
Entre a próxima quinta-feira (7) e o dia 19 de setembro, os municípios de Campinas, Mogi Mirim e Mogi Guaçu (SP) serão palco do projeto Cultura Videomaker, que oferece oficinas gratuitas de produção de vídeo utilizando o celular como ferramenta criativa. A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da LiuGong e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Voltado para jovens a partir de 13 anos, o projeto tem como missão democratizar o acesso à linguagem audiovisual, promover inclusão digital, estimular a criatividade e abrir novas perspectivas profissionais por meio da produção de conteúdo. Ao final da formação, os participantes receberão certificados de conclusão e terão seus trabalhos exibidos em um grande evento gratuito para a comunidade.
Oficinas práticas com foco em criação e identidade
Ao todo, serão 4 turmas de oficinas oferecidas em instituições divididas nas três cidades:
- Campinas (SP): Casa do Lago e Fazenda Roseira;
- Mogi Guaçu (SP): ESCOLA EE Profª Ângela Maria da Paixão Costa;
- Mogi Mirim (SP): E.E. Valério Strang em parceria com o ICA – Instituição de Incentivo à Criança.
Cada turma oferece vagas para 20 alunos que terão a oportunidade de aprender audiovisual a partir da prática como eixo central da aprendizagem, aliando fundamentos técnicos de vídeo à expressão pessoal dos jovens.
A proposta é inspirada na pesquisa “Juventudes e Conexões”, que aponta o papel central da internet e da produção de conteúdo na construção da autoestima e da autonomia entre jovens brasileiros. Nesse contexto, o Cultura Videomaker oferece ferramentas acessíveis para que eles sejam também autores das próprias narrativas.
Evento de encerramento com cinema e celebração
Um dos destaques do projeto será a exibição gratuita do filme “Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo”, durante o evento de encerramento no dia 03 de outubro, no PARQUE DOS INGÁS – MOGI GUAÇU (SP), às 19h . O longa é um sucesso entre o público infanto-juvenil e acompanha os detetives Sol, Bento e Pippo em uma missão cheia de magia e aventura na Patagônia. Além de entreter, o filme aborda de forma leve e acessível temas como preservação ambiental, colaboração em grupo e responsabilidade no uso do poder, reforçando os valores trabalhados ao longo das oficinas.
O evento contará com:
- Exibição dos melhores vídeos produzidos pelos alunos
- Premiação e entrega de certificados
- Sessão de cinema com o filme Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo
- Set de DJ e pipoca gratuita para o público
A sessão será realizada em espaço aberto, com estrutura de cinema profissional, pipoca gratuita, e ambientação acolhedora para receber o público.
Inscrições abertas
Quem pode participar: Jovens a partir de 13 anos
Onde se inscrever: Na recepção das escolas participantes ou pelos links abaixo
Campinas (SP)
Casa do Lago
Quando: 07 de agosto a 05 de setembro – Quintas e Sextas
Horário: 18h30 às 21h30
Link de inscrição: https://forms.gle/
Fazenda Roseira
Quando: 18/08/2025 à 29/08/2025 – Segundas a Sextas
Horário: 13h às 16h30
Link de inscrição: https://forms.gle/
Mogi Guaçu (SP)
ESCOLA EE Profª Ângela Maria da Paixão Costa
Quando: 11/08/2025 A 22/08/2025 – Segundas a Sextas
Horário: 19h às 22h
Link de inscrição: https://forms.gle/
Mogi Mirim (SP)
E.E. Valério Strang
Quando: 21/08/2025 A 19/09/2025 – Quintas e Sextas
Horário: 08h30 às 11h30
Link de inscrição: https://forms.gle/
Cultura Videomaker é um convite à transformação por meio da arte digital
A segunda edição do projeto reforça o compromisso com o desenvolvimento cultural e a formação cidadã de jovens talentos no interior do Espírito Santo. A ação promove educação, pertencimento e protagonismo através da linguagem audiovisual — e deixa como legado um canal no YouTube com os vídeos produzidos pelos participantes, além de memórias que fortalecem a comunidade.




Lindo projeto!!👏👏🇧🇷🇧🇷