
A Academia de Artes e Ciência Cinematográficas (The Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) de Hollywood, entidade responsável pela premiação do Oscar, homenageou os alunos vencedores de faculdades e universidades de todo o mundo na 52ª cerimônia do Student Academy Awards®. As colocações de ouro, prata e bronze foram anunciadas e os troféus entregues durante uma cerimônia realizada no Ziegfeld Ballroom, em Nova York, em parceria com a Rolex. Todos os premiados agora estão elegíveis à principal cerimônia do cinema mundial, da própria Academia: a 98ª edição do Oscar, em 2026.
Este ano, a competição do Student Academy Awards recebeu 3.127 inscrições de 988 faculdades e universidades de todo o mundo. Com comentários do CEO da Academia, Bill Kramer, e da presidente da Academia, Lynette Howell Taylor, os apresentadores das categorias da noite incluíram o governador do ramo de atores da Academia, Lou Diamond Phillips, e os cineastas Craig Brewer, Jon M. Chu e Alex Woo. A cerimônia de 2025 está disponível para assistir aqui .
As colocações do Student Academy Award de 2025 são:
Alternativo/Experimental
Ouro: Xindi Zhang, “A Canção dos Vagabundos”, Universidade do Sul da Califórnia
Prata: Vega Moltke-Leth, “Sem Perfeição”, Universidade de Copenhague, Dinamarca
Bronze: Mati Granica, “flower_gan,” London College of Communication, Reino Unido
Animação
Ouro: Tobias Eckerlin, “A Sparrow’s Song”, Academia de Cinema de Baden-Württemberg, Alemanha
Prata: Lucas Ansel, “O Pianista de 12 Polegadas”, Escola de Design de Rhode Island
Bronze: Sofiia Chuikovska, Loïck du Plessis D’Argentré e Maud Le Bras, “A Timidez das Árvores”, Gobelins, França
Documentário
Ouro: Tatiana McCabe, “Marés da Vida”, Universidade do Oeste da Inglaterra, Bristol, Reino Unido
Prata: Rebeka Bizubová, “Confissão”, Academia de Artes Cênicas de Bratislava, Eslováquia
Bronze: Jane Deng, “Eu Lembro”, Universidade de Nova York
Narrativa
Ouro: Jan Saczek, “Dad’s Not Home”, Escola de Cinema Krzysztof Kieślowski, Polônia
Prata: Meyer Levinson-Blount, “Mancha de açougueiro”, Universidade de Tel Aviv, Israel
Bronze: ZEFAN, “Kubrick, Like I Love You”, Universidade de Columbia
As primeiras homenagens foram para a Universidade de Copenhague, Gobelins, Escola de Cinema Krzysztof Kieślowski, Academia de Artes Cênicas de Bratislava, London College of Communication e Universidade do Oeste da Inglaterra, Bristol.
Todos os filmes vencedores do Student Academy Award são elegíveis para concorrer ao 98º Oscar® nas categorias Curta-Metragem de Animação, Curta-Metragem Live Action ou Curta-Metragem Documentário. Os vencedores de 2025 juntam-se a outros vencedores do Student Academy Award®, como Patricia Cardoso, Pete Docter, Spike Lee, Patricia Riggen e Robert Zemeckis. Os vencedores anteriores receberam 69 indicações ao Oscar® e ganharam ou dividiram 15 prêmios.
O Student Academy Awards foi criado em 1972 para fornecer uma plataforma para talentos globais emergentes, criando oportunidades dentro da indústria para mostrar seu trabalho.
Sensacional!!!👏👏👏👏🥰🥰🙏🏻🙏🏻