
Fundada em 1989, a Pandora Filmes leva produções do mundo inteiro para as salas de cinema do Brasil, com atenção especial às nacionais. Nessa trajetória de mais de três décadas, a distribuidora fez história com lançamentos que marcaram o cinema brasileiro: obras tanto de diretores consagrados como de novos talentos, que ganharam repercussão em importantes festivais dentro e fora do país, e arrebataram público e crítica por onde passaram.
Para relembrar alguns desses sucessos, a distribuidora preparou a sensacional retrospectiva Clássicos Brasileiros da Pandora, de 9 a 15 de outubro, sempre às 16h no Reag Belas Artes (SP), apresentando sete títulos que passeiam pelos mais diversos gêneros cinematográficos, abordando não apenas temas referentes à cultura brasileira, mas também assuntos de alcance universal. Uma ótima oportunidade para você rever tesouros preciosos, com a apresentação de uma das distribuidoras que mais prestigiam o nosso cinema.
Filmes selecionados:
– O Tronco (1999), de João Batista de Andrade, com Antônio Fagundes, Ângelo Antônio e Letícia Sabatella nos papéis principais, e Rolando Boldrin que ganhou o Troféu Candango de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Brasília.
– Samba Riachão (2001), de Jorge Alfredo, documentário sobre o sambista baiano Clementino Rodrigues, mais conhecido como Riachão, genial compositor com músicas icônicas gravadas por artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury e Carlinhos Brown, todos presentes no filme.
– O Invasor (2001), de Beto Brant, com as grandes atuações de Marco Ricca, Alexandre Borges, Paulo Miklos (estreando no cinema), Mariana Ximenes e Malu Mader, longa vencedor dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Prêmio da Crítica e Prêmio Especial do Júri (para Paulo Miklos) no Festival de Brasília, além de eleito Melhor Filme Latino-Americano no Festival de Sundance 2002.
– Tapete Vermelho (2005), de Luís Alberto Pereira, com a magistral atuação de Matheus Nachtergaele, uma divertida, bela e emocionante homenagem ao cinema em si e também ao inesquecível gênio cômico do cinema brasileiro Mazzaropi.
– Olmo e a Gaivota (2015), de Petra Costa em codireção com a dinamarquesa Lea Glob, indicado ao Leopardo de Ouro (categoria Filmmakers of the Present) no Festival de Locarno e vencedor do prêmio Première Brasil (Melhor Documentário) no Festival do Rio.
– Que Horas Ela Volta? (2015), de Anna Muylaert, com a aclamada atuação de Regina Casé, um dos maiores sucessos do cinema brasileiro recente no âmbito mundial, vencedor de mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Prêmio do Público (mostra Panorama) do Festival de Berlim, além de escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro.
– Trago Comigo (2013), de Tata Amaral, selecionado para o Festival de Havana, com as atuações de Selma Egrei e Carlos Alberto Riccelli, ele interpretando um homem sobrevivente das masmorras da ditadura militar brasileira.
Sinopses:
O Tronco
Brasil, 1999, cor, 109 min., drama, idioma: português
Direção: João Batista de Andrade
Elenco: Antônio Fagundes, Ângelo Antônio, Letícia Sabatella, Chico Díaz, Rolando Boldrin e Cida Moreira
Baseado em fatos reais, o filme retrata a repressão violenta contra camponeses e líderes políticos durante a ditadura militar, revelando episódios de tortura e resistência no interior do Brasil.
Samba Riachão
Brasil, 2001, cor, 80 min., documentário, idioma: português
Direção: Jorge Alfredo
Elenco: Riachão, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Dorival Caymmi, Carlinhos Brown e Armandinho
Documentário musical que celebra a vida e a obra de Riachão, ícone do samba baiano, com depoimentos, performances e memórias que atravessam gerações da música popular.
O Invasor
Brasil, 2001, cor, 97 min., idioma: português
Direção: Beto Brant
Elenco: Marco Ricca, Alexandre Borges, Paulo Miklos, Mariana Ximenes, Malu Mader, Chris Couto e Sabotage
Dois empresários contratam um matador para eliminar um sócio, mas a entrada do criminoso em suas vidas desencadeia uma espiral de tensão, violência e dilemas morais.
Tapete Vermelho
Brasil, 2005, cor, 100 min., comédia, idioma: português
Direção: Luís Alberto Pereira
Elenco: Matheus Nachtergaele, Gorete Milagres, Jackson Antunes, Paulo Betti, Paulo Goulart, Ailton Graça e Cássia Kis
Um caipira decide levar o filho para ver um filme de Mazzaropi em uma sala de cinema, iniciando uma jornada afetiva pelo interior paulista em homenagem ao humor popular.
Olmo e a Gaivota
Brasil/França/Dinamarca/
Direção: Petra Costa e Lea Glob
Elenco: Olivia Corsini, Serge Nicolai e Pancho Garcia Aguirre
Entre ficção e documentário, o filme acompanha a atriz Olivia Corsini, cuja gravidez inesperada transforma sua rotina artística e íntima em uma reflexão sobre tempo, corpo e criação.
Que Horas Ela Volta?
Brasil, 2015, cor, 112 min., drama/comédia, idioma: português
Direção: Anna Muylaert
lenco: Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas e Karine Teles
Val, empregada doméstica em São Paulo, vê sua rotina abalada quando a filha vem morar na casa dos patrões, expondo tensões sociais, afetivas e de classe.
Trago Comigo
Brasil, 2013, cor, 84 min., drama, idioma: português
Direção: Tata Amaral
Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Selma Egrei, Júlio Machado, Felipe Rocha, Emílio Di Biasi, Georgina Castro e Pedro Lemos
Um diretor de teatro encena peça sobre militância política, enquanto confronta lembranças da ditadura militar e a dificuldade de lidar com os próprios traumas.
Programação:
Quinta (9/10), O Tronco / sexta (10/10), Samba Riachão / sábado (11/10), O Invasor / domingo (12/10), Tapete Vermelho / segunda (13/10), Olmo e a Gaivota / terça (14/10), Que Horas Ela Volta? / quarta (15/10), Trago Comigo
Serviço:
Mostra Clássicos Brasileiros da Pandora
Quando: de 9 a 15 de outubro
Horário: 16h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Local: Reag Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP