O longa-metragem Tesouros Inesperados, uma produção independente dos Estados Unidos, com pós-produção feita por uma equipe de profissionais em São Paulo, estreia no Brasil no dia 25 de novembro de 2025, na Apple TV+, disponível para compra e aluguel. Dirigido pelo brasileiro John Paul Ungaretti, produzido pela também brasileira Aline Andrade e por Christina Heller, que escreveu o filme em parceria com J.P., a obra mistura aventura, humor e ficção científica em uma releitura divertida das clássicas histórias que contam sobre “alienígenas vivendo entre os humanos”.

Ambientado no deserto de Mojave, a trama acompanha Hartley (Olivia Blue, Animal Kingdom), uma moradora solitária que cruza o caminho de Sam (Mike Manning, duas vezes vencedor do Emmy, Beyond the GatesThis is Us), um alienígena fugitivo. Juntos, eles precisam escapar de um caçador de recompensas intergaláctico, desvendar profecias antigas e descobrir que as conexões mais verdadeiras podem surgir de onde menos se espera.

Exibido pela primeira vez na San Diego Comic-Con, “Tesouros Inesperados” chamou a atenção por sua combinação de estética “camp”, aventura sobrenatural e clima nostálgico dos anos 90. “O filme é ideal para ser assistido em família, para momentos de diversão com um toque de inocência, eu diria”, observa J.P. Com 95 minutos de duração, o longa realça a força das produções independentes norte-americanas e chega ao Brasil dois meses depois do lançamento internacional.

De acordo com as produtoras, o filme mistura humor, aventura e emoção, “ao melhor estilo filme para se sentir bem, que foge às convenções de gênero, inspirado nas lendárias histórias que envolvem a mística região de Joshua Tree”, diz Christina. “Estamos muito animados em compartilhar este filme com o público de todo o mundo”, afirma Aline. “A obra tem tudo para se tornar um cult para os fãs de diversão camp, aventuras sobrenaturais, é daqueles filmes pipoca com cara dos anos 90”, observa.

Equipe do BR e dos EUA
Christina reforça, ainda, a excelente equipe de artistas e profissionais do Estúdio Ely Color Grading, que tem mais de três décadas de atuação, em São Paulo. Segundo o diretor, a equipe foi impecável na pós-produção do filme, fazendo o color grading e os efeitos especiais de Tesouros Inesperados. “O trabalho em parceria com essa equipe foi essencial. Temos, inclusive, alguns toques brasileiros ao longo do filme e estamos curiosos para saber se o público vai perceber”, brinca John Paul.

O elenco conta, ainda, com Michael Dunn (Marvel: Ultimate Alliance 2), como Frank, um entusiasta das teorias sobre OVNIs; AnnaMaria Demara (War of the Worlds: Extinction), no papel de June, uma mãe que busca recomeçar; e Jay Whitaker (The OrvilleLet’s Go To Prison), como o vilão da história. Assinam a produção executiva Joanna Popper, Virginia Galloway, Michael Masakuwa e Marcie Jastrow, além dos protagonistas Mike Manning e Olivia Blue.

Joshua Tree e a relação com Tesouros Inesperados
Além de ser a região em que John Paul e Christina Heller moram com suas famílias, a paisagem de Joshua Tree também serve de inspiração para diversos filmes de Hollywood, incluindo clássicos dos anos 70 como “Planeta dos Macacos” e “Inimigo Meu”. A paisagem desértica e as árvores de Josué – em uma livre tradução para o português – estão na capa do icônico álbum da banda U2 “The Joshua Tree”.

Sobre John Paul Ungaretti
Roteirista, diretor e profissional de VFX com atuação em São Paulo, Los Angeles e Pioneertown, na Califórnia, John Paul tem 15 anos de experiência na indústria cinematográfica, e é membro de longa data do Motion Picture Editors Guild. Seu longa-metragem de aventura alienígena, “Tesouros Inesperados”, foi lançado em setembro nos EUA e será lançado no Brasil em novembro. O trabalho mais recente dele foi na equipe de pós-produção de várias temporadas da série de sucesso da Netflix Outer Banks e da minissérie premiada Lost Ollie, produzida pela ILM. Anteriormente, atuou na Twentieth Century Fox Film, colaborando com diversos montadores premiados e indicados ao Oscar. Ex-aluno da Academy of Art University, em São Francisco, é apaixonado por contar histórias novas e inusitadas para o grande público.

Cena de ‘Tesouros Inesperados’ de John Paul Ungaretti (foto: Reprodução/Divulgação)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui