
Você sabia que o Ano Novo Chinês muda de data todos os anos? Diferentemente do calendário ocidental, a celebração segue o calendário lunar, baseado no movimento da Lua, e costuma ocorrer entre meados de janeiro e fevereiro. Em 2026, a data será comemorada em 17 de fevereiro. Conhecido também como Festival da Primavera, o Ano Novo Chinês marca o início de um novo ciclo no zodíaco. Cada ciclo completo tem 60 anos, organizados em pequenos ciclos de 12, definidos por signos animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Ovelha, Macaco, Galo, Cão e Porco. O ano de 2026 corresponde ao Cavalo de Fogo, associado simbolicamente a um período de movimento, coragem e transformações.
Curiosidades como essas fazem parte de uma nova série de conteúdos produzida pela frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, do Instituto CPFL, que estreia neste mês no canal do projeto no YouTube. Ao todo, serão lançados 40 vídeos curtos, com duração de até um minuto, que apresentam de forma simples e leve aspectos da cultura e das tradições chinesas. Os conteúdos serão disponibilizados semanalmente e têm como objetivo aproximar o público brasileiro de uma das civilizações mais antigas do mundo, despertando interesse por seus costumes, símbolos e formas de pensar. O primeiro já está disponível.
“Cada vídeo é um convite para atravessar fronteiras simbólicas. Ao falar de festas, signos e costumes, buscamos aproximar universos culturais e mostrar que Brasil e China podem se reconhecer por meio da troca de saberes”, comenta Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.
Outras estreias
A nova série de conteúdo integra um conjunto de estreias previstas para o canal em 2026. A partir de março, o público também poderá acompanhar, mensalmente, episódios inéditos da série “Diálogos: Brasil e China”, que promove encontros entre convidados com trajetórias diversas para refletir sobre temas contemporâneos sob a perspectiva das duas culturas. Com seis episódios, a temporada abordará assuntos como cidades sustentáveis, medicina do futuro, sociedade de consumo, cinema chinês, identidade como marca e os desafios do digital e do social, sempre a partir do diálogo entre contextos culturais distintos.
Outra novidade do canal é a segunda temporada da série documental Brasil-China, produzida pela Produtora Brasileira. Em três episódios inéditos, a produção se dedica a explorar os vínculos culturais, históricos e contemporâneos entre os dois países. A série integra a 10ª edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China e tem lançamento previsto para setembro.
A frente CPFL Intercâmbio Brasil-China tem como proposta criar pontes entre os dois países por meio da arte, da filosofia, da música, da literatura e de experiências abertas ao público. O canal no YouTube é uma das plataformas que materializam esse encontro, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo o diálogo cultural entre Brasil e China.
Sobre o Instituto CPFL
Desde 2003, o Instituto CPFL (ICPFL) é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, desenvolvendo projetos nas áreas de esporte e cultura como instrumentos estratégicos de transformação social nas comunidades onde o grupo atua. Alinhados à Estratégia ESG do Grupo CPFL, nosso compromisso é apoiar e incentivar programas sociais que utilizam a nossa energia para transformar a realidade das comunidades onde estamos presentes. Nosso objetivo é gerar impactos positivos, duradouros e construir um futuro promissor para a sociedade. Com esse propósito, coordenamos as iniciativas de protagonismo social do Grupo CPFL, promovendo ações junto às comunidades em que atuamos por meio das frentes: CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, CPFL nos Hospitais e Café Filosófico CPFL.



