Por meio de óculos de realidade virtual, visitantes podem fazer uma imersão na exposição “O cinema de Billy Wilder”, do MIS de São Paulo (Foto: Lucas Mello/ MIS Experience)

Em parceria com a prefeitura da cidade, o MIS Experience leva a Jaboticabal o projeto “MIS Experience 360° – O cinema de Billy Wilder”, uma versão digital da megaexposição criada pelo Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A cada mês, o programa de itinerância leva a mostra a um novo destino do interior paulista em formato digital, por meio do uso de nove óculos de realidade virtual, permitindo ao público fazer um passeio pelas principais salas expositivas captadas em 360°. Com entrada gratuita, o público poderá conferir a exposição no Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida a partir de 1º de outubro.

Jaboticabal é o sexto município a receber o projeto. Antes disso, o MIS Experience 360º já passou pelas cidades de Boituva, Botucatu, Votuporanga, Olímpia e Marília, somando mais de 14 mil visitantes.

O projeto realizou a captação, em formato 360°, da entrada da exposição “O cinema de Billy Wilder” e das salas referentes aos filmes “Semente do mal”, “Crepúsculo dos deuses”, “Quanto mais quente melhor”, “Sabrina”, “Irma La Dulce”, “O pecado mora ao lado” e “Se meu apartamento falasse”. O material é implantado nos óculos de realidade virtual Meta Quest 3S, em formato de vídeo 360° com narração, que inclui uma breve sinopse sobre cada um dos filmes selecionados, uma curiosidade e algum item de destaque da sala.

Além da experiência virtual, agora o MIS Experience 360º também leva às cidades contempladas pelo projeto alguns itens do acervo da exposição “O cinema de Billy Wilder”. São eles: 18 quadros que estiveram expostos na mostra, incluindo fotos do diretor, still dos filmes e imagens de bastidores, além da maquete 3D desenvolvida a partir de planta original do apartamento do personagem C.C. Baxter, do longa “Se meu apartamento falasse”.

Sobre a exposição “O cinema de Billy Wilder”
Em cartaz no MIS de São Paulo até 26 de janeiro de 2025, a exposição “O cinema de Billy Wilder” homenageou o diretor de clássicos como “Crepúsculo dos deuses” e “Quanto mais quente melhor”. A mostra inédita, concebida inteiramente pelo MIS, teve curadoria do diretor-geral do Museu, André Sturm, e trouxe recriações de cenários e um panorama dos trabalhos mais influentes do cineasta, convidando os visitantes a mergulhar na piscina de Norma Desmond, dançar com Marilyn Monroe, tramar golpes de indenização no cinema noir, desvendar casos de tribunal concebidos por Agatha Christie, escapar do inferno número 17 e se render aos encantos de Sabrina.

A exposição fez um percurso pela extensa filmografia de Billy Wilder, destacando 13 dos seus 27 longas-metragens, e contou com textos de Ana Lúcia Andrade, especialista na obra do cineasta, autora do livro “Entretenimento inteligente – o cinema de Billy Wilder”. Entre cartazes, fotografias de bastidores, stills de filmes, cenas selecionadas e editadas exclusivamente para a mostra, objetos de cena, figurinos originais usados nas gravações e depoimentos em vídeo de pessoas que conviveram com o diretor, a exposição aproximou o visitante do fazer cinematográfico, ao mesmo tempo que apresentou e instigou o público sobre a trajetória profissional do homenageado.

Serviço | “MIS Experience 360° – O cinema de Billy Wilder” – Jaboticabal
Local: Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida
Endereço: R. Mizael de Campos, 193 – Centro, Jaboticabal – SP, 14870-400
Período de exposição: de 01.10 a 07.11
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h
Ingresso: gratuito
Classificação: livre (porém a experiência é melhor aproveitada por adultos e crianças a partir de sete anos)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui