O espetáculo vai começar na cidade de São Paulo! O Festival CidadeCirco começa nesta quarta (10) com nada menos que 55 momentos de celebração às artes circenses em cinco dias de atividades gratuitas.

A programação reúne companhias brasileiras, do México, Argentina, Uruguai e Canadá, que se apresentam no Centro Cultural São Paulo (CCSP), Circo Social Brasilândia, Teatro Flávio Império, Centro Cultural Olido, O Mundo do Circo e Centro de Memória do Circo, além de outras lonas e centros culturais do município.

Exibição de clássicos que reverenciam a arte circense – como A Estrada da Vida (Federico Fellini), O Circo (Charles Chaplin) e Noites de Circo (Ingmar Bergman) –, oficinas e debates fazem parte da programação que terá espetáculos dos convidados internacionais Plataforma Clo, Acting for Climate Montreal, Cabaret Capricho, Payaso Cenizas e Tato Villanueva, além de grandes talentos do circo nacional.

Abram as cortinas
Para comemorar o Dia do Palhaço (10 de dezembro), a programação do primeiro dia do evento movimenta a cidade a partir das 12h, com o Cortejo Voador, que percorre as ruas do centro da cidade, do Centro de Memória do Circo até o Largo do Paissandu, reunindo artistas e público em uma grande celebração urbana.

Às 14h, no centro de Memória do Circo, a abertura oficial do festival terá homenagem às culturas circenses, reconhecidas como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico),

O Picadeiro Aberto, às 14h15, anima o Centro Cultural Olido, enquanto a noite abre espaço para muitas emoções com o Circo Zanni (18h) e Cia Prot[agô]nistas (20h30), na Sala Adoniran Barbosa, e o espetáculo Magalopoles, da Cia K, no Teatro Flávio Império, às 20h.

Promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, o festival é realizado com recursos do Edital de Festivais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A programação completa do Festival CidadeCirco pode ser consultada no site: SPCidadeCirco e nos canais oficiais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo.

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui