
O CurtaOn – Clube de Documentários, streaming do Grupo Curta! com conteúdos sobre arte e humanidades, disponibiliza em janeiro as melhores produções brasileiras, europeias e americanas recentes. São conteúdos inéditos e exclusivos sobre temas que estão na ordem do dia. Entre eles, o urgente debate sobre jogos e plataformas online que colocam crianças e adolescentes em risco; a discussão em torno do negacionismo climático; e o legado ancestral dos povos amazônicos. O CurtaOn está no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (Link).
O destaque entre os exclusivos é o documentário Jogos Perigosos: Roblox e o Metaverso, dirigido por Ann Shin. A partir dos relatos em primeira pessoa de três adolescentes vítimas de abusadores, o filme debate a segurança dessas plataformas, as consequências das abordagens criminosas a e mecanismos de proteção aos usuários. O documentário investiga as estratégias que aliciadores utilizam para atrair menores de idade em jogos virtuais.
Contra o Negacionismo Climático, escrito e dirigido por Elsa Guiol, analisa o discurso dos movimentos negacionistas e debate iniciativas para fortalecer a ciência. A produção apresenta depoimentos inéditos de cientistas, especialistas e recebe integrantes de organizações que atuam para refutar dados e estudos que comprovam as mudanças climáticas causadas pela ação humana, a fim de entender suas estratégias e ideais.
Com direção de Zienhe Castro, a série original Amazônia Ancestral, viabilizada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), apresenta trabalhos e histórias que resgatam saberes tradicionais dos povos amazônicos em seis episódios. Na culinária, na música, na cerâmica, o conhecimento herdado dos antepassados se tornou identidade e se fortalece nos talentos de novas gerações. Já estão disponíveis na plataforma os episódios Marajó Ancestral, Amazônia é Mulher e Saberes Originários. Os outros três podem ser assistidos a partir do dia 19 de janeiro.
Além das estreias, a pasta especial Brasilidades traz produções sobre nomes que marcaram a cultura nacional, da música às artes visuais, da dança à literatura. Estão lá filmes com ou sobre Chico Buarque, Alceu Valença, Grupo Corpo, Lygia Clark e Tom Zé. Entre os conteúdos recentes estão os documentários Cazuza: Boas Novas, Miúcha, a Voz da Bossa Nova e O Brasil que Não Houve – As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas, ao lado de sucessos da plataforma como as séries originais Brasil Visual e Na Trilha do Som integram a seleção, ao lado de sucessos da plataforma como as séries originais Brasil Visual e Na Trilha do Som.
Confira os todo os títulos:
Os Ritualizadores da Ancestralidade (série Brasil Visual); Valsinha – Chico Buarque e Vinícius de Moraes (série Caixa Postal); Ismael Ivo (série Coreografia, o Desenho da Dança no Brasil); Chico Buarque (série Na Trilha do Som); A Bahia me fez assim; A Batalha do Passinho; A Batida Diferente (série 101 Canções que Tocaram o Brasil); Adriana Varejão – Entre Carnes e Mares; Alceu – Na embolada do tempo; Antônio Carlos e Jocafi (série Os ímpares – 2a Temporada); Arquitetura da Cor; Bichos – Lygia Clark e Hélio Oiticica (série Caixa Postal); Brincante; Cazuza: Boas Novas; Dalton Paula: a utopia agora (série Raiz – Arte Afro-brasileira Contemporânea); Deixa na Régua; Di Melo – Emicida e Pretinho (série Os Ímpares); Gilberto Gil (série Na Trilha do Som); Grupo Corpo pela Música; Jair Rodrigues – Deixa que Digam; Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor; Maria Alcina em Sem Vergonha; Mateus Aleluia (série O Milagre de Santa Luzia – Cultura Popular); Miúcha, a Voz da Bossa Nova; Ney – À Flor da Pele; Noite e Dia – Lima Barreto, Obra & Vida; O Brasil que Não Houve – As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas; O Menino d’Olho d’Água; Onde Está Você, João Gilberto?; Rosana Paulino: assentamentos (série Raiz – Arte Afro-brasileira Contemporânea); Som, Sol & Surf – Saquarema; Tiago Sant ́Ana: Na altura da linha do mar (série Raiz – Arte Afro-brasileira Contemporânea); Tom Zé (série Os ímpares – 2a Temporada); Uakti; Ziraldo – Era uma vez um menino
O CurtaOn – Clube de Documentários é o streaming do Canal Curta! e reúne um catálogo de filmes e séries internacionais e nacionais focado em humanidades, música e artes. Com novos títulos inéditos todos os meses e conteúdos exclusivos, a plataforma disponibiliza centenas de obras na Clarto tv+, no Prime Video Channels e no site CurtaOn.com.br. Novos assinantes pelo site oficial ou pelo Prime Video Channels têm direito a sete dias de degustação gratuita.
Grupo Curta!
• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades — que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.
• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo.
• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.
• A Curta! Cine-Distribuidora visa impulsionar a produção nacional de longas-metragens oferecendo apoio estratégico diferenciado a projetos de ficção e documentário para o público adulto.



