Cena de ‘Firmina’, de Izah Neiva, grande vencedor do evento (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Mostra Fama)

Na noite do último domingo, 17 de agosto, foram anunciados os vencedores da 8ª Mostra de Cinema de Fama, localizada às margens do Lago de Furnas — conhecido como o Mar de Minas Gerais.

O grande vencedor foi o filme “Firmina”, de Izah Neiva (SP), que conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção. O júri foi composto por Julia Katharine (SP), Carien Bastos (RJ) e Fernanda Thuran (RJ).

Na Mostra Mineira, o prêmio de Melhor Filme foi para “No Início do Mundo”, de Gabriel Marcos, da cidade de Contagem. A Menção Honrosa foi concedida ao filme “Aruê, Jerônimos”, de Matheus José Vieira, da cidade de Passos. O júri desta categoria contou com Érika TobiasAleques Eiterer e Matheus Rufino.

Já na Mostra Animação, o júri — formado por Alexandre BarillariEva Pereira e Mônica Trigo — concedeu o prêmio de Melhor Animação Nacional ao filme “Kabuki”, de Tiago Minamisawa (SP), e o de Melhor Animação Internacional a “Animetro” (Аниметро), da diretora Natalia Grofpel (Rússia).

Para completar o Prêmio Cardume,  foi para  “Kabuki”, de Tiago Minamisawa (SP). O filme foi selecionado pela equipe de curadoria da Cardume – plataforma de streaming dedicada a curtas-metragens brasileiros –  que oferece um prêmio de aquisição em dinheiro para o licenciamento do filme.

Realizada pelo Instituto Gesto, com direção de Aryanne Ribeiro, consultoria de Mónica Trigo e apoio da Prefeitura Municipal de Fama, a 8ª Mostra de Cinema de Fama aconteceu entre os dias 14 e 17 de agosto, com o tema “Territórios do Olhar”. Nesta edição, foram homenageados o ator Fernando Alves Pinto, o maestro e compositor Wagner Tiso, e Pedro Paulo Alves. Ao todo, a Mostra exibiu 43 filmes distribuídos entre as mostras competitivas, mostra infantil, curtas realizados por alunos da região, além de uma série de atividades paralelas com debates, encontros e o show do artista local Dru e a Luz Azul.

Abaixo a lista dos vencedores:

MOSTRA FAMA
MELHOR FILME E DIREÇÃO 

Firmina, de Izah Neiva (SP)

MOSTRA MINEIRA- MELHOR FILME
No início do mundo, de Gabriel Marcos
Contagem – MG

MOSTRA MINEIRA – MENÇÃO HONROSA
Aruê, Jerônimos, de Matheus José Vieira
Passos – MG

MOSTRA ANIMAÇÃO NACIONAL – MELHOR FILME
Kabuki, de Tiago Minamisawa
SP

MOSTRA ANIMAÇÃO INTERNACIONAL – MELHOR FILME
Animetro (Аниметро), de Natália Grofpel
Rússia

PRÊMIO CARDUME
Kabuki, de Tiago Minamisawa
SP

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui