Wagner Moura em cena de ‘Desejo’ (2005), de Anne Pinheiro Guimarães (Foto: Reprodução/ Divulgação / Porta Curtas)

As quatro indicações ao Oscar obtidas por O Agente Secreto (Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco), confirmadas nesta quinta-feira (22), consolidam o alcance internacional do longa e ampliam a atenção sobre a força criativa de seus realizadores. Vencedor do Globo de Ouro de “Melhor Filme de Língua Não Inglesa” e com Wagner Moura premiado como Melhor Ator, o filme se tornou um marco recente do cinema brasileiro. A partir desse reconhecimento, o Porta Curtas (portacurtas.org.br), primeiro e maior site dedicado à exibição e catalogação de curtas-metragens brasileiros, lança a coleção especial “Dos curtas ao Oscar”, que reúne 14 obras e convida o público a revisitar diferentes momentos da trajetória de atores e atrizes do elenco, hoje em evidência no cenário internacional.
A coleção propõe um percurso que vai além do reconhecimento recente, revelando como essas carreiras foram sendo construídas ao longo do tempo, em narrativas curtas que experimentam estilos, gêneros e formas diversas. Estão reunidos filmes com a participação de Wagner Moura (DesejoRadio GogóBlackout), Alice Carvalho (Vai Melhorar), Isabel Zuáa (Estamos Todos na Sarjeta), Hermila Guedes (Carnaval InesquecívelCopo de LeiteEntre Paredes), Geane Albuquerque (De Terça Pra QuartaA Festa e os CãesCharizard), Roney Villela (Quando Morremos à Noite), além de Carlos Francisco (Nada) e Luciano Chirolli (Ato II Cena 5).

Mais do que um recorte celebratório, “Dos curtas ao Oscar” lança luz sobre etapas iniciais e aspectos menos conhecidos da trajetória de seus intérpretes. Os filmes revelam momentos de formação e experimentação artística, reafirmando o curta-metragem como espaço central para o desenvolvimento de atores, atrizes e cineastas dentro do cinema brasileiro. A coleção dialoga ainda com a seleção dedicada aos primeiros filmes de Kléber Mendonça Filho, também disponível no Porta Curtas, ampliando o panorama em torno de O Agente Secreto e de seus realizadores.

Com um acervo diverso, o Porta Curtas — lançado de forma pioneira em 2002, antes mesmo do YouTube — permite assistir a filmes completos em qualquer intervalo do dia. Atualmente, a plataforma reúne mais de mil títulos disponíveis para exibição e cerca de 12 mil produções catalogadas, acessíveis por meio de um sistema de busca avançada.

Assinantes da Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o conteúdo do Porta Curtas. Quem ainda não é assinante pode acessar Link, se cadastrar e assinar o serviço pelo valor de R$ 6,90 mensais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui