O filme A Voz de Hind Rajab, que concorre ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro – e também escolhido para representar a Tunísia na disputa por uma indicação ao Oscar de 2026 – já tem estreia confirmada nos cinemas do Brasil: 29 de janeiro. A data marca os dois anos da tragédia contada no filme, que vitimou a menina Hind Rajab e sua família, além de dois paramédicos que tentaram socorrê-los quando o carro em que fugiam de um conflito foi alvejado por tiros das forças israelenses na Cidade de Gaza. A distribuição no Brasil será da Synapse Distribution.
A Voz de Hind Rajab, escrito e dirigido pela cineasta tunisiana Kaouther Ben Hania (diretora do indicado ao Oscar 2023 As Quatro Filhas de Olfa), retrata a dramática tentativa de voluntários do Crescente Vermelho — organização humanitária ligada à Cruz Vermelha na Palestina — de resgatar Hind Rajab, uma menina de seis anos que se encontra sozinha após seus familiares morrerem dentro do carro. O longa utiliza a gravação real do pedido de resgate feito pela menina, que acabou vitimada antes da chegada do socorro.
Com Saja Kilani, Motaz Malhees e Clara Khoury no elenco principal, o filme já acumula 14 vitórias em festivais internacionais, entre elas a do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza – onde o filme foi aplaudido por 23 minutos. “A Voz de Hind Rajab” também venceu 0 Prêmio do Júri no Festival Internacional de Chicago e foi eleito pelo público como melhor filme no Festival de San Sebastian. O longa também abriu a primeira edição do Gaza International Festival for Women’s Cinema, na cidade palestina de Deir El-Balah – que fica na Faixa de Gaza.
Melhor atriz
Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria (If I Had Legs I’d Kick You) também foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, categoria equivalente à do prêmio que recebeu no Festival de Berlim: Melhor Atuação Protagonista, para a interpretação de Rose Byrne. No Brasil, o filme estreia em 1° de janeiro de 2026, também com distribuição da Synapse Distribution.
Dirigido por Mary Bronstein, o longa acompanha Linda (Byrne), uma mulher à beira de um colapso. Enquanto tenta administrar a própria vida e carreira, ela precisa lidar com a doença da filha, um marido ausente, uma pessoa desaparecida e uma relação incomum com o terapeuta (Conan O’Brian). A$AP Rocky e Danielle Macdonald completam o elenco principal.
Em sua trajetória por festivais, Se Eu Tivesse Pernas, Eu te Chutaria participou também da seleção oficial de Sundance, Toronto (TIFF) e New York (NYFF). Além disso, Rose Byrne já acumula quinze indicações ao prêmio de Melhor Atriz/Atuação Protagonista. Entre os principais prêmios destacam-se os das associações de críticos de Chicago, Londres e Los Angeles. O filme teve suas primeiras exibições no Brasil durante o Festival do Rio, na mostra Panorama Mundial. Por sua atuação, Rose Byrne está cotada para uma indicação ao Oscar. Seu nome encabeça diversas listas de apostas para a maior premiação do cinema mundial.
Sobre a Synapse Distribution
A Synapse, selo de exibição da SOFA DGTL, licencia uma média de 20 filmes por ano. Em 2025 já lançou nos cinemas Sem Chão – No Other Land, vencedor do Oscar de melhor documentário e Vermiglio, vencedor do Leão de Prata em Veneza. Também já lançou nos cinemas Love Lies Bleeding – O Amor Sangra, com Kristen Stewart, As Vezes Quero Sumir, com Daisy Ridley e o último filme do diretor Ken Loach, O Último Pub.
Sobre a SOFA DGTL
A SOFA DGTL é uma agregadora de conteúdo premium que tem como missão conectar histórias a pessoas, ajudando o consumidor a encontrar o conteúdo certo para o seu perfil. Por meio do serviço de recomendação, Filmelier.com, com mais 17 milhões de usuários em 2024, a SOFA DGTL obtém amplo conhecimento da audiência e consegue definir a melhor estratégia para aquisição e monetização de filmes. A empresa comercializa o melhor do cinema em mais de 30 plataformas na América Latina nas modalidades Transacional – TVOD (aluguel e compra), Assinatura –SVOD e por Publicidade – AVOD, com mais de 400 milhões de horas assistidas nesse segmento em 2024.



