‘Saneamento Básico’ (Crédito: Reprodução/ Divulgação/ 36ª Bienal de São Paulo)

O Cinema Bienal, localizado no auditório do terceiro pavimento do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, segue com uma programação que contempla diferentes públicos e linguagens até o final da 36ª Bienal de São Paulo, em 11 de janeiro de 2026.

Das produções voltadas ao público infantojuvenil a clássicos do cinema cult, a programação transita por diferentes universos. Nesta semana, será exibido o filme Saneamento Básico, de Jorge Furtado, na Sessão Petrobras Vitrine com Acessibilidade; o filme Ritas, de Karen Harley e Oswaldo Santana, na sessão Cine Pipoca / Melhores do Ano; e Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca, voltado ao público infantil.

Durante as sessões do final de semana, haverá distribuição gratuita de pipoca para o público. A sessão de Saneamento Básico contará com recursos de acessibilidade, Audiodescrição, Legenda Descritiva e Interpretação em Libras, disponíveis por meio do aplicativo Ping Play.

Confira a programação gratuita do dia 12 ao dia 14 de dezembro.

Programação – Cinema Bienal
10 de dezembro, qua | 15h
Sessão Vitrine Petrobras com acessibilidade – Saneamento Básico, de Jorge Furtado (112 min)
Sinopse:
Uma pequena comunidade de descendentes de imigrantes italianos do interior do estado do Rio Grande do Sul recorre a um vídeo para tentar resolver os problemas básicos de saneamento que afetam seu povo.
Entrada gratuita. Retirada de ingressos pelo Sympla ou diretamente no local, uma hora antes da exibição.

‘Ritas’ (Crédito: Reprodução/ Divulgação/ 36ª Bienal de São Paulo)

13 de dezembro, sáb | 13h
Cine Pipoca / Melhores do Ano – Ritas, de Karen Harley e Oswaldo Santana (72 min)

Sinopse:
O documentário Ritas retrata o inédito arquivo pessoal da trajetória vivida pela rainha do rock brasileiro, Rita Lee. Dando aos fãs a oportunidade de mergulhar em sua intimidade, o longa, além de mostrar as referências intelectuais usadas no processo criativo de seu vasto repertório musical, também traz depoimentos recentes. Narrado pela própria Rita Lee através de relatos concedidos em entrevistas ao longo de sua carreira, a musa mostra aspectos da sua vida jamais exibidos ao público. Em uma grande homenagem e lotado de carisma, o filme busca relembrar a importância do feminismo no rock’n’roll nacional e a importância da cantora nessa vitória contínua.
Entrada gratuita. Retirada de ingressos pelo Sympla ou diretamente no local, uma hora antes da exibição.

14 de dezembro, dom | 13h
Cinema Bienal para crianças – Teca e Tuti: uma noite na biblioteca, de Eduardo Perdido, Diego M. Doimo e Tiago Mal (74 min)

Sinopse:
Em Teca e Tuti: uma noite na biblioteca, conhecemos a pequena traça Teca (Luy Campos), que vive com toda sua família e com seu fiel ácaro de estimação, conhecido como Tuti (Hugo Picchi), em uma organizada e movimentada caixa de costura. O cotidiano de todos é regado de aventuras, festas e, claro, muitos objetos para comer. Porém, um dia, Teca acaba indo contra seu próprio instinto quando aprende a ler e percebe que os livros não podem ser comidos, afinal, eles guardam as histórias que ela adora. Empenhados em resolver um grande mistério, Teca e Tuti partem em direção à biblioteca em busca da história mais importante de suas vidas.
Entrada gratuita. Retirada de ingressos pelo Sympla ou diretamente no local, uma hora antes da exibição.

Cinema – Exibição do filme Mémoire Future / Future Memory: Conversation with Toni Maraini de Mujah Maraini-Melehi e conversa com a diretora
No dia 13 de dezembro acontecerá a exibição do filme Mémoire Future / Future MemoryConversation with Toni Maraini, de Mujah Maraini-Melehi, e conversa com a diretora. O evento acontece das 16h às 18h no auditório do terceiro pavimento e o filme será exibido em francês com legendas em português.

Em Mémoire Future, o crítico de arte, editor e curador Morad Montazami dialoga com Toni Maraini, escritora e historiadora da arte italiana, conhecida por sua participação ativa no movimento modernista pós-colonial no Marrocos, do início da década de 1960 até meados da década de 1980. A colaboração de Toni Maraini com o artista Mohamed Melehi, com quem compartilhou vida e obra, trouxe uma contribuição teórica para a história da arte moderna marroquina. A dupla criativa deixou uma marca indelével no cenário cultural, influenciando significativamente a cena artística no Mediterrâneo e no mundo árabe.

Temporada França-Brasil na 36ª Bienal de São Paulo – Fluxo de imagens / Imaginários
No dia 14 de dezembro, domingo, acontecerá a exibição do quarto bloco do programa Fluxo de imagens / Imaginários, intitulado Era uma vez no futuro. O evento acontece das 15h às 17h no auditório do terceiro pavimento.

Fluxo de imagens / Imaginários, programa de filmes da 36ª Bienal de São Paulo que destaca conexões entre Brasil, Caribe e África Ocidental, reúne a riqueza das culturas brasileira e francesa em um programa de filmes e atividades correlatas, com apoio do Ministério das Relações Exteriores / Instituto Guimarães Rosa, da Embaixada da França no Brasil e do Institut français, no âmbito da Temporada França-Brasil.

Cada bloco do programa se desdobra em um eixo específico que será explorado ao longo da Bienal, convidando o público a mergulhar em suas proposições curatoriais. O bloco exibido no dia 14 de dezembro se intitula Era uma vez no futuro, e apresenta obras de Guadalupe, Martinica, República Democrática do Congo, Brasil e Reino Unido, explorando o futuro por meio de um entrelaçamento sonoro, visual e filosófico. Esses filmes imaginam e reivindicam futuros diante da necropolítica e das rupturas da modernidade. Serão exibidos os filmes Fouyé Zétwal [Plowing the Stars] (14’, Wally Fall and Anyès Noèl,2020), Kaka Yo (28’, Luc Siassia and Sébastien Kamba, 1965), Kila & Mauna (19’, Ella Monstra, 2023) e The Last Angel of History (45’, John Akomfrah, 1996). Entrada gratuita. Não é necessário retirar ingressos para participar.

Serviço
Cinema Bienal
Auditório, 3º pavimento
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui