldfarb, coordenador do #CineCiência.

Sobre o filme
O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, dir. Franklin J Schaffiner, 1968, EUA, 112 min, 12 anos) – Estrelado pelo ator Charlton Heston, o filme se baseia na experiência de um astronauta sobrevivente de uma missão espacial, que aterrissa em um planeta igual à Terra e descobre que uma raça de macacos falantes domina e escraviza seres humanos, que são mudos. A cena final do filme é antológica e marcou a história do cinema, sendo o filme considerado um libelo anti-Guerra Fria.

Sobre o convidado
Luis Carlos Meneses é bacharel, mestre e doutor em Física, com certificações pela Universidade de São Paulo (USP), Carnegie Mellon University, nos EUA, e Universitat Regensburg, na Alemanha, respectivamente. É professor sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e orientador do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da mesma universidade. Atua na área de educação, em formação de professores, ensino básico, ensino de física e de ciências.

Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb, coordenador do #CineCiência, possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP.

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Goodstorage, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Volkswagen, EAÍ?! Marketing, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.

Serviço | #CineCiência – O Planeta dos Macacos
Data: 19.10, às 15h
Local: Auditório LABMIS (66 lugares) – Avenida Europa, 158 – Jd. Europa – São Paulo
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação: 12 anos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui