
Em 2025, Brasil e França comemoram 200 anos de suas relações diplomáticas – duas nações com muita diversidade cultural e que são apaixonadas por cinema. Para celebrar essa aliança entre as nações, acontece a Temporada França-Brasil 2025, entre os meses de agosto e dezembro. O MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, participa dessa programação especial com a Polar: Crimes à Francesa – Mostra de Cinema Policial, com filmes clássicos e contemporâneos, nos dias 13 e 14 de setembro.
“Polar” é uma abreviação de “policier” (policial) e se refere a um gênero de filmes e romances policiais franceses que podem abranger tanto investigações criminais quanto histórias de gângsters, policiais corruptos e detetives solitários. A mostra é uma parceria da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Institut Français e o MIS.
PROGRAMAÇÃO
13.09, sábado, às 15h
Um susto na cidade (La cité de la peur, dir. Alain Berbérian, França, 1994, 93 min, 12 anos) – Um filme de terror de meia-tigela está para ser exibido em um Festival de Cannes. A assessora de imprensa do filme faz de tudo para que as pessoas o assistam. Antes da apresentação, o projecionista é friamente assassinado. Coincidentemente (ou não), quem o matou utilizou as mesmas ferramentas que aparecem no filme. O acontecimento dá a visibilidade que, a princípio, é positiva para a assessora.
13.09, sábado, às 17h30
Borgo (Borgo, dir. Stéphane Demoustier, França, 2024, 117 min, 14 anos) – Melissa, de 32 anos, uma experiente agente penitenciária, muda-se para a Córsega com seus dois filhos pequenos e seu marido, buscando um novo começo. Ela se junta à equipe de um centro penitenciário que não é como os outros; dizem que lá são os prisioneiros que vigiam os guardas. Sua integração é facilitada por Saveriu, um jovem detento influente que a coloca sob sua proteção. No entanto, após ser libertado, Saveriu retoma contato com Melissa, pedindo-lhe um favor… Uma engrenagem perversa começa a girar.
14.09, domingo, às 15h
Ashkal (Aškāl, dir. Youssef Chebbi, Tunísia/França/Catar, 2021, 115 min, 16 anos) – O corpo de um guarda é encontrado carbonizado no meio de um canteiro de obras em um bairro novo de Cartago (Tunísia), onde as construções modernas se misturam com as edificações abandonadas e os terrenos baldios. Batal, um policial de cerca de 50 anos, é encarregado da investigação, assistido por sua jovem sobrinha, Fatma, uma mulher de 30 anos. Os investigadores começam interrogando os trabalhadores dos canteiros vizinhos, mas estão longe de imaginar o que realmente os espera neste caso.
14.09, domingo, às 17h30
Albatros (Albatros, dir. Xavier Beauvois, França/Bélgica, 2022, 115 min, 14 anos) – O policial Laurent pretende se casar com Marie, com quem tem uma filha. Contudo, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando acidentalmente mata um fazendeiro, quando tentava impedi-lo de cometer suicídio.
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do ProAC. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.
|
Serviço |




Que demais!!! Excelente programação!!!👏👏👏