
O Canal Futura acaba de conquistar o Prêmio Televisión América Latina (TAL), iniciativa que celebra a excelência das produções de emissoras públicas e culturais do continente.
O reconhecimento foi com o documentário Pegadas na Floresta, em duas categorias: Gran Prêmio América Latina: Cultura Migrante, principal premiação da noite, e na categoria ‘Identidades Coletivas’. A cerimônia de premiação foi realizada ontem (16/12), com transmissão pelo canal colombiano Telecafé e pelo YouTube da Red TAL, reunindo representantes de televisões culturais e educativas de toda a América Latina.
Dirigido por Vladimir Seixas e produzido pela Couro de Rato, o projeto aborda os desafios vividos por artistas indígenas ao ocuparem os espaços urbanos sem abrirem mão de suas raízes, em um contexto de resistência ao apagamento ancestral. A produção também havia sido indicada na categoria Unitário Documental, concedida ao projeto colombiano ‘Chiribiquete: un viaje a la memoria ancestral de América’.
O diretor conta que vencer nas duas categorias é um reconhecimento especialmente significativo por se tratar de uma narrativa que mergulha na vivência e na poesia de três personagens indígenas que lutam para manter viva a história e a memória dos respectivos povos.
“Os prêmios celebram, na verdade, as trajetórias de Ana Kariri, Lian Gaia e Mirim Mano Glovers e a forma como eles conciliam as dificuldades da vida na cidade grande sem perder a ligação com suas raízes, desenvolvendo estratégias próprias para a preservação dos saberes ancestrais”.
O filme Pegadas da Floresta também foi o vencedor do 14º Doc Futura, iniciativa realizada pelo canal para ampliar a participação de produções independentes e diversas no veículo. Selecionado entre mais de 100 projetos inscritos, o filme foi escolhido como vencedor após uma etapa final com dez obras.
Para o Canal Futura, o reconhecimento internacional foi especial porque reforça o compromisso ativo do canal de discutir e abordar assuntos importantes para a sociedade atual.
“O Pegadas da Floresta faz parte da trajetória do Futura de falar sobre direitos humanos e de questionar assuntos tão importantes para a nossa sociedade. Com a temática indígena, ganha ainda mais força neste momento em que voltamos a discutir a questão do Marco Temporal. Por isso, essa premiação tem uma importância muito grande para nós”, relata André Libonati, líder de projetos do Canal Futura.
Além das vitórias, o Canal Futura foi indicado na categoria Conteúdo Infantil com a série ‘O dia em que me tornei mais forte’, pelo episódio ‘O Resgate do Brejinho’, que apresenta histórias de superação protagonizadas por jovens.
O reconhecimento no TAL reforça a trajetória do Canal Futura no cenário audiovisual latino-americano. Em edições anteriores do prêmio, o canal já havia sido vencedor com a série “Quintal TV”, em 2022, na categoria Identidades Coletivas, e com o projeto “O Futura onde você estiver”, em 2020, na categoria Grande Destaque.
Sobre o Canal Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN; SESI – SP; Fundação Bradesco; Itaú Social e Globo.
O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
O sinal ao vivo também pode ser acessado, gratuitamente, por meio do Globoplay. Para isso, basta fazer o cadastro na plataforma e assistir ao Futura sem pagar nada por isso. Além da programação ao vivo, também é possível acessar os programas pelo catálogo e assistir o que quiser, quando quiser e tudo isso sem custo.
O Futura está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube. Vários programas estão inteiramente disponíveis no YouTube. Inscreva-se e acompanhe o conteúdo do Futura!



