Cena do documentário ‘Raul: o início, o fim e o meio’, que será exibido gratuitamente no MIS (Foto: Divulgação/ MIS)

Como programação paralela à exposição “Baú do Raul”, a edição de julho do Doc.MIS exibe o documentário “Raul: o início, o fim e o meio” (2012), de Walter Carvalho, sobre a vida e a obra de Raul Seixas. Após a sessão, nesta quinta-feira (31), às 19h, será realizado um debate com a presença de Denis Feijão e Pablo Ribeiro, que trabalharam na produção do filme, e Sylvio Passos, fundador do primeiro fã-clube oficial do artista e detentor de boa parte do acervo da exposição em cartaz no MIS. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS.

Por meio de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, o filme desvenda a trajetória da lenda do rock, revelando suas diversas facetas, suas parcerias com Paulo Coelho, seus casamentos e seus fãs, que permanecem fiéis mais de trinta anos após sua morte.

Sobre o Doc.MIS
Doc.MIS é o programa sistêmico do Museu voltado para a linguagem documental em curta, média e longa-metragem. Mensalmente, são exibidos filmes documentários seguidos de conversas e debates com integrantes da produção da obra ou especialistas no assunto tratado. O programa é mais uma oportunidade de reflexão e expansão de olhar promovida pelo MIS através de um estilo audiovisual responsável por alargar os horizontes com visões e temas, momentos históricos e personagens novos ou pouco explorados.

Sobre os convidados
Denis Feijão é um produtor de cinema e TV, com mais 17 anos de atuação no mercado audiovisual. Fundador da produtora Elixir Entretenimento, atua em projetos de destaque no audiovisual brasileiro, com foco biográfico, autoral e de propriedade intelectual. Se destaca na produção de formatos audiovisuais e de conteúdo singular que contribuem poeticamente ao retratar a realidade. É membro do Match Me Producers-Locarno desde 2016. Produziu documentários, séries documentais e longas-metragens de ficção, como: “Raul: o início, o fim e o meio” (2012), de Walter Carvalho; “20 centavos” (2014), de Tiago Tambelli; “Boca do lixo” (2010), de Flavio Frederico; “Família vende tudo” (2011), de Alain Fresnot; “Um dia qualquer” (2021), de Pedro von Krüger; entre muitos outros. Também é produtor de videoclipes para artistas como Manu Gavassi, NX Zero, Sandy, Vanguart, Rico Dalasam, Johnny Hooker e Liniker.

Pablo Ribeiro é músico e montador de filmes. Desde 1991, desenvolve o pensamento construtivista em expressões de arte. Montou diversos filmes, incluindo longas-metragens de ficção e documentários, além de séries para a TV e filmes publicitários. Cria e desenvolve, também, instalações, peças de arte, conceitos e cenários audiovisuais para exposições de arte e espetáculos de grandes artistas nacionais, como Sebastião Salgado, Marisa Monte, Paralamas do Sucesso e Tribalistas. Foi vencedor do Grande Prêmio da Academia Brasileira de Cinema como Melhor Filme e Melhor Montagem do Ano com o filme “Raul: o início, o fim e o meio”, de Walter Carvalho.

Sylvio Passos
Sylvio Passos é produtor cultural, pesquisador musical e um dos maiores conhecedores da vida e obra de Raul Seixas. Fundador do Raul Rock Club em 1981 — primeiro fã-clube oficial do artista —, tornou-se amigo pessoal de Raul nos últimos anos de sua vida. Desde então, Sylvio tem se dedicado a preservar e a divulgar o legado do cantor, realizando curadorias de exposições, palestras e eventos temáticos, além de colaborar com livros, documentários e programas de rádio. Seu acervo pessoal é um dos mais completos sobre Raul Seixas no Brasil. Atualmente, itens desse acervo fazem parte da exposição “Baú do Raul”, em cartaz no MIS.

Serviço | Doc.MIS – “Raul: o início, o fim e o meio”
Data: 31.07, às 19h
Local: LABMIS (66 lugares)
Avenida Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo – SP
Ingresso: gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)
Classificação: 14 anos

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do ProAC.

MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui