
A Crunchyroll, plataforma que é o destino definitivo do anime, e a Levi’s, pioneira no setor de jeanswear, anunciam uma ação especial no Brasil que traduz, em linguagem criativa, as suas conexões com a cultura pop e a moda. À exemplo da ação proposta pela Crunchyroll no México em maio, com talentos urbanos da capital mexicana, as brasileiras Rita Wainer, Ana Strumpf e Luna Buschinelli foram convidadas pela plataforma para conectar, aqui no Brasil, a cultura pop e a moda com o vibrante universo do anime.
Cada artista recebeu o desafio de customizar as icônicas jaquetas Levi’s, reinterpretando a estética do anime a partir de seus próprios olhares e repertório artístico. Todas receberam quatro peças para trabalhar, com as seguintes diretrizes depois de prontas: uma jaqueta será doada a uma ONG de preferência da artista, outra será enviada para uma pessoa amiga da artista, outra peça ficará com a própria artista e outra será da Crunchyroll.
Ana Strumpf, Luna Buschinelli e Rita Wainer ressaltam detalhes de seu processo criativo, bem como suas referências para a composição das peças. Ana Strumpf destacou o quanto a linguagem do anime está atrelada à linha editorial do seu trabalho. “Essa ponte entre gerações criada pelo anime – amizade, o amor e temas como coragem e da beleza de nunca deixar de sonhar – me toca muito e eu tento transmitir essas mensagens no meu trabalho também através de ilustrações, paisagens e grafismos. Logo, se alguém olhar, se identificar e ficar feliz, para mim, já é uma conquista enorme”.
Já Luna Buschinelli, para criar sua peça, buscou referências que atravessaram tanto sua trajetória quanto o próprio imaginário dos animes, da estética urbana e dos videogames. “Desde o universo do graffiti, as cores, o traço mais gestual, a energia urbana, até esse mergulho profundo na estética japonesa que sempre me inspirou. Sou muito influenciada pelo traço do Osamu Tezuka, pelo visual de animes como Neon Genesis Evangelion e Cowboy Bebop. Hoje acompanho obras mais recentes como Gachiakuta e Demon Slayer, entre outras, que renovam essa estética e continuam alimentando meu repertório criativo”.
Rita Wainer ressalta quais características de seu estilo contribuíram para dar relevância à sua criação: “Ao receber o convite pensei numa personagem que é muito parecida com meu trabalho e que, ao mesmo tempo, carrega silêncio, força, mistério, contradição, fragilidade; características de alguém que observa mais do que fala e que tem um mundo interno muito rico também”.
A colaboração com as artistas brasileiras reforça o compromisso da plataforma em celebrar vozes locais e ampliar a presença do anime na nossa cultura. “Quando unimos a criatividade nacional com o storytelling do anime, criamos algo maior: um diálogo vivo que conecta fãs, inspira novas perspectivas e fortalece a nossa comunidade”, ressalta a Diretora de Marketing LATAM da Crunchyroll, Roberta Fraissat.
“A Levi’s sempre acreditou no poder da expressão individual e nada traduz melhor isso do que unir nossas peças ao olhar de artistas que representam a criatividade brasileira. Trabalhar com Rita Wainer, Ana Strumpf e Luna Buschinelli reforça nossa missão de celebrar narrativas autênticas e conectar a marca com novas estéticas e comunidades culturais. Ver o universo do anime reinterpretado por talentos locais mostra como a moda pode ser uma plataforma viva de diálogo entre culturas, gerações e formas de arte”, afirma Daniel Edo, Gerente de Marketing da Levi´s Brasil.






