
No dia seguinte ao encerramento de Garota do Momento com chave de ouro, Pedro Goifman arrumou as malas, mudou o visual e mergulhou em um novo universo. O ator está em Belo Horizonte filmando A Professora de Francês, longa de Ricardo Alves Jr. com roteiro de Germano Melo, que mistura drama, suspense e elementos do terror. Este é um de seus primeiros trabalhos em um filme destes gêneros, embora tenha raízes fortes na sétima arte. E a mudança não veio sem impacto.
“É um personagem bem distante da minha realidade. Talvez eu nunca tenha feito um personagem tão diferente assim. Não consigo pensar em algo próximo a mim, além de um interesse pela performatividade, pela palavra, pelo pensar — isso a gente tem em comum”, conta o ator sobre Tomaz.
A passagem de Guto para esse novo universo foi complexa e despedida, difícil: “Convivi com o personagem por quase um ano, morando no Rio e vivendo aquilo. Quando a gravação acabou, a novela ainda ficou no ar até o fim do mês. Foi uma relação muito forte. Mas agora mudou tudo: cidade, cabelo, rotina, linguagem. Essas coisas ajudaram a transicionar para o novo papel.”
A novela marcou a estreia de Pedro na televisão aberta em um papel fixo e de grande visibilidade. Ele experimentou o ritmo intenso das gravações, a repercussão do público em tempo real e o impacto social de seu personagem.
“O ritmo da novela foi o que mais me mudou profissionalmente. Me tornei um ator mais ágil, com mais ferramentas para chegar em emoções específicas. Um ator mais presente”, conta. “Tem dias que a gente grava mais de 20 cenas. Então estar lá, presente em todas elas, foi um grande aprendizado. E também foi a primeira vez que fiz um personagem durante um ano inteiro. Isso muda tudo. Você vai mudando o personagem e ele vai mudando você.”
No novo set, o clima entre elenco e produção tem sido um destaque nos bastidores. “A relação está ótima, leve. Todo mundo muito animado, acreditando muito no projeto. Estou conhecendo muita gente nova, legal, que pensa a arte de forma parecida comigo. Estou muito feliz.”
Ainda assim, ele sabe que o novo trabalho pode causar surpresa em parte do público que o conheceu pela novela da Globo. “É um papel muito diferente do Guto. Talvez exista algum tipo de surpresa. Mas é um filme muito bom. Espero que as pessoas fiquem felizes de me ver em outro trabalho.”
Com o sucesso de Garota do Momento, Pedro já sente a diferença no tipo de convite que tem recebido. “A novela dá uma visibilidade única. Calhou de ser um trabalho de muito sucesso, então muda tudo. Mas minhas raízes no cinema e no teatro continuam fortes. Tenho caminhado bastante para esse lugar também.”
Planos? Vários. Segundo Goifman, a vontade de experimentar é grande e passa também por escrever e criar seus próprios projetos. “Tenho escrito bastante ultimamente. Roteiro, edital, projeto. Criar histórias é algo que tenho praticado cada vez mais.”
Além do filme em andamento, Pedro já tem outros lançamentos engatilhados. O ator estará em Tarã, série do Disney+ com Xuxa e Angélica, prevista para estrear ainda em 2025. No cinema, gravou recentemente os longas Eclipse, dirigido por Djin Sganzerla, e Não Estou Aqui, de Cristiano Burlan. Como diretor, está no processo de finalização do curta Adrenalina, ainda sem data para lançamento.