Sensibilizar e engajar a sociedade sobre a saúde das praias catarinenses é o objetivo do evento esportivo Circuito Água e Terra e do documentário Braçadas Sustentáveis a ser lançado neste sábado (21), em Itajaí-SC. O palco será a praia do Atalaia, e contará com a presença de inúmeros atletas, cientistas e ambientalistas.
Promovido pelo projeto Braçadas Sustentáveis – Pelo Futuro da Água, o circuito prevê uma prova combinada de 3 km de natação e 5 km de corrida. Durante o percurso, os participantes passarão por bases com atividades interativas que fomentam sustentabilidade, abordando temas da agenda 2030 como resíduos sólidos, microplásticos e qualidade da água.
O evento começa às 7h do sábado (21), e a chegada está prevista para às 10h30 na sede do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), onde ocorrerá a premiação. Na ocasião, a ultramaratonista aquática Sandra Koch-Egg lançará o documentário Braçadas Sustentáveis. O filme surgiu da pesquisa de mestrado da nadadora, que une a prática esportiva à ciência.
Filmado em grande parte pelo jornalista e mestrando em Oceanografia pela UFSC, Ricardo Wegrzynovski, e editado pela jornalista Míriam Mesquita, o documentário mostra a saga da coleta de amostras da água durante todo o trecho. O pós-doutor em Ecologia Marinha, Paulo Horta (UFSC) é co-orientador da nadadora, e um dos principais incentivadores do projeto.
“Nosso Oceano está doente, e precisamos nos unir para rever essa situação. Aqui no Litoral Catarinense é cada vez mais difícil encontrarmos praias 100% saudáveis, nossas ilhas costeiras como a Ilha de Arvoredo, representam algumas dessas regiões onde a concentração de poluentes e patógenos é menor, o que reforça a necessidade de priorizarmos o saneamento básico e ações de descontaminação do litoral”, explica Paulo Horta, que sugeriu o roteiro das coletas.
Esporte e Ciência pela saúde dos oceanos
Em 2024, Sandra Koch foi a pioneira ao nadar os 36 km entre Porto Belo e Itajaí (Costa Verde e Mar), distância equivalente ao Canal da Mancha. Sua pesquisa de mestrado envolve a coleta de amostras em diversos pontos da costa catarinense.
O nado mais recente para coleta ocorreu em dezembro de 2025, entre Bombinhas e a Ilha do Arvoredo (20 km), com o apoio do Veleiro ECO da UFSC. Todo esse processo e os desafios na busca por dados sobre a qualidade da água do estado são apresentados no documentário que será lançado no evento.
O evento de sábado (21) é fruto de uma parceria entre as assessorias esportivas, empresas de sustentabilidade e o projeto de pesquisa de Sandra Koch-Egg, mestranda em Ciências Ambientais pela FURB. Para os organizadores, a saúde do oceano é uma pauta urgente, dado o aumento de praias catarinenses consideradas impróprias para o uso recreativo e esportivo.
“A proposta é conscientizar nadadores de águas abertas e corredores sobre a necessidade de mudanças na esfera ambiental no litoral catarinense”, destaca Koch. A falta de balneabilidade expõe os esportistas a sérios riscos de saúde, um tema que ganhou os holofotes mundiais durante as Olimpíadas de Paris 2024, quando as provas no Rio Sena foram ameaçadas pela poluição.
Santa Catarina no cenário esportivo aquático
Com um litoral vasto, Santa Catarina é palco de grandes eventos como o IRONMAN e etapas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). O Circuito Água e Terra busca usar essa força do esporte para cobrar políticas públicas que garantam a qualidade e balneabilidade da água e, consequentemente, a qualidade de vida da população, ressaltando os esportistas aquáticos que estão diretamente expostos ao risco.
Serviço:
O quê: Circuito Água e Terra e lançamento do documentário Braçadas Sustentáveis.
Quando: Sábado, 21 de fevereiro de 2026.
Horário: Largada às 7h | Premiação e lançamento às 10h30.
Onde: Centro de Educação Ambiental do INIS (Itajaí/SC) R. Dep. Francisco Evaristo Canziani, 1225 – Praia do Atalaia.
Realizadores: EVOPRO, Corre Litoral, Soluções Sustentáveis e Eco Local
Patrocinador: AILOS Credifoz
Apoiadores: INIS (Centro de Educação Ambiental), Itajaí Convention & Visitor Bureau, Academia Estação Azul, Itajaí Lixo Zero, Anasol, Associação de Moradores de Cabeçudas e Hotel IBIS.
Fotos: Alcides Neto e Raphael Souza (Divulgação).
DOCUMENTÁRIO BRAÇADAS SUSTENTÁVEIS:
Apoio à Pesquisa: Veleiro ECO, UFSC, CAPES, FURB, CETAQ, CIANO, Consulado Francês, Rede Clima e Laboratório FREITAG
Apoio à Nadadora: Alexandre Kirilos (treinador), Nádia Venturi (Nutricionista), AABB e Dermaestética (Suplementação)
Edição: Míriam Mesquita (Pacto Vídeo)
Imagens: Ricardo Wegrzynovski



