Cena do curta-metragem baiano ‘Nevrose’ (Foto: Carolina Guerreiro)

O curta-metragem Nevrose faz sua estreia mundial no Atlanta Women’s Film Festival, entre os dias 24 e 28 de setembro, em Atlanta (Geórgia), nos Estados Unidos. Dirigido pela cineasta Ana do Carmo e com produção executiva de Rubian Melo, o filme terá exibição no dia 26. Na trama, uma médica se torna obcecada em salvar vidas, após ser consumida pela culpa pela morte da filha. Tudo muda quando seu caminho se cruza com o de uma suicida que não deseja ser salva.

“É uma alegria imensa produzir cinema em nosso território e, a partir dele, conseguir cruzar fronteiras geográficas, levando nosso olhar e nossas histórias para o mundo. Ver nosso filme chegar a Atlanta é motivo de orgulho, sobretudo em um festival que celebra a assinatura artística de mulheres. Estar nesse espaço com uma obra concebida e realizada por uma equipe majoritariamente feminina e negra é reafirmar a potência e pluralidade do cinema baiano e brasileiro. Mais do que exibir um filme, é compartilhar perspectivas de mundo e repaginar imaginários, afirmando que temas existencialistas também nos pertencem”, comenta Ana do Carmo, diretora do filme.

Adaptado dos contos Nevrose e A Suicida de Délia, escritora do século XIX, o filme é derivado do corte da diretora do capítulo homônimo, que integrou o longa-metragem antológico Insubmissas. Para a cineasta, essa versão traz um novo olhar sobre a obra. “Como artista, revisitar essa obra e mergulhar em um novo corte foi uma experiência transformadora. Cada ajuste de ritmo, cada cena ressignificada, abriu caminhos para aprofundar ainda mais a dimensão dramática das personagens. Trabalhar esse novo olhar foi também um exercício de escuta: compreender os silêncios, as pausas, os gestos que dizem tanto quanto as palavras. Trazemos na nossa narrativa um convite a encarar o abismo que nos habita e, ao mesmo tempo, reconhecer a força que emerge ao atravessá-lo”, afirma.

Com produção executiva de Rubian Melo, Nevrose é realizado pela Daza Filmes e Saturnema Filmes e tem distribuição da Tarrafa Produtora e Distribuidora. O suspense de 16 minutos traz em seu elenco a atriz Josi Varjão, como a protagonista Francisca, além de Tainah Paes como Elizabete, Sara Barbosa como Romina e o ator Jota Silva como Jorge.

Após o Atlanta Women’s Film Festival, nos Estados Unidos, a próxima parada é no Rio de Janeiro, no “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e outras Diásporas – 18 anos”, para a estreia nacional. O evento ainda não divulgou data de realização.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui