Cena de ‘Sirât’ (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Retrato Filmes)

Sirât, de Oliver Laxe, distribuído pela Retrato Filmes, vai abrir a 49ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes, exibido nos festivais de Toronto, Nova Yorque e San Sebastian, o filme acaba de ser selecionado como o representante da Espanha na disputa ao Oscar 2026 de “Melhor Filme Internacional”. O longa leva a assinatura da produtora El Deseo, dos irmãos Pedro Almodóvar e Agustín Almodóvar.

A cerimônia de abertura da Mostra acontece na quarta-feira, 15 de outubro, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, nº 16 – Campos Elísios). As atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, que atuam no filme, também estarão presentes na sessão especial, que contará com a presença de profissionais do setor audiovisual, autoridades e patrocinadores.

A produção acompanha um pai e um filho que chegam a uma rave nas montanhas do Marrocos. Ambos estão em busca de Mar — filha e irmã —, que desapareceu meses antes em uma dessas festas intermináveis. Cercados por música eletrônica e por uma sensação crua e desconhecida de liberdade, eles saem distribuindo a foto da jovem. A esperança vai se apagando, mas os dois persistem e seguem um grupo de frequentadores rumo a uma última festa no deserto. À medida que avançam por um cenário escaldante, a jornada os obriga a confrontar os próprios limites.

Laxe nasceu na França em 1982, em uma família de imigrantes espanhóis. Os longas anteriores do cineasta foram exibidos na Mostra: Todos São Capitães (2010), na 34ª edição, Mimosas (2016), na 40ª edição, e O que Arde (2019), na 43ª edição.

Além da sessão de abertura, Sirât terá exibições comerciais durante o festival, entre 16 e 30 de outubro.

PATROCINADORES DA 49ª MOSTRA
Neste ano, a Mostra conta com o patrocínio master da PETROBRAS, patrocínio do ITAÚ e da SPCINE, a parceria do SESC, a colaboração da ANCINE, da EMBRATUR, da NETFLIX e do INSTITUTO GUIMARÃES ROSA e BRITISH COUNCIL, o apoio do PROJETO PARADISO, a promoção da GLOBOFILMES, do CANAL BRASIL, da FOLHA DE S.PAULO, da TV CULTURA, da ARTE 1, da RÁDIO BAND NEWS e da REVISTA PIAUÍ, o apoio técnico da QUANTA, do CULTURA ARTÍSTICA e da CINEMATECA BRASILEIRA, o transporte oficial do METRÔ e da SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS do Governo do Estado de São Paulo. Realização: MINISTÉRIO DA CULTURA e GOVERNO FEDERAL, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui