Cena de ‘O Menino Gepeto’, que está na programação da 8ª Mostra de Cinema de Fama (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Assessoria 8ª Mostra de Cinema de Fama)

De 14 a 17 de agosto de 2025, a cidade mineira de Fama, às margens do Lago de Furnas — o conhecido Mar de Minas — transforma-se novamente em território de cinema, arte e encontros. A 8ª Mostra de Cinema de Fama reafirma sua vocação como espaço de celebração da diversidade cultural, da escuta coletiva e da potência audiovisual que pulsa fora dos grandes centros.

A edição deste ano irá homenagear o ator Fernando Alves Pinto, que tem um carreira que transita entre o cinema autoral, experimental e popular; o maestro e compositor Wagner Tiso, referência na música brasileira e integrante do Clube da Esquina; e Pedro Paulo Alves, figura essencial da memória cultural de Fama, idealizador da tradicional encenação da Paixão de Cristo e guardião das artes comunitárias da cidade.

Com o tema “Territórios do Olhar”, a 8ª Mostra de Cinema de Fama apresenta um total de  43 filmes que concorrem em cinco categorias: Mostra Mineira, com 8 produções de diferentes regiões do estado de Minas Gerais; a Mostra Animação Nacional, com 7 filmes vindos de diversos estados brasileiros; a Mostra Animação Internacional, com 15 títulos de países da Europa, Ásia, África e América Latina; e a Mostra Fama, com 13 filmes vindos do norte, nordeste, sul e sudeste do país, reforçando a pluralidade de vozes e narrativas no cinema nacional que expressam diversidade estética e temas urgentes do Brasil contemporâneo.

As exibições acontecem em sua maioria na Praça Sagrado Coração de Jesus, de forma gratuita e ao ar livre — reforçando a ideia de que o cinema deve ser acessível e propondo um mergulho profundo na sua capacidade de construir pertencimento, reinventar espaços e reencantar o cotidiano.

Segundo Aryanne Ribeiro, diretora da Mostra Fama, o evento nasceu como um gesto coletivo, enraizado no interior de Minas e movido pelo desejo de fortalecer o cinema em nosso território. É fruto de resistência, de muitas mãos e encontros. “Seguimos apostando na escuta, na formação e na valorização de quem faz cultura longe dos grandes centros. Nesta 8ª edição, reafirmamos nosso compromisso com o cinema como ferramenta de pertencimento, memória e transformação.” observa.

Abertura e Programação
A Mostra abre no dia 14/08, quarta-feira, com uma cerimônia especial às 18h, apresentada pela atriz Paula Braun e pela socióloga Daniela Rosa. Um dos homenageados deste ano, o maestro e compositor Wagner Tiso, que celebra seus 80 anos,  se apresenta ao piano acompanhado por um Quinteto de Cordas da Filarmônica de Varginha, em um momento histórico que une música, território e emoção.

Ainda na abertura, o ator Fernando Alves Pinto será homenageado com a exibição dos curtas “La Lona” e “Instant Doctor”. Logo após, será exibido o longa “Mortina: Uma aventura que vai fazer você morrer… de rir!”, realizado por estudantes do Colégio Atenas, da cidade de Alfenas (MG), dirigido por Eliane Rogatto Pupin e Gustavo Mariano — um exemplo do potencial criativo das juventudes do interior mineiro.

A programação segue no dia 15/08, sexta-feira, com o Encontro do Fórum dos Festivais, reunindo realizadores e curadores de todo o país para debater os caminhos do audiovisual no Brasil, às 13h30, no Casarão Fiúza. No mesmo dia, às 15h, acontece a Sessão Minas Play (curadoria a definir), no Casarão Paradiso, e à noite, a praça se torna novamente sala de cinema com duas sessões: a Mostra Mineira (19h), com curtas de Belo Horizonte, Araxá e Contagem que abordam cultura popular, invisibilidade social e encontros noturnos, e a Mostra Fama (20h20), que exibe sete curtas nacionais de diferentes estados — filmes potentes que tratam de memória, resistência, espiritualidade e meio ambiente.

No sábado, dia 16/08, a Mostra destaca o papel das redes culturais no  Encontro dos Pontos de Cultura Exibidores de Minas Gerais, às 13h30 no Casarão Fiúza, fortalecendo a articulação entre territórios que promovem o cinema como ferramenta de transformação social. No Casarão Paradiso, às 15h, acontece a Sessão Fernando Alves Pinto, com a  exibição do longa “Para Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba, seguida de bate-papo com o ator ao fim da sessão. E à noite, o público assiste a Mostra Animação (20h), com sete curtas animados de diferentes regiões, que encantam por suas linguagens visuais e narrativas sensíveis, e a Mostra Mineira (21h15): com quatro produções do interior de Minas, reafirmando a potência do audiovisual mineiro.

No domingo ,17/08, último dia do evento, a programação começa às 18h30 com a Mostrinha das Escolas, sessão dedicada à exibição dos filmes produzidos por estudantes da Escola Municipal Olinto Magalhães, Escola Municipal Teodoro Rocha e Escola Estadual Maria Olímpia de Oliveira. Como reconhecimento e estímulo à criação audiovisual no ambiente escolar, a Mostra de Cinema de Fama concederá a cada instituição um prêmio de R$1 mil destinado ao melhor curta realizado por seus alunos, reforçando o vínculo entre arte, educação e protagonismo jovem. No mesmo dia, às 19h, acontece a última Mostra Fama, com oito curtas-metragens nacionais — obras que abordam questões indígenas, deficiência, solidão, ancestralidade, violência urbana e reencontros.

cerimônia de encerramento e premiação ocorre às 21h30, seguida de show da banda Dru e a Luz Azul, que também lança, em primeira mão, o videoclipe “Um Dentro do Outro”.

Realizada pelo Instituto Gesto, com a consultoria de Mónica Trigo e o apoio da Prefeitura Municipal de Fama, a 8ª Mostra de Cinema de Fama, mais que um festival, é um gesto coletivo, uma experiência estética, política e afetiva. Nas margens do Lago de Furnas, o cinema floresce como prática de resistência, pertencimento e celebração.

Cada filme, cada conversa, cada abraço compartilhado sob o céu do sul de Minas é parte de um território vivo — onde o olhar se transforma em caminho, e o afeto vira semente.

SERVIÇO:
8ª Mostra de Cinema de Fama
14 a 17 de agosto de 2025
Entrada Gratuita
Para mais informações, visite o site oficial: www.mostrafama.com.br
A programação completa está disponível no site: www.mostrafama.com.br
Redes sociais: @mostrafama

Confira abaixo a programação completa:

8ª MOSTRA DE CINEMA DE FAMA
PROGRAMAÇÃO

14/08 – Quinta-Feira
18h – Cerimônia de Abertura – local: Praça Sagrado Coração de Jesus
Homenagem aos 80 anos de Wagner Tiso
Wagner Tiso com Quinteto de Cordas da Filarmônica de Varginha

19h – Sessão Homenagem
Homenagem ao Pedro Paulo Alves
Homenagem Fernando Alves Pinto

Com exibição dos filmes:
La lona, de Daniel Gomez, 1995, 7 min
Instant Doctor, de Diogo Gameiro + Youth, 2020, 7 min

20h40 – Exibição do longa:
Mortina: Uma aventura que vai fazer você morrer… de rir!, de Eliane Rogatto Pupin e Gustavo Mariano, 2024, 80 min.

22h – Encerramento

15/08 – Sexta-Feira
13h30 – Encontro Fórum dos Festivais – local: Casarão Fiúza

15h – Sessão Minas Play – local: Casarão Paradiso

19h – Mostra Mineira (74 min) – local: Praça Sagrado Coração de Jesus

  • Seu Vicente: o marcador de São Gonçalo, de Marina Araújo, Ana Luísa Cosse, Yolanda Ornellas e Sara Brito, Belo Horizonte, MG, 13 min
  • Invisuais, de Júlia Bárbara Rabelo, Araxá, MG, 13 min
  • No início do mundo, de Gabriel Marcos, Contagem, MG, 24 min
  • Um amigo na noite, de Vinicius de Castro Gomes e Filipe Coelho, Belo Horizonte, MG, 24 min

20h20 – Mostra Fama (138 min) – local: Praça Sagrado Coração de Jesus

  • Firmina, de Izah Neiva, SP, 15 min
  • Bijupirá, de Eduardo Boccaletti, RJ, 14 min
  • Alma negra, de Isadora Barbosa Carneiro e Izzy Motta, SP, 16 min
  • Bijupirá, de Eduardo Boccaletti, RJ, 14 min
  • Hasta siempre, Pepe Mujica, de Thiago Prado, RJ, 19 min
  • Depois do fim, de Pedro Paulo Dantas Maciel, SP, 20 min
  • O homem de água, de André Talamonte, SP, 20 min
  • Troncos velhos, de Rosane Gurgel, CE, 20 min

22h40 – Encerramento

16/08 – Sábado
13h30 – Encontro Pontos de Cultura exibidores/MG – local: Casarão Fiúza

15h – Sessão Fernando Alves Pinto – local: Casarão Paradiso

  • Para minha amada morta, de Aly Muritiba, 2016, 140 min
  • Café e conversa com ator após sessão

20h – Mostra Animação (72 min) – local: Praça Sagrado Coração de Jesus

  • Rheum, de Rayana França, BA, 2 min
  • Eu e o boi, o boi e eu, de Jane Carmen Oliveira, MG, 6 min
  • Procissão, de Álisson Pereira Flor, CE, 16 min
  • Tsuru, de Pedro Anias, BA, 6 min
  • Menino Gepeto, de Cláudio Constantino Barbosa e Rafael Pereira Guimarães, MG, 13 min
  • Pequeno B, de Lucas Borges, MG, 14 min
  • Kabuki, de Tiago Minamisawa, SP, 15 min

21h15 – Mostra Mineira (67 min) – local: Praça Sagrado Coração de Jesus

  • 152 AB, de Daniel Jaber e Jelton Oliveira, Belo Horizonte, MG, 20 min
  • Espelho azul, de Elizeu Gonçalves Mol e Carlos Gomes, Timóteo, MG, 15 min
  • Isso dá um curta!, de Felipe Siqueira, Careaçu, MG, 15 min
  • Aruê, Jerônimos, de Matheus José Vieira, Passos, MG, 17 min

22h30 – Encerramento

17/08 – Domingo
18:15 – Oficina de Canto e Coral da Prefeitura de Fama – local: Praça Sagrado Coração de Jesus

18:30 – Mostrinha das escolas – local: Praça Sagrado Coração de Jesus
Exibição competitiva das Filmes das Escolas:Escola municipal Olinto Magalhães | Escola Municipal Teodoro Rocha | Escola Estadual Maria Olímpia de Oliveira

19h – Mostra Fama (131 min) –  local: Praça Sagrado Coração de Jesus

  • Javyju – Bom dia, de Carlos Eduardo Magalhães e Kunha Rete, SP, 25 min
  • Rodinhas, de Guilherme Souza, RJ, 15 min
  • Márcia Antonelli: das palavras à sobrevivência, de Mariellen Kuma, AM, 15 min
  • Combustão não espontânea, de Boni Zanatta, SP, 14 min
  • A mulher invisível, de R.B. Lima, PB, 22 min
  • O que é de César, de Marcos José, SC, 22 min
  • Anunciação (enfim o mar…), de Chico Pelúcio, Marcelo Braga e Rodolfo Magalhães, MG, 18 min

21h10 – Pré-lançamento do videoclipe –  local: Praça Sagrado Coração de Jesus

  • Um dentro do outro, de Banda Dru e a Luz Azul, 6 min

21h30 – Cerimônia de Encerramento e Premiação –  local: Praça Sagrado Coração de Jesus

  • Show de encerramento – Banda Dru e a Luz Azul

22h – Encerramento

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui