
O 16º Verão Arte Contemporânea (VAC) acontece de 17 a 31 de janeiro de 2026, em Belo Horizonte (MG), e reafirma sua vocação como plataforma de formação, reflexão e fruição cultural ao dedicar um eixo robusto à linguagem cinematográfica em sua edição de 2026.
A Mostra VAC de Cinema acontece entre os dias 22 e 31 de janeiro e ocupa o Cine Humberto Mauro e o Cine Santa Tereza, com entrada gratuita e programação voltada ao cinema autoral brasileiro e internacional segmentado em três eixos.
O primeiro eixo da mostra é dedicado à Perspectiva Marcos Pimentel, cineasta mineiro com trajetória consolidada desde os anos 2000. Presença constante nas edições anteriores do VAC, Pimentel ganha agora uma retrospectiva exclusiva, reunindo curtas e longas-metragens que atravessam o documentário, a ficção e o cinema experimental. A seleção percorre diferentes momentos de sua produção e inclui o longa “O Silêncio das Ostras”, lançamento mais recente do diretor, além de títulos como A Parte do Mundo que me Pertence, Os Ossos da Saudade, Fé e Fúria e Amanhã. A programação prevê ainda um bate-papo com Marcos Pimentel, mediado pelo cineasta Sávio Leite, ampliando o diálogo entre obra, processo criativo e público no dia 24/01, sábado, após a sessão das 20h de “O Maior Espetáculo da Terra | Sanã”, no Cine Humberto Mauro.
O segundo eixo reafirma o caráter internacional do festival por meio da Mostra Portrait CN D, realizada em parceria com o Centre National de la Danse (França). A programação apresenta filmes da coleção Portrait, com extratos das obras de três importantes coreógrafas da dança contemporânea: Asha Thomas, Mathilde Monnier e Maguy Marin. As sessões acontecem no Cine Santa Tereza, com legendas em português, oferecendo ao público acesso a produções que articulam cinema, corpo e movimento, raramente exibidas no circuito comercial brasileiro.
Já o terceiro eixo apresenta o documentário “Sistema K”, dirigido por Renaud Barret, integrante do acervo da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil. O filme acompanha artistas da República Democrática do Congo, revelando práticas de criação urbana e resistência artística em contextos de instabilidade social, política e econômica. Exibido no Cine Humberto Mauro e no Cine Santa Tereza, o documentário amplia o debate sobre a arte como gesto político, linguagem de sobrevivência e ferramenta de reinvenção simbólica do cotidiano.
Sobre o VAC 2026
O 16º Verão Arte Contemporânea (VAC) tem como foco primordial a continuidade do projeto de formação, possibilitando à classe artística e aos interessados a aquisição de novos conhecimentos por meio de pesquisas e vivências diversificadas. Toda essa estrutura é guiada por uma curadoria com um pensamento crítico, na qual a seleção das atividades é encarada como um exercício de reflexão profunda e não meramente como uma vitrine comercial. Idealizado pelo Grupo Oficcina Multimédia (GOM) – coletivo teatral com 48 anos de trajetória ininterrupta, o VAC contempla uma programação com atividades em teatro, dança, música, artes visuais, cinema e literatura, além de oficinas presenciais, feira de livros, exposições e mostras de filmes com entrada franca. Sob a direção artística de Ione de Medeiros e com produção de Jonnatha Horta Fortes e Henrique Torres Mourão, o VAC 2026 reafirma sua posição como um território de pensamento e resistência cultural.
“O VAC busca refletir os tempos em que vivemos, abrindo espaço para o estímulo à reflexão e criatividade“, destaca Ione de Medeiros, diretora artística do festival, lembrando que o foco do evento sempre esteve em incentivar experimentações artísticas locais e projetar Belo Horizonte como polo cultural.
Programação Dia a Dia – MOSTRA VAC DE CINEMA 2026
Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes ( Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte – MG)
22/01 (quinta-feira)
18h – Século | Sopro
20h – Sistema K (Mostra de Cinema Francês)
23/01 (sexta-feira)
18h – Cemitério da Memória | Nada com Ninguém | Pólis | Taba | A Arquitetura do Corpo | O Chão e o Céu
20h – Os Ossos da Saudade
24/01 (sábado)
18h – A Parte do Mundo que me Pertence
20h – O Maior Espetáculo da Terra | Sanã
Bate-papo com Marcos Pimentel após a sessão das 20h
⸻
Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, no bairro Santa Tereza, em frente à Praça Duque de Caxias)
28/01 (quarta-feira)
17h – Sistema K
19h – Mostra Portrait CN D
29/01 (quinta-feira)
17h – Mostra Portrait CN D
19h – Fé e Fúria
30/01 (sexta-feira)
17h – Amanhã
19h – Biografia do Tempo | Ilha | Pele
31/01 (sábado)
17h – A Poeira e o Vento | Ruminantes | Família Muniz | Dia de Reis
19h – O Silêncio das Ostras
SOBRE O VERÃO ARTE CONTEMPORÂNEA (VAC)
Criado em 2007, o VAC nasceu com o objetivo de estimular e difundir a produção artística local em múltiplas linguagens (teatro, dança, música, cinema, literatura e artes visuais) promovendo o encontro entre artistas e público. Com 15 edições realizadas, o festival se firmou como plataforma de experimentação, formação e fruição cultural.
SOBRE O GRUPO OFICCINA MULTIMÉDIA
Fundado em 1977 por Rufo Herrera no XI Festival de Inverno da UFMG e dirigido desde 1983 por Ione de Medeiros, o GOM é um dos grupos de teatro mais longevos de Belo Horizonte, com 48 anos de atuação cultural ininterrupta e 24 espetáculos montados. Ligado à Fundação de Educação Artística, o grupo é reconhecido pela pesquisa multimeios, integrando corpo, voz, rítmica corporal e material cênico na encenação teatral, e pelo compromisso com a experimentação e o risco.
FICHA TÉCNICA
IDEALIZAÇÃO • Grupo Oficcina Multimédia
DIREÇÃO ARTÍSTICA • Ione de Medeiros
COORDENAÇÃO DE PROJETO • Jonnatha Horta Fortes
CURADORIA E PRODUÇÃO • Grupo Oficcina Multimédia: Ione de Medeiros, Jonnatha Horta Fortes e Henrique Torres Mourão
ASSESSORIA JURÍDICA • Helta Yedda Torres Alves da Silva
ASSESSORIA DE IMPRENSA • Pessoa Comunicação. Consultoria de Relações Públicas
REDES SOCIAIS • Karolina Marques Ciotto
SITE • Guilherme Harrison
PROJETO GRÁFICO • Adriana Peliano
FOTOGRAFIA • Netun Lima e Glenio Campregher
PRESTAÇÃO DE CONTAS E GERENCIAMENTO FINANCEIRO • Roberta Oliveira • Grupo Oficcina Multimédia: Jonnatha Horta Fortes
VÍDEO E VINHETA VAC 2026 • CRIAÇÃO E EDIÇÃO: Henrique Torres Mourão
TRILHA SONORA: Paulo Beto • ARTE: Adriana Peliano
SERVIÇO: 16.º VERÃO ARTE CONTEMPORÂNEA – VAC 2026
https://2026.veraoarte.com.br/
EVENTO GRATUITO
Data: 17 a 31 de janeiro de 2026
Locais: Funarte MG, Teatro Marília, Cine Humberto Mauro, CRDança Belo Horizonte, Cine Santa Tereza e Instituto Pedro Moraleida
Entrada: Gratuita (com retirada de bilhetes para cinema e inscrições prévias para oficinas)
Informações e Inscrições: Link e Link
Programação completa e sinopses: Link
– O evento é viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Edital n.º 11/2024, número ID 4453 –, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais/Governo de Minas Gerais, e realizado por meio do Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
– O VAC conta também com o apoio do Circuito Municipal de Cultura, do Instituto Odeon, da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de Belo Horizonte.
Esse projeto foi apoiado pelo PROGRAMA FUNARTE ABERTA 2025 — OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS CULTURAIS DA FUNARTE.
– Os outros apoiadores do VAC 2026 são CRDança BH (Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte), Cine Humberto Mauro, Cine Santa Tereza, Cinemateca da Embaixada da França, Circuito Liberdade, CN D – Centre national de la danse, Embaixada da França no Brasil, Fundação Clóvis Salgado, Institut Français, Instituto Odeon, Instituto Pedro Moraleida, Ministério da Cultura, Palácio das Artes, Programa Ama Minas e Teatro Marília.



