
A partir de 13 de agosto, quarta-feira, às 19h30, o SescTV estreia a série Entrenós, dirigida por Pablo Polo. Em 14 episódios de 26 minutos, a produção percorre o Brasil para investigar os processos de criação de artistas em início de carreira que já despontam no cenário nacional. Em comum, além do talento e da inquietação, o compromisso com uma arte que nasce das suas vivências, territórios e urgências.
Sem fórmulas, a série propõe um mergulho sensível no momento em que a arte ainda está em elaboração. É nas casas, palcos, ruas e estúdios desses jovens criadores que Entrenós encontra matéria para retratar não apenas o fazer artístico, mas também o pensar arte: seus caminhos, dúvidas, escolhas, desejos e contradições. O episódio de estreia traz o pianista e compositor pernambucano Zé Manoel, filmado em sua casa, em uma manhã de conversas e canções. Ele compartilha seu processo de composição, a história por trás de “Sol das Lavadeiras”, e parcerias com nomes como Mavi Pugliesi, Juliano Holanda e Eloisia da Silva, além de registros musicais com o Grupo Bongar e Cacau Xambá. Zé Manoel fala sobre a inspiração, a calma aparente e a agitação interna que movem sua criação. Indicado ao Grammy Latino com o álbum Do meu coração nu, o artista se diz fiel ao que quer expressar em suas canções.
No segundo episódio, a série acompanha a bailarina e coreógrafa Morena Nascimento durante uma intensa semana de ensaios em São Paulo, enquanto prepara a estreia internacional do solo Rêverie. Descrita pelo pianista Benjamim Taubkin como um “vulcãozinho”, Morena compartilha os bastidores da criação, sua relação intuitiva com a música e os encontros artísticos que impulsionam sua obra. A troca silenciosa entre ela e Taubkin, que transforma sons em movimentos e vice-versa, revela o poder da escuta e da imaginação como motores da arte.
Já o terceiro episódio acompanha o desenhista, ilustrador e quadrinista Fábio Zimbres em sua casa, em Porto Alegre, onde a equipe da série se torna testemunha próxima da solidão e das epifanias do ato de desenhar. Com humor e franqueza, ele reflete sobre seu estilo, seus fracassos e as amizades que alimentam sua criatividade. O episódio também apresenta o coletivo Casa do Desenho, formado por Zimbres e outros artistas que se reúnem regularmente para criar, beber vinho e fazer churrascos.
A cada semana, Entrenós amplia o retrato de uma cena artística plural, que pulsa longe dos grandes centros, revelando os caminhos que a arte brasileira vem construindo — e reinventando — no presente.
LISTA DE EPISÓDIOS – AGOSTO
- Episódio 1: Zé Manoel
13/08, quarta, às 19h30 - Episódio 2: Morena Nascimento
20/08, quarta, às 19h30 - Episódio 3: Fabio Zimbres
27/08, quarta, às 19h30
SERVIÇO
ENTRENÓS
Direção: Pablo Polo
Conteúdo: 14 episódios
Duração: 26 minutos (cada)
Classificação indicativa: Livre
Estreia: 13/08, quarta-feira, às 19h30
Exibição: Quartas-feiras, às 19h30
Reapresentações:
– Quintas, às 16h
– Sábados, às 18h
– Domingos, às 2h
– Segundas, às 9h
– Terças, às 13h
Sob demanda
Quando: a partir de 13 de agosto de 2025
Assista em sesctv.org.br/entrenos
Para sintonizar o SescTV:
Consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/noar
Siga o SescTV nas redes @sesctv
SOBRE O SESCTV
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.
Que lindo!!👏👏🙏🏻🙏🏻🥰🥰