O personagem Carlitos em ação por ‘Tempos Modernos’ (Foto: Reprodução/ Divulgação)

O público do Rio de Janeiro recebe uma das mais importantes e imperdíveis mostras de cinema do ano: Chaplin. Até 13 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro apresenta uma retrospectiva completa da obra de Charles Chaplin, criador do inesquecível personagem Carlitos, o Vagabundo. A programação (clique aqui para conferir) inclui 83 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, além de sessão inclusiva, debate e atividades para as crianças. A curadoria é de José de Aguiar e a produção da Firula Filmes. O projeto, com patrocínio do Banco do Brasil, estreou no CCBB Brasília, em julho, segue para o CCBB São Paulo, em outubro, e para o CCBB Belo Horizonte, em novembro.

Neste sábado (4), às 13h, será realizada, com entrada gratuita, uma sessão inclusiva do filme Tempos Modernos (Modern Times) com tradução em Libras, audiodescrição e legendagem descritiva. Um clássico do cinema, Tempos Modernos (87 min, 1936, livre), conta a história de um operário de uma linha de montagem que testa uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço e é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho.

A retrospectiva é uma rara oportunidade de ver e rever toda a genialidade de Charles Chaplin, que iniciou sua carreira na película em 1914, foi ator, diretor, produtor, roteirista, compositor e contribuiu imensamente para a formação da linguagem do cinema em seus primórdios. A forma  como ele construía o seu humor a partir de situações inusitadas do cotidiano, subvertendo uma realidade ordinária, e usando como matéria-prima principal o seu próprio corpo, atravessou gerações e continua influenciando atores e cineastas.

LEIA MAIS

“A maneira como Chaplin trata a figura dos mais desfavorecidos, dentro de uma visão humanista, permanece bastante atual. A inspiração que os problemas e dificuldades do início do século XX pareciam gerar em Chaplin, permanecem os mesmos até hoje. Essa é uma das razões pelas quais o seu personagem Carlitos, com seu espírito zombeteiro, ainda é capaz de gerar identificação com um público contemporâneo”, comenta o curador José de Aguiar.

Atividades extras gratuitas
A mostra conta com diversas atividades, além da exibição de filmes. Será realizado o debate “A importância de Chaplin na história do cinema e o reflexo da obra do mestre na atualidade”, no dia 9 de outubro, às 19h, sobre a relevância da obra chapliniana no mundo contemporâneo, com a cineasta Barbara Kahane e o professor e pesquisador Rafael de Luna. A mediação será do curador José de Aguiar e terá tradução para Libras.

No fim de semana do Dia das Crianças serão oferecidas atividades especialmente para elas. No sábado, dia 11 de outubro, às 14h, haverá uma Oficina de Maquiagem, no foyer do cinema. No domingo, dia 12, toda a programação será gratuita – no foyer, a partir das 14h, haverá a presença de um ator caracterizado de Carlitos, e, às 16h, será oferecida a “Oficina Infantil de Desenho em Película” (animação feita diretamente na película), com Diogo Rembold; no cinema terá sessão do filme O Garoto, às 19h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui