(Des)controle, dirigido por Rosane Svartman e Carol Minêm, terá pré-estreia mundial no Festival do Rio 2025, a maior vitrine do cinema nacional. A sessão de gala para convidados será nesta quinta-feira (9), às 21h45, no histórico Cine Odeon – CCLSR, no Centro do Rio de Janeiro. A noite terá presença das diretoras, da produtora Iafa Britz, que criou o argumento da história, e de grande parte do elenco: Carolina Dieckmmann, Caco Ciocler, Julia Rabello, Stefano Agostini, Rafael Fuchs, Mouhamed Harfouch, Assucena, entre outros. O longa tem nova previsão de estreia: 5 de fevereiro de 2026, nos cinemas de todo o país.
Inspirado em histórias verdadeiras, (Des)controle traz Carolina Dieckmmann em uma performance que transita em emoções extremas. A personagem precisa lidar com a antiga adicção enquanto a vida segue seu curso, numa corda bamba em busca do controle, tentando desesperadamente preservar suas conquistas, responsabilidades e afetos.
O filme também retrata o impacto do alcoolismo na família de Kátia e a importância de uma rede de apoio, reunindo nomes de peso nestes papéis: Irene Ravache e Daniel Filho, como pais da escritora; Caco Ciocler, como o marido; e Júlia Rabello, interpretando a melhor amiga e também agente de Kátia. Já Stefano Agostini e Rafael Fuchs Müller interpretam os filhos, que acabam lidando pela primeira vez com o alcoolismo da mãe. “(Des)controle” conta ainda com participações especiais de Mouhamed Harfouch e Assucena, entre outros.
O argumento é de Iafa Britz; o roteiro, assinado por Felipe Sholl e Iafa Britz, com colaboração de Bia Crespo e Gabriel Meyohas, e supervisão de Rosane Svartman. O filme, que conta com investimento do FSA, é uma coprodução com a Sony Pictures e a Elo Studios, que também farão a distribuição.
Sinopse
“(Des)controle” acompanha a história de Kátia Klein, escritora bem-sucedida e mãe dedicada, que vê sua vida sair do eixo quando passa por um bloqueio criativo que a impede de trabalhar, além de um casamento em ruína. Isso tudo ao mesmo tempo que administra o acúmulo das demandas de seus dois filhos e de seus pais. Sobrecarregada e em busca de um alívio, ela passa de uma simples taça de vinho ao descontrole total, reativando seu alcoolismo. Protagonizado por Carolina Dieckmmann, acompanhada de grande elenco, é um drama envolvente, com pitadas de humor que busca discutir o alcoolismo e mostrar a vida como ela é.
Ficha técnica:
- Direção: Rosane Svartman e Carol Minêm
- Produção: Iafa Britz e Sabrina Nudeliman Wagon
- Roteiro: Felipe Sholl e Iafa Britz
- Supervisão de roteiro: Rosane Svartman
- Colaboração no roteiro: Bia Crespo e Gabriel Meyohas
- Argumento: Iafa Britz
- Produção Executiva: Bárbara Isabella Rocha e Mauro Pizzo
- Direção de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr, ABC
- Direção de Arte: André Weller
- Figurino: Márcia Tacsir e Mel Akerman
- Montagem: Marcelo Moraes, edt.
- Trilha Sonora Original: Ruben Feffer e Gustavo Monteiro
- Elenco: Carolina Dieckmmann, Caco Ciocler, Júlia Rabello, Irene Ravache, Daniel Filho e grande elenco
- Produção: Migdal Filmes
- Coprodução: Elo Studios, Sony Pictures, RioFilme
- Distribuição: Elo Studios, Sony Pictures
O filme conta com investimento do Fundo Setorial do Audiovisual.
