No mês da Consciência Negra, a TVE apresenta conteúdos especiais que valorizam a ancestralidade, a resistência e as contribuições do povo negro para a cultura e a identidade brasileira. O Novembro Negro na TVE reúne música, documentários, séries, entrevistas e produções inéditas que exaltam a força das tradições afro-baianas nas artes, na história e na sociedade.

Na faixa musical, o Palco TVE abre espaço para grandes nomes da música afro-brasileira, com apresentações de Caio Canta Caymmi no sábado (1º), seguido de Ana Paula Albuquerque (08), Orquestras Afrobaianas (15), Raimundo Sodré (22) e Olodum (25). Ainda no sábado (22), um ‘Palco TVE Especial’ vai exibir o espetáculo ‘Ópera dos Terreiros’, uma produção que celebra as expressões artísticas de matriz africana.

A série ‘Afros e Afoxés’, dirigida por Luciana Guimarães, vai ao ar aos sábados, a partir do dia 1º, às 13h, e conta a história de resistência e o legado cultural e ancestral dos blocos afros e afoxés de Salvador, destacando nomes como Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Didá, Filhos de Gandhy, Muzenza, Olodum e Malê Debalê.

Em ‘Ìyás da Bahia’, de Carolina Canguçu, onze ìyalorixás da região metropolitana de Salvador contam as suas histórias de vida, rememoram suas ancestralidades e reafirmam a importância dos terreiros como espaços de resistência e manutenção da saúde e do equilíbrio de suas comunidades. A obra será exibida nas segundas-feiras (03 e 24), às 20h.

O documentário ‘O encanto das folhas’, que mostra a relação de dez terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix com o patrimônio natural e ambiental que são as folhas, vai ao ar às terças-feiras, a partir do dia 4, às 20h30, em uma série de 10 episódios.

Às quintas-feiras do mês, a partir do dia 6, às 21h, a TVE exibe uma seleção especial com os longas-metragens ‘Akará – No Fogo da Intolerância’ (6), ‘Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix’ (13), ‘Saberes Quilombolas: vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas’ (20) e ‘Ijó Dudu – Memórias da dança negra na Bahia’ (27).

Na sexta-feira (7), às 21h, o documentário inédito ‘Encruzilhadas da Liberdade’ investiga os mecanismos de repressão religiosa e racial na Bahia pós-abolição, revelando como o Estado brasileiro consolidou políticas de intolerância que atravessaram os séculos.

Integrando também a programação especial do Novembro Negro, O Giro Nordeste, exibido aos sábados, às 19h, apresenta uma seleção de convidados que reforçam temas relacionados à identidade e igualdade racial. Ao longo do mês, o programa recebe o professor e pesquisador carioca Jeferson Tenório e, na sequência, a sacerdotisa Ekedy Sinha e o professor Douglas Belchior. O último convidado do mês será anunciado em breve, completando a programação.

A rádio Educadora FM também amplia a representatividade negra, destacando nos seus programas diversos trabalhos de artistas negros da Bahia, do Brasil e de outras partes do mundo.

Serviço:

  • Programação especial marca no mês da Consciência Negra na TVE e Educadora FM
  • Quando: ao longo do mês de novembro
  • Onde: TVE e Educadora FM

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui